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08/08/2007 - 06:18

Fevest reúne grandes marcas brasileiras e mostra as tendências da moda íntima, praia e fitness

Nova Friburgo, (RJ) — Brasilidade é o tema da 15ª edição da Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia e Fitness (Fevest), inaugurou dia 7 de agosto, em Nova Friburgo, região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Segundo os organizadores, a expectativa é de que até 10 de agosto, último dia do evento, mais de 15 mil visitantes passem pela feira e cerca de 1,5 mil compradores gerem nos próximos 12 meses em toda a cadeia produtiva do setor, na região, um volume de R$ 30 milhões, em negócios.

Durante a abertura do evento, considerado o maior salão de lingerie da América Latina, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, (FIRJAN), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, enfatizou que a Fevest propiciou aos empresários locais, com o apoio da Firjan e de outros parceiros, a consolidação do segmento têxtil como o mais importante pólo produtor. Ele ressaltou também a criação de um selo de qualidade.

O lançamento do selo de origem e qualidade vai atestar 0que os produtos fabricados em Nova Friburgo são bons. O selo segue o exemplo dos grandes vinhos da França, que demonstram que qualidade não é brincadeira. Além disso, capacita profissionalmente as empresas. Quando o comprador tiver certeza da qualidade dos produtos, os empresários podem inserir uma margem de preço maior porque o produto terá qualidade e origem. A idéia é expandir essa iniciativa para outras categorias apoiadas pelo Sistema Firjan, no Rio de Janeiro. Justamente para valorizar o que é produzido no nosso estado. Friburgo sem dúvida é um caso de sucesso apoiado pelo Brasil — adianta o presidente da Firjan.

Carlos Eduardo Lima, do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest), divulgou pesquisa inédita realizada pela FIRJAN. De acordo com o estudo, até maio de 2007, o Estado do Rio alcançou 21,26% de participação nas exportações brasileiras neste segmento, o que representa um crescimento de 91,36% em relação ao mesmo período de 2001. O valor agregado, indicador obtido pelo preço médio das exportações, alcançou de US$ 91,55 kg, um aumento de 6% em relação a 2001, superando em 135% o preço médio restante do País, de US$ 39, 2 kg.

Nas exportações, contribuímos muito para que o Estado chegasse, hoje, ao posto de segundo maior exportador de moda íntima, praia e fitness, vendendo para 58 países de todos os continentes, um crescimento de quase 100% em relação ao volume exportado em 2001 — acrescentou Lima.

Dentre as novidades da feira está o lançamento, a partir de setembro, de uma linha de crédito para micro e pequenas empresas criada pelo Banco do Brasil. Paulo Roberto Meinerz, Superintendente do banco, adiantou que a linha é recurso originado do Fat.

O BB aplica cerca de 65 milhões de reais em toda a região de Friburgo, valor correspondente a 30% do sistema financeiro, das 18 Instituições existentes na região. Desse montante, R$ 12 milhões são aplicados nas APL’s. Com a nova linha de crédito, intitulada como ‘Fat Giro Setorial’, cerca de R$ 28 milhões estarão disponíveis. O Fat terá juros de 8,5% ao ano e um prazo de 36 meses com carência de até 18 meses — conclui Meinerz.

Entre as autoridades presentes estavam: Fernando Pimentel [diretor superintendente da ABIT], Sergio Malta [diretor superintendente do Sebrae/RJ], Alexandre Navarro [Ministério da Ciência e Tecnologia], Saudade Braga [Prefeita do município de Nova Friburgo] e Luiz Fernando Pezão [governador em exercício do estado do Rio de Janeiro].

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