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31/05/2011 - 08:24

NÍVEA, antenada há 100 anos

São Paulo - Ao fongo de um século, a NÍVEA cresceu e evoluiu de um produto único, o creme para a pele na latinha azul, para uma grande família de marcas. Aqui estão alguns dos principais marcos de seu desenvolvimento:

1911 - Nasce o Creme NÍVEA - O farmacêutico e empreendedor Dr. Oscar Troplowitz e o dermatologista Professor Dr. Paul Gerson Unna criaram um novo produto: o primeiro creme estável de pele baseado em uma emulsão óleo em água. Seu projeto foi um sucesso graças a uma invenção do químico Dr. Isaac Lifschútz. Originalmente, ele desenvolveu seu emulsificador Eucerit para aplicações médicas. Entretanto, Troplowitz reconheceu seu potencial e usou o Eucerit como a base para urn inovador creme cosmético para a pele chamado NÍVEA, que se tornou a "mãe de todos os cremes": nascia o primeiro hidratante do mundo. Inicialmente, o creme NÍVEA era vendido em uma latinha amarela com decorações verdes no estilo art nouveau.

1912 - Aumenta o portfólio de produtos - Nessa época, talco, sabonete e produtos para cabelo tinham sido introduzidos juntamente com o Creme NÍVEA branco. Os pósteres de propaganda da NÍVEA com designs sofisticados mostravam uma pele bonita saudável e com frescor jovial - o creme perfeito para a pele de mulheres elegantes.

1914 - A NÍVEA viaja o mundo - Barcos a vapor e os primeiros aviões conectaram países e continentes, tornaram mais fácil para as pessoas viajar longas distâncias e permitiram que as empresas se expandissem para mercados internacionais. A Beiersdorf, uma empresa cosmopolita, já comercializava seu produto em 34 países. Ela também gerava 42% de sua receita fora da Alemanha. Isso tudo graças ao trabalho visionário do Dr. Oscar Troplowitz - e sua fórmula estável do Creme NÍVEA, que podia aguentar longos períodos de transporte e ser comercializada em diferentes zonas climáticas sem qualquer dano à qualidade.

1922 - A NÍVEA é descoberta pelos homens - Nos anos vinte, estava na moda homens usarem bigode. A NÍVEA desenvolveu o tratamento ideal para a pele dos homens antes e após o barbear e introduziu seu primeiro produto pensado para as necessidades do consumidor masculino - o sabonete de barbear.

1925 - Estreia a latinha azul e branca da NÍVEA - As mudanças sociais que ocorreram após a Primeira Guerra Mundial alteraram a mentalidade da população. Atividades de esporte e lazer se tornaram mais populares e acabaram modificando o conceito de beleza. O visual "pálido e interessante" considerado ideal foi substituído por um desejo de parecer atlético e ostentar um leve bronzeado. Juan Gregorio Clausen, Chefe de Propaganda da Beiersdorf, reconheceu que a NÍVEA tinha que se adaptar aos tempos e desenvolveu um conceito de design e propaganda completamente novo. Ele usou as cores azul e branca - cores que representavam responsabilidade, confiança e pureza – para traduzir os principais valores da marca em um novo design atemporal. O novo logotipo chamava atenção e capturava o espírito da escola de design de Bauhaus Dessau.

1929 a 1934 - Novos canais de venda e expansão - Até essa época, os produtos da NÍVEA só tinham sido vendidos em drogarias e lojas de varejo. Agora eles também podiam ser encontrados nas prateleiras dos salões de cabeleireiros. Além disso, os especialistas de desenvolvimento da NÍVEA enfrentaram o desafio de aumentar a demanda do consumidor por conceitos de cuidados individuais com a pele. Muitos dos novos produtos, incluindo o creme de barbear e o xampu, foram introduzidos sob a marca NÍVEA.

1936 - A NÍVEA promove a proteção contra o sol - As mulheres deixaram seus espartilhos, e o novo ideal agora se concentrava em corpos atléticos com bronzeado saudável. Cada vez mais clientes estavam construindo piscinas a céu aberto. Entrou na moda se deitar ao sol em gramados, piscinas e praias. Os cientistas da NÍVEA conduziram uma pesquisa profunda sobre os efeitos dos raios de sol sobre a pele e foram lançados os primeiros protetores solares, NÍVEA Nut Oil e Ultra Oil.

1958 - Spray NÍVEA Sun conquista as praias - A Segunda Guerra Mundial tinha acabado e o ressurgimento do dinamismo, otimismo e animação prevalecia em toda parte. O aumento da prosperidade permitiu um aumento no número de pessoas viajando. Os carros ofereceram às pessoas uma nova mobilidade, e o destino mais popular para os feriados era o ensolarado sudeste europeu. A NÍVEA desenvolveu o Spray Ultra Oil - um produto absolutamente inovador. Ele era um spray fácil de usar com uma consistência leve e agradável que estava perfeitamente sintonizado com a mentalidade de toda uma geração.

1963 - O novo conceito de emulsão para o NÍVEA Milk revoluciona os cosméticos - As mulheres estavam ganhando confiança e assumindo papéis de mais destaque na família e no trabalho. Mary Quant causou sensação com sua minissaia. Ela logo conquistou uma ampla base de fãs de mulheres que a admiravam e que a seguiram, expondo suas próprias pernas também. A NÍVEA desenvolveu uma emulsão pioneira de óleo em água que simplificou a vida delas: NÍVEA Milk era fácil de aplicar, rapidamente absorvido e deixava pele macia e com aparência mais bonita.

1975 - A NÍVEA abre o caminho para os fatores padrão de proteção contra o sol - O fotógrafo Helmut Newton injetou sex appeal na fotografia do mundo da moda. Os biquinis ficaram menores e as adoradoras mais ousadas do sol faziam topless na praia. A proteção segura contra o sol se tornou incrivelmente relevante. O desenvolvimento de um fator de proteção padronizado contra o sol ajudou os consumidores a comparar a capacidade de proteção oferecida por diferentes protetores solares. A tecnologia era baseada em um conceito da Beiersdorf e logo se tornou um padrão mundial para essa categoria de produto. Ern 1975, os protetores solares da NÍVEA já mostravam informações visíveis de fator de proteção (FPS).

1980 - Bálsamo Pós-Barba da NÍVEA que refresca e hidrata - Uma boa aparência se tornou cada vez mais importante tanto para mulheres quanto para homens - e a NÍVEA tinha a inovação perfeita para essa tendência: seu leve Bálsamo Pós-Barba, que logo se tornou item favorito entre os homens. Ele foi o primeiro produto pós-barba sem álcool. Ele refrescava e amaciava a pele após o barbear, ao invés de irritá-la.

1982 - O NÍVEA Visage une a família internacional da marca - O mercado de cosméticos estava florescendo e a maioria das pessoas tinha um pote de creme no seu banheiro. Era o começo da era dos produtos especializados. Novos segmentos foram desenvolvidos sob a marca NÍVEA e, então, gradualmente harmonizados em termos de nome e identidade de marca no mundo inteiro. O primeiro foi o NÍVEA Visage, com uma linha de produtos de cuidados com o rosto, ern 1982, seguido do NÍVEA For Men (1986), NÍVEA Hair Gare (1991), NÍVEA Body (1992), NÍVEA Sun (1993) e NÍVEA Bath Care (1996).

1991 - Desodorante de dupla ação da NÍVEA - Os consumidores estavam ganhando mais discernimento. Eles queriam produtos de alto desempenho que oferecessem cuidados eficazes com a pele. A nova linha de desodorantes sem álcool da NÍVEA atendeu a essas expectativas, unindo de modo inovador proteção desodorante confiável e o cuidado suave da NÍVEA.

1994 - NÍVEA Soft - a "irmã mais nova" - As mulheres jovens em 1994 queriam parecer leves e naturais. Foi o momento perfeito para lançar um novo produto desenvolvido na base de pesquisa da Beiersdorf: uma versão mais leve e jovem do tradicional e bem-sucedido Creme NÍVEA. O NÍVEA Soft - um creme hidratante eficaz, intenso e de textura leve.

1998 - Q10 revoluciona o NÍVEA Visage - A Beiersdorf usou seu conhecimento para desenvolver um creme contendo um ingrediente ativo que também era encontrado na pele humana: NÍVEA Visage com Q10 se tornou o creme anti-rugas mais vendido de todos os tempos. Nos anos seguintes, a NÍVEA introduziu o ingrediente ativo Coenzima Q10 em quase diversas categorias de produtos.

2005 - NÍVEA torna banho de sol seguro com o equilíbrio de proteção UVB e UVA - Os protetores solares da NÍVEA apresentavam filtros UVA e UVB otimizados muito antes da introdução dos regulamentos obrigatórios, com base na maior conscientizacão do consumidor em relação aos riscos da exposição ao sol e aumento da demanda por um produto confiável. Isso significava que os produtos NÍVEA incorporavam e otimizavam o equilíbrio entre filtros UVB e UVA de espectro amplo e de ponta. Eles ofereciam aos usuários da NÍVEA proteção ainda mais eficaz contra os efeitos nocivos dos raios UV.

2010 - NÍVEA desenvolve conceito de hidratação inteligente - Estamos vivendo em uma época de ritmo acelerado na qual as pessoas fazem ligações, verificam e-mail e twitter - tudo ao mesmo tempo se puderem. Tempo é um artigo de luxo. Para otimizar a hidratação no dia-a-dla, a NÍVEA lançou a tecnologia HYDRA QI. Conduzida via processos bioquímicos, tal inovação é responsável por ativar a rede de aquaporinas presentes na pele de forma inteligente e ainda estimular a formação de novas, com ação Ininterrupta de 24 horas. A partir de 2011, os principais itens de cuidado corporal da NÍVEA, tiveram fórmula enriquecida com a tecnologia.

2011 - Olhando para o futuro - O Creme NÍVEA, que celebra seu 100° aniversário esse ano, é comprador agora quase 150 milhões de vezes por ano. Ele é a "mãe" de uma grande família com cerca de 500 produtos. E a história de sucesso que começou em 1911 com a latinha azul continua. | www.nivea. com.br

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