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24/05/2011 - 09:23

E-JETS da Embraer chegam à Ásia Central

Primeiro jato Embraer 190 é entregue à Air Astana, do Cazaquistão.

São José dos Campos– A Embraer celebrou a entrada em serviço dos dois primeiros jatos Embraer 190 com a Air Astana, do Cazaquistão, em cerimônia realizada na sede da companhia aérea em Almaty. Os aviões serão operados por meio de um contrato de leasing com a empresa norte-americana Jetscape, baseada no Estado da Flórida. A Air Astana também assinou um acordo de leasing com a Air Lease Corp. para outras duas aeronaves, com entregas prevista para 2011 e 2012, e está negociando com a Embraer a aquisição de dois jatos Embraer 190.

A Air Astana selecionou o Embraer 190 para ajustar algumas rotas e explorar a oportunidade de assentos existente entre suas frotas de jatos Fokker e Airbus. Configurado com duas classes, o Embraer 190 da Air Astana tem 97 lugares – nove na executiva e 88 na econômica. Os aviões serão utilizados em rotas domésticas e internacionais a partir de Almaty e Astana, capital do país.

“A Air Astana se junta à nossa crescente lista de clientes que seguiram a filosofia de baixo custo operacional, flexibilidade e ótima aceitação dos passageiros dos E-Jets. Tenho a satisfação de ter uma promissora empresa aérea de ótima reputação utilizando o Embraer 190 nessa importante região, que julgamos de grande potencial”, disse Paulo César de Souza e Silva, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial.

Peter Foster, Presidente da Air Astana, comentou sobre a decisão de adquirir o Embraer 190. “A capacidade de assentos da aeronave complementará eficientemente nossa frota de jatos narrowbody, operando onde seria economicamente inviável utilizar aeronaves maiores, sem comprometer o conforto do passageiro. Seu alcance, eficiência e tamanho são ideais para a Air Astana e viabilizarão o crescimento da nossa malha aérea doméstica e na Ásia Central.”

A Air Astana também assinou um contrato de serviços para o programa Pool de peças de reposição da Embraer para apoiar a operação do Embraer 190. Por meio deste programa, a companhia aérea tem rápido acesso às peças de reposição disponíveis nos centros de serviços e de distribuição da Embraer, eliminando a necessidade de investimento em um estoque com vários itens.

Desde a entrada em serviço dos E-Jets em 2004, a Embraer entregou mais de 700 aviões para cerca de 60 empresas aéreas de 40 países em todo o mundo. A flexibilidade desta família composta por quatro aeronaves com capacidade de 70 a 120 assentos tem sido utilizada por companhias aéreas de baixo custo, em vôos regionais e por companhias tradicionais.

A Air Astana começou a operar vôos regulares em maio de 2002 e atualmente tem uma malha aérea que atende a 23 destinos domésticos e 31 internacionais a partir dos centros de operações (hub) de Almaty, Astana e Atyrau. A Air Astana tem uma frota de 24 aeronaves, todas operadas via leasing, e é membro da Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA). É a única empresa aérea do Cazaquistão que possui o certificado de manutenção de aeronaves Parte 145 emitido pela Agência Européia para a Segurança da Aviação (EASA). O foco da empresa é oferecer serviços com o mais alto nível de qualidade para atender às necessidades dos habitantes do Cazaquistão, país que tem uma das economias com a maior taxa de crescimento no mundo. A Air Astana é uma joint-venture entre o fundo cazaque Samruk-Kazyna (51%) e a BAE Systems PLC (49%). [ www.airastana.co]m.

A família Embraer 170/190 de E-Jets é composta por quatro jatos comerciais com capacidade de 70 a 122 assentos, fruto de um projeto de engenharia avançado que apresenta desempenho destacado, grande economia operacional, baixo nível de emissão de poluentes e uma ampla cabine de passageiros sem os indesejados assentos do meio.

Os E-Jets têm velocidade de cruzeiro máxima de Mach 0,82, voam a uma altitude de até 12.500 metros (41.000 pés) e possuem alcance de 4.400 km (2.400 milhas náuticas). O alto grau de comunalidade entre as quatro aeronaves – Embraer 170, Embraer 175, Embraer 190 e Embraer 195 – resulta em excepcional redução nos custos de treinamento, manutenção e peças de reposição para os operadores. Outro destaque é a moderna tecnologia fly-by-wire, que aumenta a segurança operacional e reduz a carga de trabalho dos pilotos e o consumo de combustível.

A família de jatos Embraer 170/190 oferece conforto superior com o projeto da fuselagem em dupla-bolha, que inclui duas entradas principais para passageiros e duas portas de serviço, que minimizam o tempo de permanência no solo. Os E-Jets oferecem muito mais espaço ao passageiro que qualquer outra aeronave de tamanho equivalente. [www.EmbraerCommercialJets.com.br].

Com grande aceitação, cerca de mil pedidos firmes de 58 companhias em 39 países já foram recebidos. A frota de mais de 700 jatos em operação acumulou 5 milhões de horas de voo e transportou 200 milhões de passageiros em todo o mundo. Trata-se de uma comprovada família de jatos que tem auxiliado companhias aéreas a ajustar capacidade à demanda em rotas operadas por aeronaves narrowbody com baixa taxa de ocupação, substituindo jatos regionais de 50 assentos, bem como aeronaves antigas e ineficientes. Os E-Jets também estão sendo utilizados para desenvolver novos mercados, com menores custos e maior eficiência. [ www.eforefficiency.co]m.

Perfil-A Embraer S.A. (NYSE: ERJ; BM&FBovespa: EMBR3) é uma empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves e sistemas para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa e segurança. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 31 de março de 2011, a Embraer contava com 17.253 empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias não-integrais – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de USD 16,0 bilhões.[www.embraer.com.br]

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