Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Chemtech oferece soluções em águas

Rio de Janeiro- Há mais de um ano a Chemtech vem oferecendo soluções para a indústria de águas. Durante 2005 e 2006, foram desenvolvidos os projetos de PDAI (Plano Diretor de Automação e Informação) e NOVO SCOA para a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), este com partida prevista para o próximo dia 29.

A Chemtech tem uma equipe altamente especializada e capacitada para oferecer diferentes soluções e melhorias na área de águas, entre elas: Camada MES: permite a integração dos sistemas de controle com sistemas corporativos (geográfico, consumo de energia, atendimento ao usuário, entre outros) | . Aplicativo PDA: integração das equipes de campo com a equipe do centro de controle utilizando tecnologia PDA. | Sistema de apoio à decisão: integração do sistema de controle (dados históricos), previsão de demanda e simulação em regime estacionário para a geração do plano de operação a ser seguido pela equipe de operação | .Otimização do processo de fornecimento de água: integração do sistema de apoio a decisão a um sistema de otimização, conseguindo maximizar o fornecimento de água e minimizar o consumo de energia elétrica | . Inteligência operacional: sistema de visualização de dados em tempo real de todos os índices relevantes ao negócio da empresa de água.

A Sabesp já comprovou a eficiência dos trabalhos da Chemtech e continua contando com os nossos serviços. Como o NOVO SCOA, o Sistema de Controle Operacional do Abastecimento ficará modernizado. O objetivo é proporcionar ganhos à Sabesp, como sistema de apoio à decisão integrado a todas as ferramentas de controle; sistema de inteligência operacional (XHQ) disponibilizando índices de performance por estação remota, por área, por unidade e corporativos; e possibilidade de comparação de dados entre os diversos sistemas corporativos da Sabesp, como consumo de água pela população x produção de água tratada.

É através do SCOA, sistema utilizado pela Sabesp desde 1977, que é possível gerenciar a adução de água tratada, desde as Estações de Tratamento de Água até os reservatórios em todo o Sistema Integrado de Abastecimento de Água da Região Metropolitana de São Paulo. Com a modernização, o NOVO SCOA poderá controlar e simular toda água potável que chega aos reservatórios de São Paulo e que depois chegará, pelo controle de outro sistema, às residências.

O projeto envolve configuração de SCADA e de PIMS, definição de índices de performance, inteligência operacional (XHQ), interfaces com sistemas internos da Sabesp e modelagem e simulação do sistema de adução e reservação de água potável da região. A implantação do projeto, que deve ser concluída em fevereiro de 2007, deverá ocorrer sem que o fornecimento de água seja afetado.

Serão aquisitados dados de mais de 180 estações remotas em uma área de aproximadamente 1.500 km2. Para a Sabesp, esta modernização é importante e estratégica, pois com ela será possível incrementar a segurança operacional, otimizar os custos e fornecer informações operacionais e gerenciais para as Unidades da Empresa, com a adoção de novas tecnologias de forma integrada.

Perfil da Chemtech - Fundada no Rio de Janeiro em 1989 por três engenheiros químicos formados pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), a Chemtech é uma empresa especializada em serviços e em soluções de TI para indústrias de processo (óleo e gás, petroquímica e química, metais e mineração, papel e celulose) e alimentos e bebidas. Em março de 2001, a empresa passou a fazer parte do grupo Siemens e hoje está inserida na divisão IP (Industrial Plants) do grupo I&S (Industrial Solutions and Services). A partir deste acordo, a Chemtech começou a interagir com outras divisões da Siemens, oferecendo aos clientes soluções ainda mais completas e sofisticadas.

A Chemtech tem sede no Rio de Janeiro e escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Manaus, Porto Alegre e Houston (EUA).

Entre os clientes estão a Petrobras, Ambev, Nestlé, Monsanto, ExxonMobil, Saudi Aramco, Shell e ChevronTexaco. Trabalha ainda com as 10 maiores empresas químicas e petroquímicas do Brasil, com as 5 maiores papeleiras, as 4 maiores mineradoras, 3 das 5 maiores siderúrgicas e 4 das 6 maiores indústrias de produtos para consumidores, de acordo com ranking da revista Exame.

Em 2006, foi eleita a 3ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil, uma das 30 melhores para as mulheres e uma das três em camaradagem pelo Great Place to Work Institute e pela Revista Época. Classificou-se também, pelo terceiro ano consecutivo, entre as 150 melhores pelo Guia Exame - Você S/A, que ainda elegeu a Chemtech como a 3ª melhor empresa em tecnologia.| www.chemtech.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira