Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/05/2011 - 09:07

13ª edição do Carioquinha é lançada no Rio


O evento contou com a participação de autoridades e, na ocasião, foram anunciadas novidades para este ano.

A 13° edição do projeto Carioquinha foi lançada oficialmente na manhã do dia 27 de maio (sexta-feira), no Planetário da Gávea, com café da manhã para convidados. A solenidade contou com a presença do secretário de Turismo do Rio de Janeiro e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello; do vice-presidente da Riotur, José Carlos Sá (Kaleco); do subsecretário Especial de Turismo, Pedro Guimarães; do presidente da Fundação Planetário, Celso Cunha; e da presidente do Banco Verde, professora Marilucia Ferreira da Silva.

O projeto conta neste ano com mais de 100 atrações entre hotéis, restaurantes, pontos e serviços turísticos e seu principal objetivo é aproximar o cidadão de sua cidade, fazendo com que ele vivencie, a um custo menor, as potencialidades turísticas do Rio e, assim, passe a valorizá-las. Muitos pontos que aderem ao Carioquinha anunciam o aumento do número de visitantes durante a sua vigência. “Todos os anos constatamos um acréscimo de mais de 30% de visitação ao Planetário durante o mês em que ocorre o projeto, sem contar as excursões escolares, que já acontecem normalmente”, afirmou Celso Cunha, presidente da Fundação Planetário.

O secretário de Turismo Antônio Pedro reforçou a importância do projeto como ação que apresenta o Rio aos próprios cariocas e, na oportunidade, comemorou o fato de que a cidade será o centro de mídia da Copa do Mundo. “Neste momento em que o Rio de Janeiro estará no foco das atenções do mundo é muito importante que ações como esta incentivem o carioca a conhecer a sua cidade para que ele mesmo passe a ser um agente divulgador dela”, disse. O Rio concorreu com Brasília, São Paulo e Belo Horizonte e será sede da imprensa que cobrirá o Mundial.

Quem também esteve presente na solenidade foi o mascote da Riotur, John Carioca, que hoje, de acordo com o secretário de Turismo, passou a se chamar John Carioquinha, em homenagem ao projeto que movimenta e valoriza a cidade há 13 anos.

Responsabilidade social em foco-Uma das novidades deste ano é a campanha Carioquinha Social, uma parceria do projeto com o Banco Verde que está mobilizando a comunidade e alunos de cinco escolas municipais de Santa Cruz. A gincana verde, uma iniciativa vencedora da Região Sudeste do prêmio "Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais", promovido pela Fundação Banco do Brasil e Revista Fórum, premiará alunos, que durante o Carioquinha poderão trocar lixo por moeda verde, válida para compras no Bazar Verde. Além disso, os alunos que atingirem a meta estabelecida de coleta participarão de tours pela cidade, visitando algumas das atrações credenciadas pelo projeto, com ônibus e lanche fornecidos pelo Carioquinha.

As coletas começaram no início de maio e o passeio turístico dos vencedores começará no dia 1º de junho. Até agora, segundo a presidente do Banco Verde, a gincana já recolheu dez mil garrafas pet e ação está envolvendo cerca de 10 mil pessoas. “A parceria com o Carioquinha foi muito importante para que o Banco Verde ampliasse sua atuação, que antes do projeto acontecia apenas em uma escola da comunidade. É importante que essas crianças conheçam e aprendam a valorizar seus monumentos públicos e turísticos. Será uma grande oportunidade, porque a maioria delas não conhece nenhuma atração da cidade”, falou a professora.

Outra novidade que foi anunciada durante o lançamento do Carioquinha é que o projeto realizará um concurso fotográfico. Qualquer pessoa pode participar. Basta postar uma foto própria de qualquer ponto da cidade na galeria do site [www.carioquinha.com.br] e aguardar o resultado da votação, que será eletrônica e popular. As fotos mais votadas farão parte da exposição Meu Rio, que ficará na estação de metrô do Largo da Carioca.

.[Da esquerda para a direita: Elaine Gerpe, da PEGA Eventos, organizadora do projeto Carioquinha; professora Marilúcia Ferreira, idealizadora do Banco Verde; Celso Cunha, presidente da Fundação Planetário; a jornalista Martha Mendes, idealizadora do projeto Carioquinha; Antônio Pedro Figueira de Mello, secretário de Turismo do Rio de Janeiro e presidente da Riotur; e John Carioquinha, mascote da Riotur ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira