Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2011 - 09:01

Pezão participa de reunião com Dilma para debater cronograma da Copa


Durante o encontro, Pezão apresentou o projeto executivo do Maracanã e afirmou que as obras estão dentro do cronograma.

Brasília - O governador em exercício e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, participou, no dia 31 de maio (terça-feira), de reunião, no Palácio do Planalto, com a presidenta Dilma Rousseff e representantes das 12 cidades-sede da Copa de 2014 para debater os cronogramas das obras de infraestrutura e construção de equipamentos esportivos.

Durante o encontro, Pezão apresentou o projeto executivo do Maracanã e afirmou que as obras estão dentro do cronograma.

“A reforma do Maracanã, além de atender às exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para a Copa, tem que se adequar às normas do Comitê Olímpico Internacional, para receber as competições dos Jogos Olímpicos de 2016. Cerca de 90% das demolições na parte interna já foram concluídas e a construção das fundações das arquibancadas e rampas de acesso também já começou. Tenho certeza de que o estádio será um dos mais modernos e confortáveis do mundo”, disse Pezão.

As reuniões acontecerão a cada três meses, a pedido da presidenta, que solicitou celeridade no andamento das obras e advertiu que aquelas que não forem iniciadas até dezembro deste ano não serão levadas adiante. Os projetos incluídos nos dois Programas de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Copa que não cumprirem os prazos serão transferidos para o PAC comum e deixarão de ter prioridade no repasse de recursos.

Concessão de aeroportos- Para atender as demandas dos aeroportos durante os jogos, Dilma anunciou concessões para os aeroportos de Viracopos e Guarulhos, em São Paulo, e de Brasília. O modelo definido é o de Sociedades de Propósito Específico (SPE), a sem constituídas por investidores privados, com participação de até 49% da Infraero.

O edital ficará pronto até o fim do ano. A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República estuda ainda concessão para mais dois aeroportos: Confins, em Minas Gerais, e Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou que, apesar dos atrasos, não pretende solicitar à Fifa a redução do número de cidades-sede.

“Não está no nosso horizonte essa redução. Precisamos que os governos atuem em conjunto, mas não se trata de uma competição entre eles, será uma competição saudável”, declarou Silva.

O marco legal de desapropriações também deve ser simplificado pelo governo federal. O decreto em vigor é da década de 40, com revisões feitas nos anos 70. A Frente Nacional dos Prefeitos apresentou 14 sugestões, que serão analisadas para que as devidas alterações na legislação sejam feitas. A presidente pediu o engajamento dos administradores municipais no convencimento dos parlamentares sobre a simplificação das licitações para as obras relativas à realização do mundial.

Os ministros da Casa Civil, Antonio Palocci, da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Miriam Belchior, da Justiça, José Eduardo Cardozo, dos Portos, Leônidas Cristino, do Turismo, Pedro Novaes, os presidentes do BNDES, Luciano Coutinho, e da Infraero, Gustavo do Vale também participaram da reunião.

Cidades-sede- Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, São Paulo, Salvador, Curitiba, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro receberão as seleções mundiais para partidas de futebol da Copa de 2014. Em várias dessas cidades há atrasos nas obras, como São Paulo e Natal. Já em Salvador e Belo Horizonte, segundo informações das prefeituras, os cronogramas estão sendo cumpridos dentro dos prazos indicados.

Centro de Mídia da Copa de 2014 -No último dia 27 de maio (sexta-feira), a Fifa informou que o Rio de Janeiro vai sediar o Centro de Mídia da Copa de 2014. No próximo dia 7, Curitiba sediará uma reunião com os organizadores do evento para a discussão sobre os preparativos. Encontros semelhantes acontecerão até o fim de julho em Porto Alegre, Brasília e Salvador.| Charline Fonseca/Secom.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira