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25/05/2011 - 08:37

Marpa apresenta crescimento de 10% no registro de marcas no primeiro semestre de 2011

Aumento já é reflexo de mudança no comportamento das empresas brasileiras que cada vez mais estão atentas em proteger suas marcas.

Perto de fechar o primeiro semestre do ano, a Marpa – Marcas, Patentes e Inovações já apresentou um incremento de 10% no número de depósitos de marcas e de patentes no Brasil junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).­

Segundo o presidente, Valdomiro Soares, esse retorno foi além do esperado. “Trabalhamos com uma meta de crescimento de 12% a 15% em 2011. Perto de chegar na metade do ano, já alcançamos 10%. Isso é reflexo de algumas mudanças que implementamos como política diferenciada para captação de clientes, ampliação da área comercial com a implantação de um programa de Trainees e a participação em feiras estaduais”, afirma.

Mas Valdomiro enfatiza que o crescimento interno é reflexo também do crescimento cada vez maior das empresas brasileiras em proteger sua marca. “O Brasil, segundo Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) mostra que, de 2005 a 2009, subiu da 27ª posição no ranking de países para a 24ª. Em 2010, foram 30 mil pedidos registrados e 3.620 patentes concedidas. É um crescimento lento, mas gradual”, afirma Valdomiro.

O carro-chefe desse crescimento tem sido as marcas próprias que vivem um importante momento de expansão no Brasil. Em 2010, o setor cresceu 21% comparado a 2009, segundo o 16º Estudo Anual de Marcas Próprias elaborado pela Nielsen. O resultado leva os produtos do segmento a serem responsáveis por 4,8% do mercado. O número, no entanto, poderia ser maior, caso os parâmetros de mensuração brasileiros fossem semelhantes aos utilizados na Europa e nos Estados Unidos.

“As empresas encontraram um nicho para investir e, a partir daí, as marcas estão sendo reconhecidas como um bem nos negócios, que gera resultados”, enfatiza Valdomiro.

O trabalho desenvolvido pela Marpa visa continuar crescente no segundo semestre deste ano e continuar consolidando a atuação na região sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul e no Paraná, onde são líderes de mercado. Só neste ano pode-se afirmar que mais de 350 de registro de marcas no Paraná foram encaminhadas para o INPI, e no Rio Grande do Sul, mais de 700. Atualmente, a Marpa detém uma fatia de 40% do mercado paranaense e 60% do mercado gaúcho.

Valdomiro conclui dizendo que esse crescimento deve-se ao grande aquecimento das empresas que estão inovando e criando novos produtos. “Por conseqüência, a procura para o registro de uma marca torna-se cada vez mais constante”.

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