Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/05/2011 - 10:22

Dia do Vinho coincide com a chegada da melhor época do ano para degustação da bebida e reunião de amigos

Função social atribuída ao produto tem origem no início do consumo de uva pelo homem; Nieto Senetiner conta com linha que agrada a todos os paladares.

A proximidade com o inverno não marca só a chegada do momento do ano ideal para saborear um bom vinho, como reforça a habitual associação que se faz entre o consumo da bebida e a prática de reunir pessoas para celebrar. O período tambem é o mais importante para toda a cadeia produtiva da bebida.

Coincidência ou não, é nessa mesma época que é comemorado o Dia do Vinho (neste ano, em 05/06). E a Bodegas Nieto Senetiner oferece uma linha completa de vinhos que atende desde o apreciador iniciante ao paladar mais exigente (veja no fim do texto).

História- “O vinho é uma bebida social”, teoriza o sommelier da Nieto Senetiner, Maurício Marcondes. Ele cita as etapas de produção do vinho na antiguidade, que eram acompanhadas por verdadeiros festivais – isso quando a bebida nem estava pronta ainda.

A origem para essas referências históricas e culturais é milenar, ainda de acordo com Maurício - por volta de 7.000 A.C, para ser mais específico, quando surgem os primeiros relatos de cultivo da uva pelo homem (o armazenamento data de 6.000 A.C.).

Como as leveduras para fermentação do vinho sempre estiveram presentes nas casca da uva, é correto afirmar que, desde que existe a uva, há tambem o vinho, explica o especialista, que complementa: “O processo de destilação, no entanto, só veio a aparecer vários séculos depois”.

Pela aura mística que existia em torno do vinho, acreditava-se que a bebida era um presente divino, sendo adotado como um dos principais símbolos do catolicismo - representa o sangue de Jesus, é utilizado até hoje em missas e aparece até na célebre pintura Santa Ceia, recorda Maurício.

Degustação- Para tirar o máximo proveito na experiência de saborear um vinho, o sommelier explica a razão de manter a garrafa com a bebida na horizontal, uma orientação básica e fundamental: “Nessa posição, o líquido entra em contato com a rolha, que por ser feita de cortiça, incha para evitar a entrada de oxigênio na garrafa, evitando a “morte” do produto” – ou seja, impedindo que o produto fique impróprio para consumo. “É a rolha que dá o sinal para o estado de conservação do vinho”, complementa.

Linha Nieto Senetiner- Benjamin: linha de vinhos jovens, frescos e frutados, para iniciantes no mundo do vinho e adequado à ocasiões informais;

Nieto Senetiner: vinhos clássicos e de sabor intenso, seja pela passagem por barris de madeira ou a própria intensidade das frutas empregadas na produção;

Don Nicanor: homenagem ao fundador das Bodegas Nieto Senetiner, é a porta de entrada para os vinhos de “alta gama”, as máximas expressões de qualidade da Nieto Senetiner;

Bonarda: único varietal de bonarda de alta gama da Argentina reconhecido pela imprensa internacional; encorpado, tem uma estrutura aromática mais elegante, que envolve o paladar; indicado para ocasiões especiais;

Cadus: o vinho de mais alta qualidade no catálogo da Nieto Senetiner; para apreciadores experientes, indicado para reuniões e eventos únicos;

Espumante: refrescância com sabor de frutas e toque de panificação, uma bebida versátil, para ocasiões elegantes.

Nieto Senetiner- Desde 1888 instalada no coração de Luján de Cuyo (província de Mendoza) – historicamente conhecida como “Primeira Zona” (“Zona Premium”), em altitude de 900 metros, apresenta condições de clima e solo ideais para cultivo de uvas com alta qualidade. A produção conserva características de excelência artesanais. A bodega foi a primeira da Argentina a obter certificação ISO 9002 [www.nietosenetiner.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira