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27/05/2011 - 09:30

Empresas do APL Moda Carioca chegam ao 18º Rio-à-Porter


De olho no mercado carioca e no interior do país.

O APL Moda Carioca marca presença no Rio-à-Porter, sempre apresentando novas marcas e produtos. Na 18ª edição do salão de negócios estarão presentes no estande do polo cinco empresas: Motta Carvalho (aviamentos em metal), Forester (moda masculina), Tricot Store (roupas em tricô) e Preserve, marca de moda masculina que empresta seu estilo pela primeira vez ao evento.

A estreante desta edição preparou a sua coleção Primavera-Verão, Wild Life, inspirada na vida selvagem, seja no deserto, nas florestas tropicais ou nos mares. Para Henrique e Thiago Hegypto, irmãos e sócios-diretores da Preserve, a exuberância da natureza brasileira, o jeito carioca, a praia e a beleza feminina são fontes de energia e imaginação, e são esses os conceitos empregados na marca.

Além da Preserve, a outra grande novidade vem da Modelando Idéias – fábrica de acessórios e aviamentos – que em sua terceira participação no Rio-à-Porter lança a Oyet: sua marca de roupas. O nome é bem sugestivo, já que “oyet” significa olho, em norueguês. É que os empresários estão “de olho no mercado”, segundo a justificativa dos irmãos Leonardo e Ricardo Pithon para a escolha do nome.

Em tempos de multinacionais, a Modelando se destaca no mercado da moda carioca, mesmo como empresa familiar: cresce 30% ao ano. Na fábrica, localizada em uma das principais ruas do bairro Imperial, trabalham, além de Ricardo e Leonardo, a irmã Elisabete, o pai Djalma e Maria Helena, a matriarca da família e quem iniciou tudo. Ela veio da Bahia trazendo todo mundo e abriu aqui uma fábrica de biquínis.

Hoje eles produzem aviamentos, todos artesanalmente – já chegaram a fazer, só de botões, sempre muito coloridos, 15 mil em apenas um dia. E agora encaram o desafio de entrar no mercado de roupas. Tricô também para a primavera e para o verão

Já a Tricot Store, empresa do APL Moda Carioca que mais vendeu no último Rio-à-Porter, irá apresentar sua coleção Primavera-verão 2012 com muitas estampas florais e de animais, a tendência da estação. “Há quem pense que tricô só é utilizado no inverno, mas nós fazemos roupas leves, confortáveis, que podem muito bem fazer parte de um guarda-roupa, mesmo nas estações mais quentes do ano. Até biquínis estaremos levando nesta coleção”, explica Leonardo Cohen, diretor da empresa, que aportou em São Paulo em março deste ano.

É que a Tricot Store acaba de inaugurar uma loja de atacado, no bairro do Bom Retiro, para atender aos clientes daquela região e de cidades do interior do país. “Todo mundo quer consumir a moda carioca, e estamos levando isso para São Paulo. Nossas peças estão sendo muito bem aceitas”, comemora.

Neste ponto Eduardo Couto, da Forester, concorda. A marca de moda masculina criada por ele também se expande pelo interior do país. Eduardo acredita que esse sucesso é a soma da qualidade do produto, do bom preço e, claro, do estilo carioca impresso nas estampas das camisas, na escolha dos panos e no design das peças.

As vendas para o interior representam 35% de todo o faturamento da marca. Mas Eduardo quer mais: “contratamos mais uma pessoa de estilo e estamos investindo em representantes, para atender melhor aos nossos clientes. Esse é um mercado em expansão”.

Na última edição do Rio-à-Porter, o APL Moda Carioca vendeu meio milhão de reais. A expectativa para o evento, que acontece entre 30 de maio a 02 de junho, é de um aumento de 20% no faturamento. “A nossa expectativa é que as vendas desta edição aumentem em 20%, porque todos querem consumir a moda Primavera-Verão carioca e as empresas que estamos levando estão afinadas com as tendências da estação”, resume Celso Leonardo, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Universidade Veiga de Almeida e coordenador do Polo. [www.aplmodacarioca.com.br].

.[Para acompanhar o evento clique no banner ao lado neste Canal de Moda & Beleza do Portal Fator Brasil].

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