Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2011 - 08:24

Canal Futura e CPFL Energia estreiam série sobre os caminhos da energia no Brasil

Novo programa começa hoje e tem apresentação do navegador Amyr Klink

A partir do dia 1º de junho(quarta-feira), os espectadores vão poder navegar pelos Caminhos da Energia, novo programa do Canal Futura, produzido em parceria com a CPFL e apresentado por Amyr Klink. Em formato documental, a série mostra como a energia está presente em nosso dia a dia e reflete sobre as possibilidades de seu uso de forma eficiente e sustentável para garantir o bem estar das pessoas no planeta.

O programa, produzido pela Giros e dirigido por Belisário Franca, apresenta as diversas formas de energia usadas desde os primórdios até as descobertas tecnológicas que aceleraram o desenvolvimento dos países e proporcionaram mais conforto às sociedades. A série mostra também como a preocupação com os recursos finitos de fontes energéticas levaram à busca pelo uso de fontes renováveis e menos nocivas ao meio ambiente.

Caminhos da Energia tem foco no Brasil, mapeando a atual matriz energética brasileira e apontando as possibilidades de geração, distribuição e consumo de energia. Apresentada pelo navegador Amyr Klink, a série é pontuada por entrevistas de mais de 50 especialistas, que apresentam o contexto histórico, mostram números e opinam sobre os diferentes caminhos que o Brasil pode seguir para diminuir o impacto da geração e consumo de energia no meio ambiente.

Amir Klink costura os conteúdos desta questão por meio de intervenções sobre suas experiências pessoais e reflexões desenvolvidas sobre o tema. “O barco é uma espécie de unidade para pensar de forma eficiente o uso de energia”, diz Klink, que contou também já ter percebido as mudanças climáticas por que passa o planeta em suas viagens para a Antártica.

Para reforçar o caráter de prestação de serviços, a parceria Canal Futura-CPFL produziu ainda uma série homônima de inter programas que trazem dicas para evitar o desperdício de energia e serão exibidas nos intervalos da programação.

A CPFL acredita que as recentes crises internacionais colocaram o tema da energia na agenda global e, por conta disso, a série Caminhos da Energia é pertinente para a compreensão desses cenários. “O mundo está numa fronteira de mudanças e precisamos entender a complexidade desse momento”, afirmou o diretor de Comunicação Empresarial da CPFL, Augusto Rodrigues. “Esse debate ocupou parte da nossa agenda corporativa nos últimos tempos. Assim, revisamos nossos direcionadores estratégicos, redefinimos a nossa visão e a nossa visão e, finalmente, incorporamos esse conhecimento e esses direcionadores em nosso Planejamento Estratégico, optando por um crescimento expressivo em energias renováveis”, completou.

O caráter de conscientização e formação cidadã é o principal destaque da série, segundo a gerente geral do Canal Futura, Lúcia Araújo. “O Brasil está diante de um momento de escolhas importantes acerca de seu modelo de desenvolvimento, o que envolve, entre outras questões, a matriz energética. Com essa série, queremos dar ferramentas para que o público também possa fazer suas escolhas, como consumidores e cidadãos”, completa.

A série de programas tem dez episódios, com duração de 30 minutos cada, e será exibida semanalmente, sempre às quartas-feiras, às 20h30. Embora haja a preocupação de situar a questão globalmente, o foco, ao longo de toda a temporada, está no Brasil e em como o país pode continuar gerando e consumindo energia de maneira sustentável. Dentre as fontes ouvidas estão os especialistas Fábio Feldman, Sérgio Besserman (PUC-Rio), José Goldemberg (USP), Luiz Pinguelli Rosa (Coppe/UFRJ) e Roberto Schaeffer (Coppe/UFRJ); o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tomasquim; o presidente do Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp; o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Carlos Nobre; o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner; o presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales; David Zylbersztajn e o coordenador do Programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil, Carlos Rittl.

A série de interprogramas também tem dez peças, com duração de um minuto cada. Com linguagem direta e simples, os interprogramas buscam estimular uma mudança comportamental nos telespectadores mostrando como é possível poupar energia em casa, no trabalho e nas horas de lazer. O uso de pilhas, eletrodomésticos, lâmpadas e água, além de aspectos sobre telecomunicação e construção sustentável, são alguns dos temas abordados.

Além da exibição no Canal Futura, a série também estará disponível no site do FuturaTec, a videoteca gratuita do Canal Futura, para download dos usuários cadastrados no sistema. O FuturaTec é reservado a instituições educacionais que usam o conteúdo do canal como material pedagógico e, hoje, conta com mais de seis mil instituições inscritas, sendo a grande maioria escolas e universidades.

Caminhos da Energia, com estreia, no dia 1º de junho (quarta-feira), às 20h30. Reprise: sábado, 16h30 e domingo, 06h30|Duração: 30 minutos |Classificação: livre.

Canal Futura-O Canal Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social, que opera a partir de um modelo de produção televisiva educativa, participativa e inclusiva, não-comercial, não-governamental, sem fins lucrativos e de interesse público, com base em parcerias que articulam e mobilizam uma rede social em vários estados brasileiros. Quarenta e quatro milhões de pessoas assistem regularmente à programação, por meio de antenas parabólicas, TVs por assinatura, TVs Universitárias parceiras, sendo, em algumas localidades, em canal aberto (UHF e VHF). O Canal Futura é resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são: Bayer Schering Pharma;Confederação Nacional da Indústria (CNI), CNN, FIESP, FIRJAN, Fundação Bradesco; Fundação Itaú Social; Fundação Vale; Gerdau; Grupo Votorantim, Rede Globo e Sebrae.

CPFL Energia-A CPFL Energia é uma holding do setor elétrico brasileiro que atua por meio de suas subsidiárias nos negócios de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica e serviços de valor agregado, sendo o maior grupo privado do setor, no país. Sua matriz de geração, predominantemente limpa e renovável, é composta por hidrelétricas, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), parques eólicos e térmicas a biomassa de cana-de-açúcar e a óleo combustível. É líder em distribuição, com 13% de market share; líder em comercialização, com 16% do mercado; e 2º maior grupo privado em geração de energia do Brasil. Reconhecido como referência internacional em governança, excelência e sustentabilidade corporativa, o Grupo possui ações listadas em segmentos diferenciados nas Bolsas de Valores de Nova Iorque (ADRIII) e Novo Mercado Bovespa, com acesso aos mercados de capitais doméstico e internacional.

Sinopse por Episódio – Programas: Episódio 1: Energia é tudo- O primeiro episódio da série desvenda o funcionamento da cidade e sua dependência por energia como conseqüência do nosso estilo de vida. Como a energia foi percebida há séculos? Que logística faz com que chegue aos lares brasileiros? Quanto uma cidade contemporânea brasileira consome? Estamos vulneráveis num futuro próximo? Que fontes alternativas estão sendo experimentadas? Qual é o potencial brasileiro de superação numa possível crise energética?

Participam deste episódio: Carlos Nobre (pesquisador do INPE); David Zylbersztajn (especialista em Energia); Fábio Feldmann (consultor em Sustentabilidade); Hermes Chipp (presidente da NOS); José Goldemberg (professor da USP); Maurício Tolmasquim (presidente da EPE); Nelson Hubner (diretor geral da Aneel); Roberto Schaeffer (professor da Coppe UFRJ) e Luiz Pinguelli Rosa (diretor da Coppe UFRJ).

Episódio 2: Tudo é energia- Neste episódio são analisadas as diversas fontes energéticas e sua importância ao longo dos séculos em uma viagem que chega ao estágio atual da produção e consumo de energia. Os telespectadores poderão conhecer também experiências de pessoas pessoas da cidade contemporânea que ainda utilizam fontes primitivas de energia de forma criativa e eficiente, como um fogão à lenha, um moinho ou carroças movidas à tração animal.

Participam deste episódio: Arildo Resende (produtor rural); Claudio Sales (presidente do Instituto Acende Brasil); José Goldemberg (professor da USP); Luiz Carlos Soares (historiador); Sérgio Besserman (prof. de Economia da PUC-RJ) e Roberto Schaeffer (prof. da Coppe UFRJ).

Episódio 3: A (r)evolução-Neste episódio, o tema é a Revolução Industrial e como o carvão mineral passa a ser o foco de fonte energética – alavancando os processos urbanos e industriais; o desenvolvimento no uso de locomotivas, navios e máquinas a vapor; e o crescimento acelerado das áreas ricas em reservas de carvão mineral. O episódio traça um breve panorama da descoberta e produção do carvão mineral no Brasil e mostra de que forma é utilizado, ainda nos dias de hoje, seja no setor industrial - siderurgia principalmente -, seja para geração de energia elétrica. Se, por um lado, ele permanece como a segunda fonte de energia elétrica mais utilizada em todo o mundo, ainda produz muito impacto ambiental.

Participam deste episódio: Alfredo Febel (engenheiro de Minas da Carbonífera Criciúma); Fábio Marques (gerente da Plantar Carbon); Fernando Zancan (presidente da Associação Brasileira da Indústria de Carvão Mineral); José Otávio Brito (professor de Bioenergia), Luiz Gylvan Meira Filho (pesquisador do IEA – USP), Roberto Schaeffer (prof. da Coppe UFRJ), Sereno Chaise (diretor presidente da Eletrobrás CGTEE) e Rodrigo Ferreira (analista de projetos de carbono).

Episódio 4: E o mundo gira- No quarto episódio, o telespectador vai conhecer como o petróleo surgiu e tomou o espaço do carvão na indústria geral. Quais as vantagens e desvantagens da utilização do petróleo e porque a escolha dele como principal combustível no transporte é considerado um paradoxo? O programa apresenta ainda novas soluções no setor de transportes, relembrando tanto o carro movido a álcool de cana brasileiro como a utilização do carro elétrico.

Participam deste episódio: Adriano Pires (diretor da CBIE); David Zylbersztajn (especialista em energia); Ennio Peres (Chefe do Laboratório de Hidrogênio da Unicamp); Fábio Feldmann (consultor em sustentabilidade); Haroldo Lima (diretor geral da ANP); Isaac Quintino Ferreira (gerente da Usina de Biodiesel de Candeias); Jaime Lerner (arquiteto e urbanista); Marcos Jank (presidente da Única); Maria Antonieta Leopoldi (historiadora); Aedson Lopes (produtor rural), Juracy Souza (produtora rural), Carlos Rittl (coordenador do Programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil) e Paulo Cezar Coelho Tavares (vice-presidente de Gestão de Energia).

Episódio 5: E fez-se a Luz! -Este programa explora o momento da história onde passamos do uso direto de energias primárias (que já se encontram prontas na natureza, como a madeira e o carvão) para uma energia transformada pela engenhosidade humana, a energia elétrica. Especialistas analisam as diferentes fontes de energia elétrica – como a nuclear, a termoelétrica e a hidrelétrica – e revelam os impactos ambientais de cada uma delas, além de apontar os principais potenciais energéticos das diferentes regiões do Brasil. O mau uso da energia elétrica, os desperdícios e as conseqüências desses atos para a cidade e para o meio-ambiente também são problematizados neste programa.

Participam deste episódio: Claudio Sales (presidente do Instituto Acende Brasil); Hermes Chipp (presidente do Operador Nacional do sistema Elétrico – NOS; Luiz Eduardo Almeida (técnico em Telecomunicação); Luiz Pinguelli Rosa (diretor da Coppe UFRJ); Maurício Tolmasquim (presidente da Empresa de Pesquisa Energética - EPE); Nelson Hubner (diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel); Aquilino Senra (vice-diretor da Coppe UFRJ); Paulo Bombassaro (gerente de Engenharia e Planejamento de Rede – CPFL); Roberto Schaeffer (prof. da Coppe UFRJ); José Goldemberg (professor da USP) e David Zylbersztajn (especialista em Energia).

Episódio 6: A energia da água- Neste episódio, vamos nos aprofundar nos temas que circundam o aproveitamento da energia das águas. Conheceremos os prós e os contras da hidroeletricidade, e veremos casos que ilustram os sucessos e os fracassos dessa exploração. Responsáveis por 20% da energia elétrica gerada em todo o planeta, as usinas hidroelétricas representam apenas um dos possíveis usos do potencial das águas para geração de eletricidade. Ainda pouco explorada, a energia das marés, ondas e correntes marítimas é limpa, e poderá, no futuro, suprir uma parcela significativa da demanda energética mundial. O Brasil possui o segundo maior parque hidroelétrico do planeta, perdendo apenas para a China.

Participam deste episódio: Carlos Rittl (coordenador do Programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil); Claudio Sales (presidente do Instituto Acende Brasil); José Antonio Muniz Lopes (presidente da Eletrobrás): José Ferreira Abdal Neto (diretor de Operações da CPFL Geração); José Goldemberg (professor da USP); Luiz Pinguelli Rosa (diretor da Coppe UFRJ); Marcelo Kurokawa (gerente de operação e manutenção da Usina Monte Claro); Maurício Tolmasquim (presidente da EPE); Nasser Bhering Nasser (representante da Enercan); Segen Estefen (diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe UFRJ); Jadir de Souza (produtor rural); Rogério Rosa (morador de Campos Novos); Rodolfo Nardez Sirol (gerente de Meio Ambiente); e Luiz Carlos Soares (Historiador).

Episódio 7: O calor- Nesse episódio, vamos conhecer as usinas termoelétricas que, movidas a óleo, gás, biomassa e reações nucleares, são uma importante fonte da matriz energética mundial. O programa fala também da bionergia, uma das apostas mundiais para a sustentabilidade e investiga projetos que investem nesse potencial. Serão discutidos ainda assuntos polêmicos, como o tratamento dos rejeitos nucleares, os sistemas de segurança e os danos ao meio ambiente.

Participam deste episódio: Isaias Macedo (pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético – NIPE), Aquilino Senra (vice-diretor da Coppe UFRJ), Odair Gonçalves (presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN); Carlos Rittl (coordenador do Programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil); Luiz Roberto Cordilha Porto (diretor de Operação e Comercialização da Eletronuclear); Paulo Cezar Coelho Tavares (vice-presidente de Gestão de Energia – CPFL); Marcos Jank (presidente da União da Cana de Açúcar - Única), Marcos Balzon (coordenador de Elétrica e Instrumentação da Usina Baldin); Giovano Candiani (analista ambiental da Essencis) e Leonardo Vieira (pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – CEPEL).

Episódio 8 : Alternativas para geração de eletricidade- O sol e o vento são elementos importantes na busca por alternativas sustentáveis de geração de energia elétrica. Ao contrário dos combustíveis fósseis, que dependem de milhões de anos de decomposição e transformação orgânica, as energias solar e eólica são renováveis – ou seja, elas não se esgotam ao serem exploradas. Neste programa, iremos descobrir como apesar das limitações técnicas ainda existentes, as energias eólica e solar estão, de fato, ganhando espaço.

Participam deste episódio: Adrianno Rios (supervisor de planejamento da Wobben Windpower); Antonio Leite de Sá (pesquisador do Centro de Pesquisa Energia Elétrica Cepel); Marco Antônio Galdino (pesquisador do Centro de Pesquisa Energia Elétrica -Cepel), Paulo Cerqueira (Ministério de Minas e Energia); Pedro Angelo Vial (presidente da Wobben Windpower); Marcus Bernd (diretor da MPX) e Ricardo Simões (presidente da Abbeólica.

Episódio 9 : Soluções em eficiência energética e sustentabilidade no Brasil e no Mundo-As cidades crescem, a sociedade se transforma, e o consumo de energia aumenta. O resultado é o consumo excessivo de energia. Neste episódio da série, é investigado como reverter esta realidade com tecnologias mais eficientes e mudanças em nossos hábitos de consumo.

Participam deste episódio: José Goldemberg (professor da USP); Marco A. Fujihara (diretor da Key Associados); Jun Tanaka (engenheiro do Hospital da Unicamp); Carlos Augusto (gerente de Projetos Especiais – CPFL); Paulo Cezar Coelho Tavares (vice-presidente de Gestão de Energia – CPFL): Roberto Schaeffer (professor da Coppe UFRJ); Leonardo Vieira (pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – CEPEL); Fernando Alves Ximenes (cientista industrial); André Urani (economista); e Jaime Lerner (arquiteto e urbanista).

Episódio 10: Perspectivas de futuro para o sistema energético do Brasil - Neste último episódio da série, especialistas falam sobre as grandes apostas do panorama energético mundial, analisam as questões que mais preocupam a sociedade nas áreas de energia e meio ambiente, e investigam possíveis soluções para que o abastecimento de energia seja mais eficiente e sustentável. Os especialistas nos mostram diversos caminhos que podem ser traçados, e pontuam que, se antes a preocupação mundial estava voltada para a possibilidade de escassez de energia, hoje a crise tem o nome de aquecimento global.

Participam deste episódio: David Zylbersztajn (especialista em Energia); Roberto Schaeffer (prof. da Coppe UFRJ); Sérgio Besserman (prof. de Economia da PUC-RJ); Rodolfo Nardez Sirol (gerente de Meio Ambiente – CPFL); José Goldemberg (professor da USP); Nelson Hubner (diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel); André Urani (economista); Adriano Pires (diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura - CBIE); e Marco A. Fujihara (diretor da Key Associados).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira