Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2011 - 08:23

Amanco participa da construção de um novo Brasil

Relatório de Sustentabilidade que acaba de ser publicado mostra como o crescimento da empresa, com base na estratégia do triplo resultado, acompanha a nova realidade nacional. Amanco dobrou de tamanho e aumentou seu lucro em dez vezes desde 2006, ano do seu lançamento no Brasil.

São Paulo – Com foco na construção de bases para o crescimento de um novo Brasil, o Relatório de Sustentabilidade da Amanco Brasil 2010 mostra como a empresa, que neste ano passou a ser marca comercial da Mexichem Brasil, participa do desenvolvimento sustentável do país.

“A iniciativa privada tem um papel importante na construção de uma nação, que transcende a simples busca por resultados financeiros. Mostramos no relatório como, por meio de uma estratégia de 'triplo resultado', voltada para uma visão de desenvolvimento econômico, social e ambiental, estamos trabalhando para tornar o Brasil cada vez melhor", afirma a presidente da Mexichem Brasil, Marise Barroso.

Para ela, o conceito de sustentabilidade, quando incorporado à cultura da empresa, rende benefícios para todos os agentes da sociedade e cria as condições para a continuidade do crescimento conjunto. “Sabemos que, enquanto parte integrante do setor da construção civil, cabe a nós responder aos desafios e às necessidades específicas, que garantam seu crescimento equilibrado e promovam superação de suas principais oportunidades.”

Este Relatório de Sustentabilidade da Amanco Brasil 2010 é o terceiro a contemplar com exclusividade as atividades da Amanco no país, que neste ano passou a ser marca comercial da Mexichem Brasil. Como parte do processo de incorporação da Mexichem Brasil, este será o último Relatório Anual de Sustentabilidade da Amanco Brasil, marcando o encerramento de um ciclo como empresa. No próximo ano a publicação será feita já como Mexichem Brasil englobando todas as nove plantas da companhia.

Com conceito gráfico inovador, o relatório é editado em formato de revista, com entrevistas e infográficos que permitem um maior envolvimento do público leitor. O download está disponível no site www.amanco.com.br.

Triplo resultado- Pelo seu DNA de sustentabilidade, a Mexichem Brasil, detentora da marca Amanco - entende o crescimento de forma mais orgânica, tanto no resultado econômico como no social e no ambiental. “Quando olhamos com a perspectiva de uma empresa focada na sustentabilidade, vemos a nossa cadeia de valor completa, quem são todos os que participam dela, e como que, efetivamente, melhoramos a condição e a relação desses stakeholders com a nossa empresa. Para que possamos crescer de forma sustentável devemos buscar o crescimento de toda a nossa cadeia de valor”, explica a presidente Marise Barroso em entrevista exclusiva publicada no relatório.

Resultados financeiros- O Relatório de Sustentabilidade mostra como a Amanco dobrou de tamanho e aumentou seu lucro em dez vezes desde 2006, ano do lançamento da marca no Brasil.

Um bom indicativo da importância da operação brasileira para a holding global são as vendas líquidas, que em 2010 totalizaram R$ 758 milhões, número 16% superior ao valor de 2009 e que representa 34% da Cadeia de Soluções Integrais de todo o Grupo Mexichem.

No ano passado, o Brasil apresentou uma rápida recuperação após a crise mundial de 2009. Com resultados positivos, o país tornou-se um dos mercados mais atrativos e promissores do mundo. O crescimento do PIB foi de 7,8%, resultado que não acontecia desde 1992. A Amanco cresceu em 2010 16%, mais do que o dobro do país e acima do índice conquistado pelo setor de construção civil, que foi de 10,6%.

Capacitação -A qualificação da mão de obra, um dos maiores gargalos para o desenvolvimento do país, tem sido enfrentada pelas iniciativas comerciais da Amanco. Foram formados no ano passado, em parceria com o Senai, 10 mil instaladores hidráulicos e, juntamente com a ONG Neotropica, 4.850 em comunidades carentes. Em 2011 mais 10 mil profissionais serão formados em parceria com o Senai, e mais 7.500 com a Neotropica. Já pela Doutores da Construção serão capacitados 11 mil profissionais da construção civil (nas áreas de hidráulica, alvenaria, acabamento, pintura e elétrica) neste ano – em 2010 foram 6.900.

Uma pesquisa realizada junto aos profissionais treinados pela parceira Amanco-Senai revelou que a iniciativa teve impactos socioeconômicos significativos. Após o treinamento, o percentual de prestadores de serviços com renda entre R$ 700,00 e R$ 1000,00 passou de 17% para 28%. Dos entrevistados, 41% declararam que o curso ampliou oportunidades de emprego, e 42%, que o treinamento possibilitou aumento de renda. Um dado importante é que 7% acreditam que o curso aumentou seu sentimento de valorização profissional e 99% aprenderam a fazer melhor o planejamento e orçamento do serviço, análise possível por meio de comentários como “O curso me trouxe o aperfeiçoamento de técnicas nas obras, credibilidade com os clientes” e “O curso fez aumentar os meus serviços e aumentou a renda da minha família”.

Pesquisa semelhante, realizada com profissionais capacitados pela Doutores da Construção, revelou que após o curso a porcentagem de alunos que tinham faturamento médio entre R$ 1.001 e R$ 1.500 aumentou de 17% para 27%. O aumento de conhecimento técnico foi percebido por 97% dos entrevistados, e para 67% deles, a qualificação gerou mais oportunidade de trabalho.

Crédito- Com o cartão de crédito Amanco CredConstrução, a Mexichem Brasil estima financiar em 2011 R$ 180 milhões em compras de material de construção. O programa financiou em 2010 R$ 120 milhões, um aumento de 58% ante 2009, facilitando a compra de material de construção pela população de baixa renda, especialmente as classes C e D.

Mais de três mil lojas passaram a contar com o CredConstrução, com a emissão de um total de mais de 315 mil cartões no país. Para 2011, com um modelo de operação alinhado, o desafio é crescer, ampliar o número de lojas, crescer dentro das que já são parceiras e gerar mais faturamento.

Ecoeficiência- Nos últimos dez anos, as ações ecoeficientes renderam à Amanco economias equivalentes a US$ 60 milhões. A empresa incrementou em 10% a sua capacidade instalada e produziu 24% a mais que em 2009, e somados os últimos 5 anos, o volume de produção aumentou 78%.

A sustentabilidade está inserida em todas as decisões da empresa e na forma como traça a estratégia da área industrial. Isso é percebido em atitudes como o estabelecimento de procedimentos que priorizam o menor uso de energia e água e o controle do sobrepeso. Os planos para o futuro são de mais crescimento, mas sempre sem abandonar as propostas de preservação ambiental, de saúde e segurança no trabalho. “O crescimento da empresa proporcionado por uma atuação sustentável ficou acima do conquistado pelo setor como um todo. Pensamos em sustentabilidade desde o momento em que ponderamos se é pertinente expandir ou se ainda podemos tirar mais dos equipamentos dos quais já dispomos”, afirma a diretora Industrial da Mexichem Brasil, Regina Zimmermann.

Colaboradores- O Brasil está precisando de força laboral qualificada diante do cenário de escassez de mão de obra treinada e experiente. Por isso a Amanco investe na capacitação, no treinamento, na qualificação e na promoção dos seus colaboradores. “Fizemos promoções internas em um número muito expressivo em 2010 (mais de 200)”, comemora Marise Barroso.

Desafios 2011- Segundo Marise Barroso, o principal desafio neste ano é realizar a integração das empresas da Mexichem no Brasil (Amanco, Bidim, Plastubos e Doutores da Construção), buscando mais sinergias na operação. “Vamos aproveitar a vantagem que isso nos dá, porque passaremos a ter nove fábricas no Brasil, com a possibilidade de fabricar produtos de diferentes marcas em diferentes plantas. Estaremos mais próximos do consumidor final e com uma melhor estrutura para servir aos nossos clientes”, afirma a presidente.

As estratégias comerciais e as marcas comerciais Amanco, Plastubos, Bidim e Doutores da Construção foram mantidas, sem nenhuma alteração nem impacto em termos de vendas e qualidade de atendimento.

Relatório de Sustentabilidade – Destaques 2010.: Financeiro- Crescimento de 16%, quase 8% a mais do que o índice conquistado pelo setor, que foi de 10,6%.

Aumento de 30% no pagamento de impostos totais de 2009 para 2010. Acréscimo de 32%, em relação a 2009, nos gastos totais com pessoas. Nos últimos quatro anos, foram investidos cerca de R$ 300 milhões com foco na expansão da capacidade produtiva das fábricas e em inovação. Desde 2006, o lucro aumentou 10 vezes e a empresa dobrou de tamanho em 5 anos.

Colaboradores: Destaque no número de promoções, com um total de 200 concretizadas. Crescimento de 32% na folha em relação a 2009.

Elaboração de um novo Programa de Cargos e Remuneração, adequado à filosofia de gestão da empresa.Noventa e seis por cento dos colaboradores realizaram algum tipo de treinamento durante o ano. Eleita, pela nona vez consecutiva, como uma das “150 Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil”, em pesquisa realizada pelas revistas Exame e Você S/A.

Fornecedores- O setor de transporte representa 15% do PIB nacional. Parte das transportadoras, para suportar o aumento de demanda, acaba aumentando a contratação de caminhoneiros autônomos, com baixo grau de compromisso com o serviço prestado.

.A Amanco chegou ao 13º ano de certificação de seu Sistema da Qualidade do Transporte (STQ). Entre 21 empresas avaliadas, apenas 11 foram classificadas.

.Como parte de seu Projeto de Desenvolvimento de Fornecedores, a empresa toma como base sua matriz estratégica de parceiros para elencar cinco dos que a suprem com insumos e embalagens, para capacitação em produção e qualidade.

Processos: Aumento da produção em 24%. Aumento da capacidade instalada em 10%. Economia de US$ 60 milhões entre 2002 e 2010 por meio da gestão ecoeficiente.

Ambiente: Maior quantidade utilizada de materiais gerados por matéria-prima reciclada. Foram 16 mil toneladas de reciclagem interna.

Aumento na economia de energia na ordem de 21% e redução do consumo de água de 19%, mesmo com o aumento do volume total de produção.

Produtos-Com o Brasil em pleno auge do desenvolvimento, a implantação de uma cultura de inovação é o diferencial para que a empresa possa acompanhar a nova realidade do país.

.Criação do Programa 3i, com a geração de um canal de participação e interação dos colaboradores para sugestões de produtos, processos e serviços.

. Consolidação no mercado do Amanco Biax, linha de tubos para redes de adução e distribuição de água potável, fabricados com a tecnologia inovadora do PVC biorientado. São mais leves do que os tubos de ferro fundido ou de fibra de vidro, até então mais utilizados nesse tipo de aplicação. Foram 13.212 metros de tubos instalados, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

Sociedade- Eleita, pelo quarto ano consecutivo, uma das 20 empresas brasileiras modelo de sustentabilidade no Brasil, do Guia Exame de Sustentabilidade.

.Lançamento do programa de voluntariado “Guardiões da Água”, juntamente com o projeto “Fabricando Arte”, por meio do qual, 400 jovens em risco social puderam trocar a ociosidade das ruas por ambientes de criação artística focada no tema “Água: presente e futuro”.

Revista Aqua Vitae foi a vencedora do Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) 2010, na categoria Mídia Impressa.

O livro de fotografias Hydros III – Desafios, também idealizado pela Amanco, foi vencedor do Prêmio Aberje – Região São Paulo na categoria Publicação Especial, chegando como finalista na etapa Nacional. Fotos deste volume, que mostra os desafios do setor de saneamento em toda a América Latina, foram objeto de exposição itinerante em diferentes estações do metrô de São Paulo.

Clientes- No setor da construção civil, o crescimento do PIB 2010 foi de 10,6%, o maior em 24 anos, e foram abertas 320 mil vagas na construção civil.

Em 2010, investiu no diagnóstico dos processos internos de 20 distribuidores/atacados, realizado por uma consultoria especializada em desenvolvimento de empresas desta natureza.

Implementou o trabalho de consultoria especializada em cinco parceiros, Distribuidores e Atacados.

. Crédito: no ano passado, houve aumento de 58% nos financiamentos com o Amanco CredConstrução, chegando a um número de mais de três mil lojas que passaram a contar a oferecer o cartão, mais que o dobro das 1,5 mil registradas em 2009. Foram emitidos 315 mil cartões emitidos em todo o Brasil, superando os 166 mil emitidos em 2009.

. Treinamento de mão de obra: foram formados dez mil instaladores hidráulicos em parceria com o Senai e 4.850 em comunidades carentes, em parceria com a ONG Neotropica. E, por meio da Doutores da Construção, 6.900 novos profissionais foram treinados.

Perfil-A Mexichem Brasil é a subsidiária brasileira do Grupo Mexichem, com atuação nos setores de tubos e conexões e de geotêxteis nãotecido. É resultado da incorporação das empresas controladas pela Mexichem no Brasil: Amanco, Plastubos, Bidim e Doutores da Construção. É detentora das marcas comerciais Amanco, Plastubos e Bidim. Possui cerca de 3 mil colaboradores e nove fábricas no país: Joinville (duas), Sumaré (SP), Suape (PE), Uberaba (MG), Ribeirão das Neves (MG), Anápolis (GO), Maceió (AL) e São José dos Campos (SP). Sua sede administrativa está localizada em São Paulo, capital.

Perfil-Mexichem é um grupo mexicano de empresas químicas. Com respaldo de mais de 50 anos de trajetória, a Mexichem atua nas cadeias produtivas do flúor e do cloro-vinil, sendo líder em toda América Latina nos dois segmentos de negócio. Exporta para mais de 50 países. Suas vendas líquidas em 2010 totalizaram US$ 2,9 bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira