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04/06/2011 - 10:14

Ford se conecta com consumidores em campanha inédita


JR Duran e Astrid Fontenelle | Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul, e Mark Kaufman, diretor de marketing para América do Sul

Com Ford Connect, empresa aposta no “olhar do consumidor” e nas mídias sociais para falar sobre toda a inovação, tecnologia, segurança e qualidade de sua linha de produtos .

A partir do dia 05 de junho (domingo), o público será convidado a conhecer uma Ford vista por outros olhos: os do consumidor. Batizada de Ford Connect, a nova campanha institucional da montadora é uma iniciativa inédita na indústria automotiva brasileira. Com a assinatura “Ford Connect, a história da Ford contada por pessoas como você”, a campanha é inovadora em vários aspectos: desde a forma como foi realizada, recrutando quatro consumidores nas mídias sociais para conhecer a empresa e seus produtos, até na escolha dos canais para sua veiculação, que vão além das mídias tradicionais.

Mais do que uma campanha publicitária, Ford Connect é uma atitude de marca. "A grande sacada desta campanha não é usar o depoimento de consumidores reais. É trazê-los para dentro da nossa casa e mostrar tudo, dos quartos à cozinha, ou seja, nossas fábricas, o campo de provas onde desenvolvemos e testamos nossos veículos, o atendimento na rede de distribuidores e os nossos produtos”, explica Maurício.

Para movimentar ainda mais a campanha, a Ford convidou 18 experts que se destacam nas redes sociais para acompanharem os consumidores nessa jornada pelo universo da empresa. Entre eles estão nomes como o da jornalista e blogueira Rosana Hermann – uma das precursoras e entusiastas das mídias sociais no país – até profissionais reconhecidos dentro e fora do universo online como o fotógrafo J.R. Duran, o músico Roger Moreira, a apresentadora Astrid Fontenelle, o DJ Camilo Rocha e o empresário Michel Saad, proprietário do Club Disco. Cada um deles acompanhou os consumidores em um dia de gravação, participando de missões criadas para gerar a interação com a empresa e com seus produtos.

Segundo Fábio Brandão, diretor de Criação da JWT, agência que desenvolveu a campanha, “a escolha por eleger experts do mundo digital tem duas funções prioritárias: apresentar e participar das missões que compõem os vídeos e também ampliar sua visibilidade. É uma ideia de mídia e criação ao mesmo tempo”.

Além dos 18 experts das redes sociais, as missões desenvolvidas para a campanha também contaram com a participação especial de empregados da Ford. Eles dividiram com os consumidores um pouco das suas experiências nas mais diversas áreas da empresa, desde a manufatura, passando pelas iniciativas ambientais e pelo desenvolvimento e testes dos veículos.

No total, serão mais de 100 peças publicitárias para jornal, revista, internet, TV aberta e a cabo, que serão veiculadas em três fases: “Introdução”, “Tradução” e “Conclusão”. Na fase de “Introdução”, as peças apresentam os consumidores e suas primeiras impressões sobre a Ford. Na fase “Tradução”, serão exploradas as experiências vividas no universo Ford através dos quatro pilares da marca - Qualidade, Criatividade, Segurança e Sustentabilidade - e as sensações que resultaram desse relacionamento. Já na fase “Conclusão”, as peças terão como tema a visão dos consumidores sobre a empresa após passarem por todas as atividades realizadas ao longo campanha.

A campanha Ford Connect estreia no dia 07 de junho tendo como foco os filmes produzidos especialmente para a internet. Na primeira fase, serão divulgados cerca de dez vídeos no[ www.fordconnect.com.br], e publicados anúncios nas principais revistas de interesse geral e segmentadas. Além disso, serão veiculadas vinhetas de 5 segundos na TV, que antecedem os filmes com versões de 30 e 60 segundos que entram no ar em breve.

Agência: JWT | Cliente: Ford | Produto: Primary Brand | Título: Connect | Atendimento: Sergio Silveira, Daniel Baena, Priscila Oliveira, Mariana Braga, Fernanda Santos, Nathalya Cardoso, Natalia Abud | Mídia: Ezra Geld, Ricardo Medeiros, Camila Bertoli, Gabriela Dib, Priscila Dias, Beatriz Guerdozi, Fabio Juliano, Fernando Brito | Planejamento: Ken Fujioka, Paulo Macari, Patrice Lamiral, Rafael Buciani, José Lucas | Direção de criação: Fábio Brandão e Rinaldo Ferrarezi | Redação: Raul Palhares, Rodrigo Visconti, Fábio Brandão | Direção de arte: Fábio Guimarães, Felipe Cretella, Fernando Sperb | Artbuyer: Vanessa Nunes | Fotógrafo: Bruno Cals | Produção gráfica: Flavio Schaefer, Flavio Colella, Maíra Chinaglia | Tecnologia: William Arantes, Hélio Valente, Vanderson Arruda, Luiz Ruiz | Montion design: Francisco Andrade | Gerente de projetos: Tatiana Hawthorne | RTV: Tina Araújo, Fabiola Camilo | Produtora: Hungry Man (TV) / Big Bonsai (Internet) | Diretor: Paulo Gandra (Hungry Man) | Felipe Briso (Big Bonsai) | Produção: Equipe Hungry Man | Gilberto Topczewski e Clara Ramos (Big Bonsai)| Montagem: Jair Peres (Hungry Man) | Carla Maimoni, Ricardo Carioba, Felipe Hassum (Big Bonsai) | Finalização: Hungry Man | Estúdios Mega | Laura Futuro e Daniel Amaro (Big Bonsai) | Produtora de som: Saxsofunny | Fine Tunning | Recohead | Maestro: Zezinho Mutarelli (Saxsofunny) | Arthur Joly (Fine Tunning | Recohead) | Locução: Paulinho Ribeiro | Aprovação do cliente: Mark Kaufman, Maurício Greco, Rode Alves, Andréa Colpas.

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