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03/06/2011 - 08:55

Atividade do comércio cresceu 1,2% no mês de maio, revela Serasa Experian

Setor de Super e hipermercados foi o único a apresentar recuo no mês passado.

São Paulo – A atividade do comércio exibiu crescimento mais moderado em maio de 2011. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 1,2% no mês passado, comparativamente ao mês imediatamente anterior (abr/11), já descontadas as influências sazonais.

Em abril/11, a alta havia sido de 2,6% em relação a março/11, também neste mesmo critério de comparação. Na variação anual, isto é, contra o mesmo mês do ano passado (maio/10), a atividade do comércio em maio foi 11,0% superior a maio/10, ritmo anual praticamente idêntico ao verificado na comparação abril/11 contra abril/10 (+10,9%). No acumulado dos primeiros cinco meses deste ano, o movimento dos consumidores no varejo foi 9,5% superior ao verificado no período de janeiro a maio de 2010.

A alta de 1,2% em maio foi puxada pelos crescimentos de 2,6% no segmento de veículos, motos e peças e de 2,0% no segmento de material de construção. Os segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática, combustíveis e lubrificantes, e tecidos, vestuário, calçados e acessórios exibiram variações mensais positivas próximas a 1,0% em maio/11. Apenas o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas exibiu recuo no movimento em maio deste ano: queda de 3,2% em relação a abril/11. Este fato deveu-se ao excelente desempenho que este setor exibiu em termos de vendas de produtos relacionados à Páscoa que, neste ano, caiu em abril, provocando elevação de 4,3% no movimento varejista deste segmento na comparação com março/11.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, apesar da moderação da expansão do varejo verificada em maio (alta de 1,2%), este ritmo é bastante robusto, revelando que as medidas de fiscais e monetárias de combate à inflação até agora adotadas pelo governo, têm produzido efeitos ainda muito limitados no que se refere à contenção do consumo privado. Neste sentido, é de se esperar novas medidas adicionais nesta direção (por exemplo, continuidade da elevação dos juros), devendo produzir impactos mais significativos sobre a atividade do comércio e da economia como um todo ao longo do segundo semestre do ano.

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio- O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial. [www.serasaexperian.com.br | www.experianplc.com].

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