Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21º Congresso Nacional de Transportes Marítimos, Construção Naval e Offshore e, Exponaval


A Sobena em seu 44º ano realiza evento que focaliza o setor de serviços, a indústria naval, tecnologia e inovação. Está em voga a competitividade, como o Brasil poderá voltar a ser o grande País industrial neste setor, já que temos os melhores profissionais do mundo,e existe um mercado global com alta demanda.

Toda discussão se dá num ambiente de desenvolvimento sustentável, entendimentos entre instituições brasileiras e mundiais, ainda sob os avanços das tecnologias de águas profundas que possibilitaram a auto-seuficiência na produção de petróleo que foi alcançada este ano de 2006. Portanto, perspectivas concretas para uma ativa produção no setor.

É real o crescimento do setor óleo e gás, construção das plataformas submersíveis P-51 e P52, mostrando que o Brasil tem capacidade de competir a nível mundial neste segmento. - E em curso a demanda do Programa de Modernização da Frota da Transpetro por navios de grande porte. Convênios como o que foi realizado com o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Transpetro para o desenvolvimento tecnológico da indústria naval deu início, recentemente, a uma série de projetos tecnológicos da indústria naval, conduzidos no âmbito do Centro de Excelência em Engenharia Naval e Oceânica (CEENO), e implementados pela COPPE/UFRJ, IPT e USP, em colaboração com o CENPES – esclarece o diretor técnico da Sobena, Segen Farid Estefen.

O Congresso apresentará até 1º de dezembro Sessões Técnicas, Painéis Temáticos, com participação de 126 trabalhos, participação de convidado internacional, duas palestras de especialistas estrangeiros sobre a aventura brasielira do barco Brasil 1 na Volvo Ocean Race.

- E na sexta-feira, das 15h às 17h, acontece um evento pós-conferência, onde serão apresentados os principais pontos levantados nos Painéis Temáticos e discutidas formas de interação dos diversos setores da comunidade naval – lembra Segen.

Na abertura do evento, Paulo Sérgio Passos, ministro dos Transportes, Alte. Marcos Martins Torres, diretor do DPC da Marinha do Brasil, Wagner Granja Victer, secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Engº. Agenor César Junqueira Leite, diretor da Transpetro, Cláudio Decourt, (Syndarma), representante da Antaq, Firjan, o presidente da Sobena, candidato a reeleição, Alte. Armando de Senna Bittencourt.

O minsitro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos disse que há um clima de concreticidade para revitalizar o setor, e boa vontade política de governo federal para colaborar.

Wagner Victer continua com as críticas a licitação da Transpetro e ao que ele chama de estaleiros virtuais. Segundo ele a posição tomada pela companhia não condiz com a realidade da indústria naval brasileira.

A tarde continuou as apresentações de painéis pelo IPT, USP e COPPE/UFRJ, sobre o andamento de projetos para alavancar a demanda do setor no Brasil.

Para Nobuo Oguri nossos engenheiros continuam sendo os melhores do mundo e que os arranjos e adequação de um navio são apenas detalhes – explica o engenheiro. Então, mãos nas estratégias deve ser também o assunto dos próximos dias.

. Foto: José Paulo | Fator Brasil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira