Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/05/2011 - 09:27

Dia Mundial da Saúde Digestiva

No Dia Mundial da Saúde Digestiva, a FBG alerta a população sobre os cuidados com o Câncer de Cólon e a Diverticulite Aguda.

“Como os bons hábitos alimentares podem evitar doenças intestinais como o Câncer de Cólon e a Diverticulite Aguda”. Esse é o tema que a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), aborda para esse ano no Dia Mundial da Saúde Digestiva, comemorado no dia 29 de maio (domingo).

Segundo José Galvão-Alves, presidente da FBG, são temas importantes que devem ser ressaltados para a população em geral ficar alerta às principais doenças que acometem o sistema digestório.

“Apesar dos brasileiros consumirem frutas e verduras, continuam a ingerir uma quantidade grande de carne gordurosa em suas refeições diárias, e muitas vezes optam pelo consumo de alimentos práticos e semi prontos. Queremos mostrar que bons hábitos alimentares podem ajudar a prevenir esse tipo de doença”, alerta o presidente.

Câncer de Cólon-O Câncer de Cólon é caracterizado por tumores malignos do intestino grosso. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em termos de incidência, o câncer de cólon e reto configura-se como a terceira causa mais comum de câncer no mundo em ambos os sexos, e a segunda causa em países desenvolvidos.

Apesar de ser mais facilmente encontrado em pessoas que possuem um histórico familiar da doença, uma alimentação inadequada contribui com o avanço do quadro.

“Uma alimentação pobre em fibras desacelera o ritmo intestinal, o que induz a uma exposição da mucosa aos agente cancerígenos favorecendo o desenvolvimento do câncer de cólon”, explica Galvão.

Além disso, alimentos com altos teores de gordura e níveis calóricos como frituras, bacon, hambúrguer, carnes vermelhas e molhos com maionese devem ser evitados ou ingeridos com moderação.

Os sintomas mais frequentes no aparecimento da doença são o sangramento anal, eliminação de muco nas fezes, dores nos trajetos do intestino grosso, alteração no ritmo de evacuações e saliência na região do abdômen.

Diverticulite Aguda- A Divertuculite Aguda é a doença colônica mais comum no mundo ocidental, resultado da progressiva industrialização dos alimentos e redução da quantidade de fibras na dieta. “Recentes trabalhos observaram recorrência entre 27,7% e 55% em pacientes com menos de 40 anos tratados conservadoramente após o primeiro quadro de diverticulite”, alerta Galvão.

No caso da diverticulite, indica-se também como prevenção um maior consumo de fibras, visando um aumento no volume das fezes e diminuindo o risco de obstrução dos divertículos, o que previne o aparecimento da doença. “As fibras são totalmente necessárias para o bom funcionamento do intestino. Uma quantidade diária de 25 a 30 gramas já garantem o sucesso de sua ação. Vale lembrar que é necessário ingerir também muita água”, diz Galvão.

Os sintomas da diverticulite são a dor intensa na região inferior esquerda do abdômen, febre, mal estar, alterações do ritmo intestinal, náuseas, vômitos, diarreia ou prisão de ventre. “Caso o paciente esteja com algum desses sintomas, vale uma visita a um médico gastroenterologista para esclarecer qualquer tipo de dúvida”, finaliza o presidente da FBG.

Dicas de bons hábitos alimentares concedidas pela Federação Brasileira de Gastroenterologia:.Consuma mais fibras, a ingestão diária de 25 a 30 gramas para um adulto já é sufuciente. As fibras, apesar de não serem digeridas pelo organismo, ajudam a regularizar o bom funcionamento do intestino. Alimentos com alto teor de fibra: pão integral, arroz integral, frutas, verduras, feijão, aveia, cereais;

. Frutas, vegetais e cereais integrais ricos em carotenoides, vitamina A e vitamina C ajudam a prevenir essas doenças. Os carotenoides são encontrados em vegetais e frutas de cor amarela ou alaranjada como a cenouras, e em vegetais folhosos de cor verde escura como o espinafre e brócolis;

.Evite alimentos ricos em gordura animal como carne vermelha, manteiga, leite integral, queijos, natas, banha, creme de leite, lingüiça, salame, presunto e pele de frango;

.A ingestão excessiva e prolongada de bebidas alcóolicas deve ser evitada;

. Ao fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa a temperaturas muito elevadas, podem ser criados compostos que aumentam o risco de câncer. Por isso opte por métodos de cozimento que usam baixas temperaturas como vapor, fervura, ensopado, cozido ou assado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira