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01/06/2011 - 08:02

SENAI Moda e Design divulga Macrotendências para inverno 2012 em palestra no Rio-à-Porter

500 pessoas assistiram a apresentação sobre moda e comportamento.

Em seu segundo dia de evento, o Rio-à-Porter contou com palestra de Valéria Delgado, e Carol Fernandes, respectivamente coordenadora de design e estilista do SENAI Moda e Design. Elas fizeram uma apresentação sobre as macrotendências de comportamento e consumo para o inverno 2012. Quase 500 pessoas acompanharam apalestra das especialistas, cujo resultado é fruto do trabalho de uma equipe de profissionais do Programa SENAI de Gestão do Design, do SENAI Nacional,coordenado pelo Rio de Janeiro. Conteúdo, que é ferramenta importante para a indústria têxtil e de confecção, estará no Caderno Perfil do próximo semestre.

“Fizemos um preview do inverno 2012, através de nossa equipe que é formada por aproximadamente 40 pesquisadores de todo o país. São quatro macrotendências que norteiam os estudos que servem de base para os empresários do setor”, declarou Valéria Delgado, no início da palestra realizada nesta terça-feira, 31.

Carol Fernandes apresentou cada uma das macrotendências: neo surrealismo, vício do exagero, curadoria digital e santuário primitivo.

Neo surrealismo:Esta primeira macrotendência apresenta um design mais emotivo, em que a peça não se baseia apenas na beleza, mas no valor agregado a alguma forma de emoção e sensação que irá proporcionar ao consumidor. No atual contexto, em que preconceitos são deixados de lado, barreiras são quebradas e novos conceitos substituem ultrapassadas filosofias de vida, os delírios, o design emocional, o hiper realismo ditam as regras e geram novas tendências para a moda e o design. “É preciso dar um valora mais às peças. Que tipo de sensação o produto vai gerar no consumidor?”,pergunta Carol.

Vício do exagero: A segundamacrotendência evidencia as diversas maneiras com que a sociedade expõe ações desproporcionais, que nada mais são do que reflexos da vida moderna, cheia de exageros. “A internet, a comida, o sexo, a emoção, a ansiedade, o estresse,assim como o cigarro, são exemplos que servem para ilustrar de que forma o homem vem extrapolando a questão do exagero”, explicou Carol.

Curadoria Digital: Um mundo que já pode ser chamado de digital é marcado pelo social marketing, a transformação dos aplicativos em negócios, a conexão imediata com o consumidor, que vem ditando as regras e participando ativamente das transformações, que têm a tecnologia e a internet, como panos de fundo. “A tecnologia vem embutida nas peças, na moda como um todo. Já é algo onipresente e que também contribui para as ideias criativas, com todo o processo de desenvolvimento das peças”, disse.

Santuário Primitivo: A quarta e última macrotendência se inspira na natureza, em todos os elementos provenientes do meio ambiente e do que há de mais natural e autêntico. “Há um retorno ao básico, uma valorização da simplicidade, assim como da reflexão. Também podemos notar o retorno do folk, do singelo”, declarou Carol.

Perfil Inverno 2011-A partir das macrotendências principais, Valéria Delgado explica que são traçados os perfis dos consumidores e as características que norteiam cada um. “Nos desfiles de moda conseguimos ver o que nos dizem as macrotendências e como estas vão se transformar em peças”, explicou Valéria.

Contemporâneo: “O contemporâneo é um consumidor mais elitista, no sentido de ser mais seletivo. Ele pensa muito nas obras de arte,se inspira muito nessas obras. O contemporâneo sempre usou cores sóbrias e,desde o verão passado, opta por cores mais intensas. As formas são limpas,normalmente, mas o look de cores fortes aparece com frequência. Os recortes apresentam uma geometria precisa. Tecidos transparentes e os que dão a impressão de que “foram amassados” são algumas das tendências.

Romântico: Inspiração em Chanel e nas décadas de 20e 30. A essência desse romântico está voltada para os detalhes. As peças aparecem muito suaves, e a cintura rebaixada. “Há um contraste de materiais,como o couro com as peles que, estranhamente, voltaram a ter destaque. Surgem,ainda, as golas vitorianas. Os botões, que andavam sumidos, surgem nos detalhes do romântico. Os vestidos apresentam uma conotação folk”, afirma Valéria.

Esportivo: O esportivo apresenta blocos de cores fortes, como o laranja escuro, os azuis e tons de vermelho. Jaquetas, peças amplas e o ponche aparecem com destaque. “É um esportivo com um pé no irreverente, pois as peças vêm bem coloridas”, avisa.

Sensual: Destaque para o viés andrógeno; cores intensas, como o vermelho; inspiração nos anos 30 e 40, e, principalmente, na figura de Marlene Dietrich. “O comprimento das peças é maior, trata-se de um sensual bem comportado. A seda acetinada, a renda negra e o dourado total compõem muitas peças.” Fendas, decotes profundos nas peças únicas e peles coloridas,com destaque para a pele de cobra, surgem com destaque.

Irreverente:Esse perfil sofre influências do estilo andrógeno. As peças mostram combinações menino-menina. Os coturnos, bolsas boy, e estampas de bichos aparecerão nas vitrines. O “exagero”é embutido nas peças feitas para o público irreverente.

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