Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2011 - 08:08

Vila do Aço leva mini usina de reciclagem de embalagens de aço para Fispal Tecnologia 2011

Máquina de reciclagem mostrará desde o processo de separação das embalagens de latas de aço pós-consumo nas cooperativas até o envio do material para a siderurgia, que o reutiliza para diferentes fins

A Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) leva para a Fispal Tecnologia, maior feira do setor de embalagens, processos e logística para as indústrias de alimentos e bebidas da América Latina, que ocorre entre os dias 07 e 10 de junho, a principal atração da Vila do Aço: o ExpoAço. Espaço com painéis que explicam como funciona a reciclagem de latas de aço e qual o papel do consumidor para que haja efetivamente o retorno das embalagens pós-consumo para a reutilização. “Queremos reforçar a importância da reciclagem da embalagem de aço pós-consumo e incentivar o uso desse material que não prejudica o meio ambiente”, afirma Thais Fagury, gerente Executiva da Abeaço.

O público poderá ver de perto a mini usina com as diferentes etapas do processo de logística reversa: a seleção dos materiais, a prensagem das latas e a esteira que direciona os fardos para o destino final. “A máquina mostrará desde o processo de separação nas cooperativas até o envio do material para a siderurgia, que o reutiliza para diferentes fins”, diz Thais.

As embalagens de aço são 100% recicláveis e retornam à condição de matéria-prima com alto valor comercial. Atualmente são reciclados no Brasil aproximadamente 47% das embalagens de aço. A projeção é aumentar esse percentual para 70% dentro de cinco anos, com a construção de centros de reciclagem. Com um sistema de reciclagem efetivo, haverá aumento na reciclagem das demais latas de aço utilizadas para derivados de tomate, conservas alimentícias, tintas e produtos químicos.

Este é o segundo ano consecutivo em que os principais fabricantes de latas de aço do País estarão reunidos em um único estande, com cerca de 1.200 m². O espaço contará com a participação de nove associados da Abeaço: Brasilata, Cerviflan, CSN, Litografia Valença, Metal Latina, Prada, Rimet, Rojek e Silgan White Cap. A ação tem ainda apoio da Metalic, Valspar, SuperBom e Quero Alimentos.

Com um espaço maior que no ano passado, a Vila do Aço estará localizada estrategicamente ao lado de uma das entradas da feira, na Rua A/B/C, estande de número 256. Cada associado terá um estande particular para apresentar suas novidades e receber seus visitantes com privacidade.

Reciclaço - Outro dado que merece destaque é que as latas de aço para bebidas no Brasil registram o índice de reciclagem de 82%, um recorde mundial. Só no carnaval deste ano, catadores de diversas cooperativas das cidades de Salvador (BA) e Recife (PE) recolheram aproximadamente 9 milhões de latas de aço para bebidas – refrigerante e cerveja -, o que representa cerca de 272 toneladas de aço. 100% reciclável, a matéria-prima foi vendida para as siderúrgicas, que a reutilizaram para a fabricação de novo aço para os mais diversos segmentos, como construção civil, automóveis ou mesmo embalagens. A ação foi coordenada pelo Projeto Reciclaço, uma iniciativa do poder privado criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e incentivar a valorização das embalagens de aço pós-consumo para fins comerciais.

Centro-modelo de logística reversa - A reciclagem de metais vai ganhar um sistema próprio de logística reversa. A Abeaço anuncia a construção de um centro-modelo com término previsto para o segundo semestre deste ano, que vai reciclar embalagens de aço pós-consumo para contribuir com o meio ambiente e com a economia nacional. O centro faz parte do projeto que receberá latas e tampas de aço da indústria, do varejo, de cooperativas, de catadores, do consumidor final etc., facilitando o descarte. Como o metal é totalmente recuperado, a matéria-prima será encaminhada para as indústrias siderúrgicas, que a reutilizarão para diferentes fins.

O centro-modelo será construído em São Paulo, onde está situado o maior número de cooperativas de reciclagem e de catadores. O custo do investimento inicial do projeto será dividido entre fabricantes de embalagens de aço, siderúrgicas e envasadores interessados em participar da iniciativa. A proposta é replicar o centro para todas as regiões da capital paulista até o fim de 2011.

Além de ser um facilitador, o novo centro de logística reversa deve estimular o mercado siderúrgico, pois o reaproveitamento do aço é importante na redução de custos das empresas. O projeto permitirá o registro de dados reais e auditados da reciclagem das latas de aço. As cooperativas interessadas em participar receberão o selo do projeto por realizarem a coleta das latas de aço.

.[Vila do Aço, Rua A/B/C, número 256 e acontece de 7 a 10 de junho, das 11h as 20h,n o Pavilhão de Exposições Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana, São Paulo. http://www.abeaco.org.br/abeacofispal2011.html | Fispal: http://www.fispaltecnologia.com.br].

Perfil-A Associação Brasileira de Embalagem de Aço foi criada em maio de 2003 com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. A entidade sem fins lucrativos investe e apóia em iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidades sociais, para aproximar os interesses de toda a cadeia produtiva para desenvolver soluções e produtos, no Brasil e no exterior. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço.

Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira