Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2011 - 08:42

Remédios vencidos devem ser descartados em local correto

Donas de casa não podem despejar o medicamento no lixo comum.

Santos - O que você faz quando descobre que os remédios da sua farmacinha caseira estão vencidos? Junta todos e joga tudo no lixo comum? Pois saiba que essa é uma prática perigosa, e que pode contaminar o meio-ambiente. Um estudo feito pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas Oswaldo Cruz entrevistou 1.009 pessoas na cidade de São Paulo e mostrou que apenas 2,7% dos entrevistados já havia recebido alguma orientação sobre descarte de medicamentos vencidos. O levantamento constatou que 75,32% das pessoas descartam no lixo doméstico e 6,34% jogam na pia ou no vaso sanitário. E mais, 92,5% nunca perguntaram sobre a forma correta de fazê-lo.

De acordo com Rosângela Greghi Santos, responsável pelos medicamentos manipulados da Ao Pharmaceutico, empresa que atua há 27 anos na Baixada Santista e que recebe em suas filiais esse material para descarte correto, o Conselho Nacional do Meio Ambiente estabelece normas somente para o descarte de medicamentos e lixo hospitalar de órgãos ligados à saúde pública, como clínicas e hospitais, mas não há nenhum tipo de regulamento sobre o descarte domiciliar. A orientação da prefeitura é de que os medicamentos vencidos sejam levados aos postos de coleta de lixo tóxico. “Ao Pharmacêutico está agindo, de forma direta, fazendo o recolhimento deste material em nossas filiais. Afinal, é uma questão que necessita atenção, principalmente pela urgência em tomarmos uma postura ambientalmente correta” afirma.

Rosangela alerta também que qualquer medicamento ingerido, independente do tipo, é eliminado do organismo por meio da urina. Estudos comprovam que a maioria dos antibióticos é eliminada em sua forma original, e estes resíduos vão direto para o esgoto, chegando a rios e mares. “Os processos de tratamento da água não conseguem eliminar estes resíduos por completo, e em contato com a água, esses produtos podem contribuir para a existência de bactérias cada vez mais resistentes”, explica.

O descarte inadequado de medicamentos prejudica a fauna, contaminando animais e, conseqüentemente, a saúde do homem, tanto pelo surgimento de microorganismos mais resistentes como pela contaminação dos alimentos. Alguns estudos sugerem ainda outras conseqüências, como o aumento nos casos de alergias a remédios e alteração nos padrões da voz em homens, distúrbios de comportamento e puberdade precoce, por causa da concentração de hormônios femininos na água.

Ao Pharmacêutico - Há 27 anos no Mercado, a Ao Pharmacêutico é a única do segmento em toda a Baixada Santista a possuir o selo ISO 9000, o que confere ao consumidor confiança de receber produtos com qualidade. A farmácia atua como um “Centro de Serviço à Saúde”, que oferece uma vasta gama de informações atuando de forma sinérgica e complementar ao profissional médico. A Ao Pharmacêutico oferece uma série de programas para diabéticos, idosos e também para o público feminino. Há também aulas de culinária, workshop com dicas de beleza e palestras informativas.

Perfil-A Office 3 é uma empresa que atua há quatro anos na área de Comunicação, assessorando empresas a como estabelecer e manter relacionamento com a mídia. A agência é responsável por todo o plano de comunicação dessas empresas, criando e mantendo oportunidades de relacionamento com a imprensa e com o público-alvo de cada uma delas, garantindo visibilidade e enaltecendo a credibilidade já alcançada. Hoje, a empresa atua também como um departamento de comunicação terceirizado que visa atender o cliente nas diversas áreas da comunicação. A Office 3 atende clientes das mais diversas áreas, como direito, decoração, recursos humanos, editoras, saúde, bem-estar e educação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira