Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2011 - 11:52

Nova gestão da Anfarmag quer mais acesso da população ao medicamento magistral

Consolidação do marco regulatório e redução da carga tributária são pontos importantes de 2011.

A diretoria da Anfarmag – Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais para a gestão 2011 – 2013 foi empossada na noite desta quarta-feira, 18, em solenidade realizada em Brasília que contou com a presença dos deputados federais Saraiva Felipe (PMDB – MG) e Alice Portugal (PC do B – BA), do Secretário-Executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Claudio Vignatti; do Presidente do Conselho Federal de Farmácia – CFF – Doutor Jaldo de Souza Santos e do Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA – Doutor Dirceu Brás Aparecido Barbano.

Em seu discurso, o novo presidente, Ademir Valério declarou que assume a entidade com a missão de colaborar decisivamente para o fortalecimento da farmácia magistral no Brasil, em especial, no avanço das relações institucionais, profissionais e técnicas de nosso setor. Entre os as principais diretrizes anunciadas podem ser destacadas o desenvolvimento e implementação de um processo governamental que possibilite a ampliação do acesso da população ao medicamento magistral; a consolidação do marco regulatório aplicável às farmácias magistrais, tomando como base os reais e efetivos critérios que norteiam o segmento, observada como base principal a definição do processo magistral já reconhecido pela farmacopéia brasileira; e a criação de um projeto que possibilite ao setor a redução da carga tributária incidente sobre a atividade das farmácias, bem como dirimir em definitivo polêmicas tributárias que atingem atualmente o setor.

Para Ademir Valério, a conquista destes objetivos que mostra-se essencial e indispensável, é necessário o apoio, suporte e a orientação de todos vocês que estão conosco nesta noite. Ele enfatizou que a conciliação de propósitos em prol de uma sociedade melhor será o argumento central do trabalho em sua gestão. Por isto, explica, entre as frentes de trabalho desafiadoras a serem enfrentadas pela Anfarmag, está consolidar a imagem positiva junto ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária por meio do SINAMM – Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral, modelo de autorregulação que se tornou um importante elemento para a sustentação técnica dos produtos e medicamentos magistrais e que já conta com reconhecimento no exterior.

A Anfarmag – Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais representa os interesses institucionais de estimadas 7.100 farmácias que estão registradas nos conselhos farmacêuticos de todo o país como atuantes na manipulação de medicamentos. Atuam no setor aproximadamente 15.000 profissionais da área e 35.000 outros colaboradores, que atendem anualmente 100 mil prescritores e um universo de 60 milhões de pessoas.

A atuação da Anfarmag em defesa e promoção da farmácia e do medicamento magistral no Brasil resultou numa série de atividades e conquistas que têm alterado o perfil do setor nos últimos anos. Contribui ativamente na construção do marco regulatório. Estruturou a representação institucional junto aos três poderes da república.

O trabalho da instituição tem abrangido, ainda, o relacionamento com os prescritores, especialmente médicos, por meio da edição de guias profissionais que colaboram para as políticas públicas voltadas ao uso racional de medicamentos.

Desde 2006 a Anfarmag igualmente promove um programa de auto-regulação e de controle de qualidade, o SINAMM – Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral, que padroniza o conhecimento de todas as farmácias participantes por meio de um programa de educação continuada exibido pelo canal de televisão exclusivo (TV Farma), transmitido via web. Além de garantir a qualidade dos processos e serviços técnicos do dia-a-dia, o SINAMM é apontado por especialistas como o programa de qualidade com maior índice de adesão entre entidades de classe, com quase 25% dos 3,5 mil associados.

Importante destacar que o SINAMM tornou a Anfarmag uma entidade referência em todo o mundo. Tanto que os resultados obtidos no SINAMM foram publicados na mais importante revista internacional sobre farmácias de manipulação. A entidade foi, também, convidada e passou a ter representante na US Pharmacopeia – entidade não-governamental dos Estados Unidos que define normas para a qualidade, pureza e consistência de produtos farmacêuticos, normas estas reconhecidas e utilizadas em mais de 130 países ao redor do globo.

Este conjunto de ações tem resultado, no âmbito interno, num crescente reconhecimento dos integrantes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária sobre a qualidade da farmácia magistral brasileira; no âmbito externo, na busca por mais conhecimento do desenvolvimento do setor no Brasil pelas entidades mundiais das farmácias magistrais e dos profissionais farmacêuticos, por meio de palestras em conferências internacionais e divulgação de relatos destes trabalhos em publicações indexadas.

Com regionais e sucursais distribuídas por diferentes estados do país, os conceitos e valores da entidade são transmitidos para todos os associados e profissionais da área. Os dirigentes representam a Anfarmag através das regionais nos estados do Acre e Rondônia, Bahia e Sergipe, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás e Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pará, Rio de Janeiro, Paraíba e Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e nas cidades de Fortaleza e Maceió.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira