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31/05/2011 - 08:24

Nova edição do guia Rio Capital da Moda será lançada no Fashion Rio

Livro traz roteiro completo para o comprador.

Lançador de tendências para o Brasil, o setor de moda do Rio de Janeiro atualiza uma importante ferramenta de atração de compradores com a segunda edição do guia Rio Capital da Moda. Uma parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro, através do Instituto Pereira Passos (IPP), com o Sistema Firjan, Sebrae e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), o guia será apresentado durante a coletiva de abertura da Edição Verão 2012 do Fashion Rio, 30 de maio, às 11h, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico.

Um roteiro completo da moda carioca e fluminense, a edição bilíngue será distribuída aos participantes do Rio-à-Porter, salão de negócios de moda e design integrado ao Fashion Rio. Na terça-feira, 31 de maio, o guia será distribuído aos compradores brasileiros e estrangeiros que participam do Rio-à-Porter em um coquetel no Lounge Sensorial.

O novo guia Rio Capital da Moda traz como um de seus destaques a inclusão de 27 ateliês, confecções que atendem a um consumidor sofisticado e que valoriza a exclusividade. "Eles são a cara da moda do Rio. É uma moda intimista, vendida em um ambiente requintado", diz Heloísa Marra, responsável pelo projeto.

O roteiro lista também 14 pólos de moda, que congregam cerca de 3 mil empresas, organizados por ramo - como os produtores de joias, acessórios, lingerie, malha e tricô e alfaiataria - ou local. Também foram incluídas comunidades produtivas de moda, cooperativas de artesãos como as da Maré (Devas), Santa Marta (Costurando Ideias) e Rocinha (Coopa-Roca).

O maior capítulo da publicação é o que traz endereços e contatos dos showmoms de 164 marcas em toda a capital fluminense. "Este é o grande foco do guia. O Rio está vivendo uma explosão da venda por atacado. Quem não tinha showroom está montando", destaca Heloísa.

Para o comprador que vem de outras cidades, Rio Capital da Moda dá o caminho das pedras, apresentando mapas dos showrooms localizados nos bairros cariocas de Ipanema, São Cristóvão e no roteiro Leblon - Gávea - Jardim Botânico. Como na edição anterior, o roteiro é complementado por indicações de atrações culturais, comerciais e gastronômicas nestes bairros.

A designer Jaqueline de Biase é a homenageada da edição 2011 do Rio Capital da Moda. As estampas da sua grife de moda praia, a Salinas, inspiraram a capa e colorem o fundo dos mapas impressos no guia. No ano passado, criações da designer Isabela Ca peto coloriram a capa do guia,

Cidade criativa - A edição do guia Rio Capital da Moda é uma das iniciativas do Programa Rio Capital da Indústria Criativa, um conjunto de ações e projetos para o desenvolvimento da economia criativa no município, com destaque para a moda e o design. O programa visa implantar políticas públicas para o setor capazes de dinamizar a geração de emprego e renda, tais como o apoio ao Fashion Rio e ao Rio-à-Porter; o projeto Territórios da Moda, um estudo inédito sobre a cadeia produtiva da moda, em parceria com o Sebrae e o Sistema Firjan; e o apoio, com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, ao APL de Moda de São Cristóvão.

Como parte das ações de valorização da moda no Rio, a Prefeitura lançou em 16 de maio a campanha "Rio. Moda é a nossa praia", que conta com peças gráficas em 40 pontos da cidade e em nove estações do metro.

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