Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2011 - 08:03

18º Festival de Teatro do Rio prorroga inscrições para todo o Brasil

O evento, que irá homenagear o ator Pedro Paulo Rangel, é promovido pelo Centro Cultural Veiga de Almeida.

O Festival de Teatro do Rio, promovido pelo Centro Cultural Veiga de Almeida e que irá comemorar sua 18ª edição neste ano, prorrogou suas inscrições até o dia 31 de maio (terça-feira). Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site [www.uva.br/festivaldeteatro] e encaminhar o material solicitado pelos correios como texto, currículo dos atores e fotos de cenas da peça, vídeo da peça, entre outros. Uma comissão selecionará sete peças que serão apresentadas, em agosto, no Rio de Janeiro.

O evento é o mais antigo e ininterrupto festival teatral realizado na cidade e tem o objetivo de oferecer oportunidades para novos grupos e artistas de todo o país. Além das apresentações, as produções também concorrerão a premiação nas categorias ator, ator coadjuvante, atriz, atriz coadjuvante, direção, figurino, cenografia, iluminação, texto e melhor espetáculo – que conta com dois resultados: o do júri oficial e do voto popular. As melhores montagens indicadas pelo júri oficial e pelo voto popular receberão premiações em dinheiro.

“Incentivamos a dinâmica cultural e o intercâmbio entre artistas e grupos de diferentes regiões. A partir da inclusão cultural, promovemos a inclusão social, já que o público tem a chance de, durante uma semana, assistir a peças selecionadas no Brasil todo. Além disso, os espectadores têm a possibilidade de debater com os artistas e também de votar no melhor espetáculo”, afirma Maria Anunciata de Almeida, diretora do Centro Cultural Veiga de Almeida e do Festival.

Grandes sucessos já passaram pelos palcos do Festival de Teatro do Rio. Em 2001, a peça “Raul fora da lei”, de Roberto Bomtempo, estreou no evento com grande sucesso, que se repetiu durante as várias temporadas do espetáculo. Outros exemplos de espetáculos bem-sucedidos que passaram pelos palcos do Festival são “Memória de Embornal”, “Anjo Malaquias”, “Relações – Peça Quase Romântica” e “Filhos do Brasil”.

A cada edição, o Festival de Teatro do Rio homenageia um artista que tenha, em sua história profissional, grande ligação com os palcos. Este ano o escolhido foi o ator Pedro Paulo Rangel, que com 43 anos de carreira e passagens em diversas novelas, séries, filmes e espetáculos, acumula prêmios importantes em sua história profissional. "Fico muitíssimo honrado com o convite da Universidade Veiga de Almeida, e o aceito, como diria o Millor, 'docemente constrangido'", disse, emocionado com a homenagem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira