Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/06/2011 - 08:39

LLX obtém autorização para parque de tancagem de petróleo

A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, recebeu da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a autorização para construir uma Unidade de tancagem e tratamento de petróleo (“UTP”) no Superporto do Açu, com capacidade de armazenamento de 14 milhões de barris e de processamento de 1,2 milhões de barris por dia.

A UTP, que já possui a Licença de Instalação do INEA (Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro) desde setembro de 2010 e conta com 28 tanques de armazenamento, será uma das maiores bases logísticas dedicadas ao petróleo do Brasil.

A Unidade do Superporto do Açu terá capacidade para tratamento de 1,2 milhão de barris por dia (capacidade estática de 13,5 milhões de barris) e áreas para estocagem, processamento e movimentação de petróleo cru.

O Superporto, além de viabilizar o transporte do petróleo nos maiores navios em operação (VLCC e Chinamax) com fretes menores, poderá atender ao crescimento significativo da movimentação de petróleo no Brasil, especialmente nas bacias do pré-sal.

No local serão realizadas atividades de desaguamento, dessalgamento e blendagem do petróleo, o que melhora a qualidade e agrega valor ao petróleo exportado.

“Esta autorização confirma a vocação do Complexo Industrial do Superporto do Açu para se tornar o novo pólo de Petróleo e Gás para as Bacias de Campos, Santos e Espírito Santo agregando valor ao petróleo exportado“, comentou Otávio Lazcano, Diretor Presidente da LLX.

Perfil da UTP- O petróleo será transportado das plataformas até o TX1 no Superporto do Açu por navios FPSOs, próprios para este produto. Entre o local para atracação dos navios e a unidade, o petróleo será movimentado por dutovia.

Todas as operações para tratamento do produto serão realizadas em terra, com o uso de modernas tecnologias para construção, operação e combate a emergência.

Perfil- A LLX foi criada em março de 2007 com o propósito de prover o país com infraestrutura e competências logísticas, principalmente no setor portuário.

Seus projetos possuem localização estratégica e profundidade adequada aos maiores navios, utilizando a mais moderna tecnologia portuária. Isso resulta em operações eficientes e de baixo custo.

O Superporto do Açu é um Complexo Portuário Privativo de Uso Misto, com dois terminais, um offshore e outro onshore, em construção em São João da Barra, norte fluminense, próximo à área responsável por 85% da produção de petróleo e gás do Brasil, sendo o maior investimento em infraestrutura portuária da América Latina.

Com um projeto inovador, que utiliza modernas práticas de engenharia, construção e operação, o Superporto do Açu será comparado aos mais modernos e eficientes portos do mundo, como os da Ásia e Europa, preparado para receber navios de grande porte, como o Capesize, VLCC e Chinamax, que transporta até 400 mil toneladas de carga.

No total serão investidos R$ 3,4 bilhões no Complexo Portuário Privativo de Uso Misto do Superporto do Açu.

A LLX possui cerca de 70 memorandos de entendimento em negociação com empresas que querem se instalar ou movimentar cargas no Superporto do Açu. Entre eles está o acordo de cooperação com a Wisco, terceira maior siderúrgica da China, assinado com a EBX em novembro de 2009 para associação entre as duas empresas para a construção e operação de uma planta siderúrgica integrada no Complexo Industrial do Superporto do Açu. A previsão é que a siderúrgica tenha capacidade inicial para produção de 5 milhões de toneladas de produtos por ano, com a possibilidade de aumento nos próximos anos.

A LLX também assinou contrato com a ítalo-argentina Ternium para a instalação de parque siderúrgico no Superporto do Açu. O parque siderúrgico terá capacidade inicial de produção de 5,6 milhões de toneladas de aço bruto por ano.

Também foram celebrados dois contratos take or pay de longo prazo para serviços portuários. Um deles prevê o embarque de produtos fabricados no parque siderúrgico da Ternium, e o outro o desembarque de carvão. Com a Anglo American, a empresa possui um contrato take or pay para embarque de minério de ferro Superporto do Açu. Além disso, a LLX também assinou acordos comerciais com a Camargo Correa Cimentos e com a Votorantim Cimentos para a implantação de unidades industriais para a produção de cimento no Complexo Industrial do Superporto do Açu.

O início da operação do Superporto está previsto para o final de 2012. Os dois terminais, TX1 e TX2, reduzirão o gargalo logístico do Brasil com a criação do mais eficiente corredor para o comércio exterior do país, ligando os mais importantes mercados mundiais ao Complexo Industrial do Superporto do Açu.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira