Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2011 - 09:01

Projeto de redução de perdas resultará em 99% de precisão na contagem de estoques das lojas da Droga Raia

Desenvolvido em conjunto com a Linx Prevenção de Perdas, o trabalho já proporcionou benefícios como melhor apuração dos resultados dos inventários, gestão da cadeia de suprimentos e informações mais reais sobre perdas.

Obter informações mais precisas e em conformidade com os melhores padrões de atendimento ao cliente e de gestão de estoques. Essas foram as necessidades que levaram a Droga Raia, a segunda rede do País em número de lojas, a desenvolver um projeto em parceria com a Linx Prevenção de Perdas, especializada em serviços que minimizam prejuízos relacionados a materiais, oportunidades, tempo e capital. O objetivo é implantar uma nova metodologia para melhorar a precisão dos inventários gerais de cada uma das lojas da rede, além de obter maior confiabilidade nos resultados.

"Consideramos a acuracidade e a qualidade do estoque fundamentais para o processo de supply chain, para a disponibilidade do produto ao cliente e para uma gestão estratégica de prevenção de perdas direcionada e norteada em resultados reais", ressalta Fernando Varela, vice presidente de Operações da Droga Raia. De acordo com o executivo, o varejo farmacêutico requer reposições de apuradas e estoques controlados em todas as lojas, por isto os erros de contagem de inventário devem ser próximos a zero. "Neste contexto, a apuração de forma correta permite direcionar ações, adquirir tecnologias e ainda reduzir e controlar quebras contábeis", complementa o Gerente de Prevenção de Perdas da empresa, Anderson Ozawa.

Realizado em duas fases, o projeto teve início em outubro de 2010 com um piloto que visava o desenvolvimento da metodologia e dos sistemas que seriam empregados. A segunda etapa teve início em janeiro deste ano contemplando a instalação do projeto em 116 lojas da rede dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Benefícios como melhor apuração dos resultados dos inventários, gestão da cadeia de suprimentos e informações sobre perdas mais reais, já podem ser sentidos. Espera-se ainda alcançar com o projeto 99% de precisão na contagem de estoque, tanto em valores monetários como em quantidades. Além disso, um acordo de SLA (service level agreement) definido entre os parceiros permite que novas lojas sejam atribuídas ou retiradas com base nos desempenhos apurados.

"A ideia é obter melhor gestão dos estoques não só na compra, mas também no abastecimento das lojas e, consequentemente, melhorar o atendimento ao nosso cliente. Além disso, é fundamental que a operação de inventário torne-se cada vez mais transparente para a loja e que ao final elas estejam mais organizadas para receber os consumidores", ressalta Ozawa.

Segundo Ozawa, a companhia sempre teve uma visão diferenciada em relação à utilização de inventários, enxergando-os não somente como necessidade contábil, mas, como instrumento de gestão. No entanto, até então não conhecia uma solução de mercado capaz de atender a essa demanda. Exatamente por isso, buscou um parceiro capaz de desenvolver e implantar uma metodologia de inventário mais adequada ao seu negócio.

Para a concepção do projeto, a Droga Raia contribuiu com um sumário de necessidades e a aplicação no contexto operacional, pois devido à peculiaridade do segmento em que atua possui uma visão de inventário e uma exigência por qualidade e precisão diferenciadas em relação ao mercado. Já a Linx Prevenção de Perdas, por focar na operação e necessidades específicas de cada cliente, empregou toda a sua expertise em hardware e softw are e a tecnologia de ponta da qual dispõe. Além disso, visando garantir serviços de alta qualidade, agregou métodos que garantissem a obtenção dos resultados desejados. Foram incorporados aos sistemas de gestão da rede de drogarias diversos processos, checagens e rotinas capazes de controlar a execução dos trabalhos em tempo real.

"O impacto desse tipo de medida em operações de inventário em lojas como as da Droga Raia permite controlar muitas rotinas passíveis de erros, minimizando riscos e melhorando significativamente a qualidade das contagens", conclui Claudio Landsberg, diretor da Linx Prevenção de Perdas.

A Linx Prevenção de Perdas é a mais nova unidade de negócios do Grupo, criada para atender à demanda de empresas que necessitam de um provedor especializado em soluções para reduzir perdas relacionadas a materiais, oportunidades, tempo e capital por meio de inventários, consultoria e inteligência de negócios.

Perfil-O Grupo Linx é líder em soluções tecnológicas de gestão empresarial para o Varejo, com mais de 5.000 clientes no Brasil, América Latina e Europa, conta com 52.000 PDVs instalados e tem foco exclusivo no Varejo. Presente no mercado há mais de 25 anos, atua nos segmentos de vestuário, calçados, supermercados, home centers, farmácias, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, acessórios e jóias, presentes, concessionárias, auto peças, food service, postos de combustível e entretenimento. O Grupo Linx conta hoje com mais de 1.200 colaboradores em sua matriz e filiais, além de dispor de unidades de relacionamento e parceiros distribuídos pelo Brasil e exterior. Para atender de forma integral às necessidades atuais do mercado varejista, o Grupo é composto por cinco Unidades de Negócio: Linx Sistemas, Linx Telecom, Linx Fast Fashion, Linx Logística e Linx Prevenção de Perdas.

Droga Raia- Fundada em Araraquara, interior de São Paulo, em 1905, a Droga Raia (BM&FBOVESPA: RAIA3) é a segunda maior rede de drogarias do País em número de lojas segundo a ABRAFARMA e a que mais cresceu nos últimos três anos. Sua trajetória de crescimento se baseia em sua vocação para cuidar, exercida há mais de cem anos, e num modelo de negócio focado em atendimento altamente qualificado aos clientes. A empresa inaugurou 53 filiais, encerrando 2010 com 350 lojas nos cinco maiores mercados farmacêuticos do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná), seis mil funcionários e faturamento bruto de R$ 1,9 bilhão.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira