Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2011 - 09:51

SENAI é Top of Mind catarinense em ensino técnico e profissionalizante


SENAI foi a marca mais lembrada no estado e nas regiões Norte, Oeste, Planalto e Vale do Itajaí, em pesquisa realizada pelo Instituto Mapa em parceria com o jornal A Notícia

Florianópolis - Os catarinenses lembram em primeiro lugar de SENAI quando questionados a respeito de ensino técnico e profissionalizante. É o que revela a pesquisa Top of Mind, realizada há 17 anos pelo Instituto Mapa, em parceria com o jornal A Notícia, que, na noite de quinta-feira (02/06) realizaram uma solenidade de homenagem às marcas mais lembradas no estado e em seis regiões. Além do reconhecimento em âmbito estadual, o SENAI é mais lembrado em quatro regiões - Norte, Oeste, Planalto e Vale do Itajaí. Foram ouvidas 2,4 mil pessoas nas áreas urbanas de 27 cidades.

O modelo de educação por competências, que prioriza o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes de acordo com o perfil desejado pelo setor industrial, é a principal estratégia de mercado do SENAI de Santa Catarina, na opinião do seu diretor regional, Sérgio Roberto Arruda. O foco nas demandas das empresas se traduz em resultados para a indústria, que conta com uma força de trabalho alinhada às suas necessidades, e para os alunos, que aumentam suas chances de ocupar as vagas oferecidas. "Os reflexos se traduzem em números: mais de 90% dos egressos de cursos técnicos e superiores de tecnologia da instituição obtém emprego em suas áreas de formação até o término ou alguns meses depois de concluído o curso", afirma Arruda.

Além de pesquisas de mercado que indicam as áreas em que os profissionais são necessários, os cursos são estruturados com a participação das empresas em comitês técnicos setoriais. São reunidos grupos de empresas, entidades de classe, universidades e órgãos públicos, específicos para cada setor para a definição do perfil de saída dos profissionais. As conclusões subsidiam a formulação curricular do curso.

A execução dos programas também é sistematizada. Os alunos desenvolvem projetos integradores das diversas disciplinas, nos quais pesquisam e aplicam conhecimentos técnicos (saber), desenvolvem as habilidades (sabe fazer) e adotam os comportamentos esperados dos profissionais do terceiro milênio.

O alto índice de empregabilidade faz do SENAI uma instituição procurada por pessoas que desejam ter acesso ao mercado de trabalho. Embora sejam comuns também os casos de estudantes de cursos de bacharelado que realizam um curso técnico para complementar a formação universitária, o desafio natural é oferecer condições para aumentar as condições de empregabilidade das classes C, D e E. Nestes casos, a estratégia está mais diretamente relacionada aos custos e à ampliação de cursos gratuitos.

As pesquisas realizadas com alunos e ex-alunos indicam que a marca SENAI está associada a atributos como seriedade, qualidade e preocupação com o cliente. São os aspectos que fazem a marca ser lembrada e reconhecida e que são sempre reforçados nas comunicações e no relacionamento com os clientes.

SENAI Santa Catarina- Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância. No ano de 2010, o SENAI/SC registrou mais de 90 mil matrículas.

Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias a captassem recursos de inovação. [www.sc.senai.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira