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03/06/2011 - 08:24

Firjan apresenta projeto de livro em comemoração aos 10 anos de apoio à moda


Bate-papo na Sala Vip da Firjan, no Fashion Rio, reuniu personalidades da moda carioca e para comemorar “10 anos de moda”.

O Sistema Firjan apresentou, no dia 1º de junho (quarta-feira), no Fashion Rio, o projeto do livro “10 anos de Moda”, que tem o objetivo de registrar a bem sucedida trajetória percorrida pela moda do Rio na última década. Para comemorar, Valéria Delgado e Cristiane Alves, do SENAI Moda e Design, comandaram um bate-papo, com criadores atuantes na cena de moda do Rio, na sala Vip da Firjan. Participaram Paulo Borges (Luminosidade), Jacqueline de Biase (Salinas), Fred d’Orey (Totem), Alessa Migani (Alessa) e Robert Guimarães (Babilônia). O presidente do Sindroupas, Victor Misquey, também esteve presente.

“Durante esses 10 anos em que vem contribuindo com a moda, a Firjan precisou mobilizar diversos profissionais que acreditaram e vêm participando das ações lançadas em prol do mesmo objetivo: transformar a moda carioca e brasileira em referência de mercado e competidor de potencial em todo o mundo”, disse Cristiane Alves, gerente do SENAI Moda e Design.

O livro “10 anos de Moda” está sendo preparado pelo SENAI Moda e Design e deverá sair em setembro. Ali serão apresentados os projetos e iniciativas que influenciaram e contribuíram para o fortalecimento da moda no Rio de Janeiro no período: o charme brasileiro da nossa moda praia e a fertilidade de eventos como o Rio Moda Hype, por exemplo.

“Escolhemos 10 projetos para registrar essa história que envolve: grandes grifes, grandes eventos e grandes parceiros”, disse Valéria. A Sala Vip da Firjan recebeu personalidades da moda, jornalistas, autoridades e diversos visitantes, que lotaram o estande. Moda praia e brasilidade foram destaque no bate-papo.

“A Salinas tem 29 anos, vai fazer 30. Fazemos desfiles desde 94, mas de uns 10 anos para cá, começamos a assumir a nossa brasilidade. Essa alma brasileira sempre esteve no nosso trabalho e foi ficando difícil não evidenciar isso”, disse Jaqueline de Biase, da Salinas.

“No início eu percebi que havia um gap no mercado. As pessoas frequentavam os lugar mais lindos, mas não se vestiam de acordo, especialmente os homens. Eu achava a moda surfwear muito careta, eu mesmo não gostava. Fizemos primeiro para eles, mas o público feminino começou a gostar e o crescimento foi algo natural. Pra mi, o grande mistério da moda é a longevidade.”, disse Fred D´Orey, da Totem, que aproveitou para parabenizar a Firjan pelo apoio ao setor de moda do Rio de Janeiro. “As iniciativas da Firjan ao longo desses dez anos têm sido cruciais para o sucesso de muitos profissionais de moda”, falou.

A estilista Alessa Migani, da Alessa, se disse feliz “por estar nesse sofá” de criadores de moda. “Crio para cariocas do mundo inteiro. Levo a moda de um jeito divertido, irreverente e debochado. Acho que o humor é a nossa marca”, afirmou. “Acho que é espontaneidade e profissionalismo no mesmo prato. Os cariocas que sabem fazer isso, fazem muito bem”, concluiu.

Emocionado, Robert Guimarães falou em seguida: “No momento em que a cidade abraçou a moda, nós começamos outro capítulo nessa história. Hoje a moda é reconhecida no estado como uma ação de cultura. Parece patético imaginar que moda não é cultura, que design não é cultura”, disse ele, elogiando também a parceria com a Firjan.

“Nunca o Brasil foi tão cobiçado pelo mundo, e os cariocas e brasileiros têm a grande oportunidade de responder a essa transformação mundial. A moda e o design, como segmentos da criação, terão a grande oportunidade de estar não somente colaborando, mas ajudando a escrever a história no mundo”, completou Paulo Borges, organizador do Fashion Rio e do Rio-à-Porter.

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