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04/08/2007 - 10:23

Mercado de medicamentos genéricos cresce 23,2% no primeiro semestre

Participação no Sudeste bate recorde histórico de 18% do total das vendas da indústria farmacêutica na região.

As vendas de medicamentos genéricos continuam apresentando forte expansão. O conjunto das indústrias do setor registrou crescimento de 23,2 % no volume de unidades comercializadas no primeiro semestre de 2007, em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com dados do IMS Health, instituto que audita o mercado farmacêutico no Brasil e no mundo, no acumulado de janeiro a junho de 2007 foram comercializadas 111,5 milhões de unidades de medicamentos genéricos contra 90,6 milhões em período equivalente de 2006.

Os genéricos, mais uma vez, tiveram desempenho muito superior ao registrado pela indústria farmacêutica como um todo no país. No primeiro semestre de 2007 a indústria farmacêutica brasileira comercializou 740,4 milhões de unidades de medicamentos contra 705,4 milhões em igual período do ano passado, o que representa crescimento de 5%.

Ainda segundo o instituto, o segmento registrou alta de 44,5 % no faturamento do primeiro semestre de 2007. As vendas de genéricos movimentaram US$ 681,4 milhões de janeiro a junho, contra US$ 471,5 milhões no mesmo período do ano passado. O desempenho, também neste quesito, foi bem superior ao registrado pelo mercado farmaceutico total, que cresceu 18,4%, movimentando US$ 5,5 bilhões no primeiro semestre de 2007, contra US$ 4,7 bilhões no mesmo período do ano passado.

Na análise mensal comparativa de participação de mercado, os genéricos fecharam o mês de junho de 2007 com 16,4 % de market share (em unidades), 2,5 pontos percentuais a mais que o registrado no mesmo período de 2006, quando o segmento detinha 13,9 % de participação. Pelo critério valor, a categoria fechou o semestre com 13,3% de share, índice também 2,5 pontos percentuais acima dos 10,8 % de participação registrados entre o mesmo período de 2006.

"Os genéricos continuam apresentando avanço de forma consistente no mercado brasileiro. A melhora na renda do brasileiro, os preços em média 45% menores que os dos medicamentos de marca e o aumento da confiança na categoria de medicamentos genéricos são os fatores que impulsionaram o mercado", afirma Odnir Finotti, vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos). A entidade representa 8 das maiores indústrias de medicamentos genéricos do país, que juntas respondem por cerca de 90% das vendas segmento.

Baseada nos resultados do primeiro semestre, a Pró Genéricos projeta um crescimento para o mercado brasileiro de genéricos de 40% em valor e de 20% em unidades em 2007. "Nossas projeções indicam que se mantivermos o ritmo de crescimento no nível atual o mercado de genéricos deve chegar a 20% de market share no próximo ano", explica Finotti.| Por: Maxpress

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