Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2011 - 08:26

Fertilizantes querem conquistar as prateleiras dos petshops

Empresa especializada em produtos para cuidados com plantas participa pela primeira vez de feira Pet, em Belo Horizonte.

Começa no dia 02 e vai até o dia 05 de junho a Expovet —feira de negócios, serviços e produtos pet e veterinários—, que terá a sua segunda edição realizada no Expominas, dentro da programação da Superagro —maior e mais diversificada mostra do agronegócio mineiro. Essa é a 7ª da Superagro e 2ª edição da Expovet, mas, é a primeira vez que uma empresa especializada em produtos para cuidados com plantas participa de uma feira veterinária. A Biofert que atua nesse mercado há 16 anos e criou no Brasil o conceito “plant food” tem objetivo de apresentar essa nova oportunidade de negócios para os profissionais ligados a petshop.

Segundo a sócia-diretora da Biofert, Erlana Castro, a união dos conceitos pet (estimação), vet (animais) e garden (plantas) movimenta bilhões em outros países, mas essa realidade de consumo ainda não é devidamente atendida no Brasil. A ideia do plant food é justamente essa, que a pessoa alimente sua planta de estimação como o faz com seu animal doméstico, procurando o melhor produto, mais nutritivo, mais saudável, mais fácil de utilizar e mais sustentável. “Essa abordagem é absolutamente nova no país para essa categoria de produtos. Estimamos que haja potencial para atingir milhões de consumidores e veremos crescer exponencialmente o tamanho do nicho de mercado atual, composto predominantemente de profissionais e especialistas em plantas”, diz Erlana.

Planta também é pet- Nesse sentido a participação na Expovet é estratégica. Na ocasião a Biofert apresentará essa nova oportunidade de negócio aos donos de petshop e veterinários, no espaço denominado “Planta também é pet”. De certa forma a proposta é “alargar” o conceito de pet que é praticado atualmente no país. Segundo Erlana, Pet é tudo aquilo que é de estimação, sejam animais e/ou plantas. Os consumidores que amam bichos e plantas já vivenciam esse conceito; afinal complementa Erlana, “em um mundo onde cachorro é filho, planta é cachorro!”.

Mudança de visão- Dados do Instituto Ipsos/Marplan —referência em pesquisa de mídia e hábitos de consumo— revelam que cuidar de plantas e praticar jardinagem é uma das quatro opções de lazer mais apreciadas entre os brasileiros das classes A e B, acima dos 25 anos. Esse consumidor certamente já compra plantas nas redes de autosserviço e a maioria possui animais de estimação. Erlana acredita que, quem possui um animal de estimação já tem um olhar mais sensível e afetuoso para tudo o que é vivo e também para a natureza. “Boa parte dos consumidores que frequentam e são fiéis a um petshop também compram fertilizantes e outros produtos para as plantas, só que em outros estabelecimentos. É aí que ocorre uma oportunidade para os donos de petshop e veterinários: vender também alguns produtos especiais para essas plantas de estimação”, observa a sócia-diretora da Biofert, que fabrica produtos Premium para plantas, atóxicos e ambientalmente responsáveis, ideais para quem tem animais e crianças em casa.

Segundo a organizadora da Expovet, Fabiana Braz, os grandes petshops já estão variando os produtos oferecidos em seu mix com sucesso. “A participação da Biofert na feira vai levar essa visão abrangente de negócio para os expositores do setor. Essa é uma forma de estimular os donos de petshop a oferecer produtos diferenciados para os clientes. Então, basta apenas frisar esse novo mercado para os empresários do setor, assim, será uma questão de tempo para a mudança de hábito e visão”, pondera.

Erlana completa que o segmento precisa compreender que essa é uma leitura lúcida de mercado e que não se trata de uma tendência e sim de uma realidade, afinal, o consumidor final é o mesmo e já compra os produtos tanto para planta, quanto para animais. Mas, para que esse comportamento seja refletido em um boom de vendas é preciso que o setor desperte o olhar para a necessidade que já existe e aposte, como aconteceu com o mercado de Pet. “Planta é pet, e é um pet que todos podem ter sem limitação de sexo, idade ou classe social”, exclama Erlana.

Faturamento do pet de jardinagem e veterinário- O mercado de pet no Brasil é o segundo maior do mundo segundo Fabiana. Assim como no Brasil, Minas Gerais registra um mercado em expansão, no qual empresas e indústrias investem cada vez mais em produtos para saúde e nutrição voltados para pequenos animais. O Estado reúne aproximadamente de 6,5 mil estabelecimentos petshops e perto de 8 mil médicos veterinários.

A floricultura movimenta aproximadamente US$ 1 bilhão por ano no Brasil, registrando uma evolução anual contínua, embora seja um faturamento três vezes menor que os pet. Para Erlana, essa grande diferença não está relacionada apenas à oferta ainda limitada dos produtos garden e sim, pela falta de maturidade dos varejistas em relação a esta categoria. “Pelo o que acompanho em visitas técnicas aos supermercados de todo país, quando os produtos para cuidados com plantas estão associados às plantas (localizados ao lado das plantas nas prateleiras), as vendas são em média 50% maiores do que quando eventualmente estão numa gôndola de “bazar” no fundo da loja; o que infelizmente ainda é a realidade encontrada. No final das contas, o consumidor leva a planta e esquece de levar o fertilizante. Vender planta e não vender Biofert é como vender cachorro e não vender ração!”, compartilha Erlana.

Perfil-Biofert é uma linha Premium completa de fertilizantes líquidos de resultado rápido que atende com eficiência a 100% das necessidades de nutrição de plantas domésticas, jardins, quintais, pomares, hortas e plantas de estimação de todas as espécies. A empresa possui 16 anos de mercado e a fórmula super inovadora de seus produtos desenvolvida cientificamente ofereceu ao consumidor pela primeira vez a possibilidade de adubar plantas via foliar com macro e micro nutrientes ao mesmo tempo. [www.biofert.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira