Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2011 - 09:24

Empresas precisam de soluções de inteligência de negócios para garantir resultados satisfatórios hoje e no futuro

A vantagem competitiva das empresas não está mais baseada na excelência dos processos operacionais, que oferecem os softwares ERP e CRM, mas sim na gestão adequada dessas soluções. Para administrar uma organização, entre outras questões, é necessário transformar dados disponíveis (gerados pelos sistemas operacionais ou transacionais) em informações de qualidade, permitindo aos executivos tomar decisões mais rápidas, seguras e assertivas.

Empresas renomadas e bem-sucedidas, como Wall Mart, e cidades como Nova Yorque, adotam soluções de Business Intelligence (BI) para administrar o grande volume de informações de que dispõem com o dinamismo que o mercado exige. Com isso, elas ganham em agilidade e segurança na tomada de decisões. Isso sem falar nos “insights” que essa solução proporciona, por intermédio de análises detalhadas e simulações. Por outro lado, não contar com BI se traduz em mais tempo para se obter uma informação, bem como a falta de garantia na qualidade do dado, uma vez que os sistemas e processos transacionais estão cada vez mais complexos. Além disso, sabemos que o fator tempo se tornou um tema crítico. Um dado incorreto ou inconsistente para as decisões pode resultar em graves perdas à empresa.

Seja qual for o segmento ou porte da organização, os princípios de BI são os mesmos, já que a informação sobre o negócio é imprescindível para todos. A dificuldade de implementação também não deve ser um pretexto plausível para a adoção dessa solução. O processo é muito simples, acessível a qualquer profissional com noções de tecnologia. Basta possuir um banco de dados e um servidor de aplicação web e um sistema, sem a necessidade de instalação na máquina do usuário, apenas no servidor.

Diante de diversas alternativas de soluções do mercado, vale ressaltar que é difícil de escolher qual a mais adequada. Devemos destacar três pontos. Em primeiro lugar, uma boa solução de BI precisa atender aos usuários em toda a gama de necessidades de acesso, de dispositivos móveis ao papel. Segundo: a solução precisa ser flexível a ponto de responder às questões de BI corporativo com plena integração entre os diversos sistemas operacionais (transacionais e legados) que a empresa possui. Terceiro: possibilitar vários tipos de análises e periodicidades, ou seja, das informações gerenciais às operacionais em tempo real às mensais e diárias. Além dos itens citados, uma solução completa deve apresentar não somente as informações do passado, mas também possibilitar simulações e análises de tendências de maneira amigável e ágil sem dependência de TI. Contemplar todas as demandas gerenciais, que é elaboração/acompanhamento orçamentário e reportes financeiros gerenciais e operacionais, sem deixar de ser simples e intuitiva para o usuário final, são também exigências do mercado atual.

Não por acaso, as principais soluções buscadas nas ferramentas de BI atualmente são os painéis com indicadores operacionais, gerenciais e de controladoria, áreas que requerem combinar dados internos e externos da organização, incluindo informações da concorrência, de clientes e de fornecedores.

Em resumo, a disputa acirrada obriga os negócios a serem geridos de forma dinâmica e pró-ativa. As soluções de inteligência de negócios não servem somente para analisar o passado, mas principalmente simular e proporcionar maior previsibilidade no futuro, garantido assim o sucesso de uma organização.

. Por: Priscila Siqueira, gerente de Pré-Vendas da Oracle para a América Latina

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira