Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/05/2011 - 09:59

Ministro veta aumento de tributação do café industrializado

Guido Mantega, da Fazenda, suspendeu aumento do tributo Pis/Confins sobre café torrado e moído.

A indústria cafeeira capixaba tem o que comemorar. É que o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, atendeu a solicitação do setor e suspendeu o aumento da política tributária PIS/COFINS sobre o café industrializado torrado e moído, que iria passar de 4,75% para 9,5%.

O ministro concedeu o prazo de até o final deste mês para que a Abic - Associação Brasileira da Indústria do Café e a indústria capixaba elaborem uma proposta do setor sobre os prejuízos com o aumento do tributo.

O presidente do Sincafé – Sindicato da Indústria de Café do Espírito Santo, Egídio Malanquini, destacou que a mobilização das empresas foi primordial para que o pleito alterasse a decisão do ministro. “Esse tipo de situação ressalta a capacidade de articulação das empresas e a importância da união, esquecendo que no dia a dia são concorrentes”, disse.

Entenda o caso- O Governo, por meio do Ministério da Fazenda, estava reavaliando a tributação para o PIS/COFINS do café industrializado, em virtude da isenção tributária concedida à matéria-prima e à exportação do produto.

Para evitar o repasse, o Sincafé em ação conjunta com a Findes – Federação das Indústrias do Espírito Santo e a Abic – Associação Brasileira da Indústria do Café, encaminhou uma carta ao Ministro da Fazenda, ao governador do Estado, Renato Casagrande, aos senadores Ricardo Ferraço, Ana Rita Esgário e Magno Malta, à deputada Rose de Freitas e ao presidente da CNI – Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, solicitando a revisão do modelo de tributação do setor cafeeiro capixaba.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira