Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2011 - 10:24

Petrobras promove ações ambientais no Brasil Surf Pro

Maior competição do esporte do país.

No Ano Internacional das Florestas, a Petrobras, em parceria com o projeto Brasil Surf Pro 2011, lança a plataforma sustentável Surfe Pelas Florestas. Durante as cinco etapas da maior competição de surfe do país, serão realizadas ao longo de sete meses diversas atividades a fim de informar, educar e engajar a sociedade local e os surfistas em torno do tema “preservação das florestas”. A Petrobras é patrocinadora oficial do Brasil Surf Pro.

O objetivo do projeto é apresentar à população os valores ambientais e ações da Petrobras no Ano Internacional das Florestas, instituído pela ONU. Assim, o tema sustentabilidade será reforçado no universo dos surfistas e frequentadores da praia, promovendo um maior engajamento e, acima de tudo, mostrando que um evento com planejamento sustentável e ações socioambientais deixa legados para a região onde é realizado.

O lançamento da plataforma Petrobras Surfe Pelas Florestas ocorrerá na primeira etapa do BSP em Pernambuco, no município de Ipojuca, na Praia do Cupe, que será realizada de 08 a 12 de junho (quarta a domingo). As cinco cidades que sediarão o campeonato – as outras serão Ubatuba (SP), Rio de Janeiro, Búzios (RJ) e Florianópolis (SC) – reúnem diversos ecossistemas costeiros de Mata Atlântica: os mangues nas enseadas, a foz de grandes rios, as baías e lagunas de influência de marés, as matas de restinga nas baixadas arenosas do litoral e as florestas de pinheirais nos planaltos.

Para Rosane Aguiar, gerente de Programas Ambientais da Petrobras, a plataforma sustentável do BSP está alinhada ao compromisso da Companhia com o desenvolvimento sustentável. “Além de cuidar da gestão ambiental dos produtos e processos, a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, investe em projetos que buscam a preservação dos nossos rios, florestas e também da biodiversidade marinha. Integrar assuntos tão importantes no campeonato de surfe é uma oportunidade de juntar esforços em prol da conservação ambiental em nosso país”, afirma Rosane.

O projeto é formado pelas seguintes ações: Educação ambiental - atividades educacionais realizadas em escolas públicas e projetos sociais; Surfistas verdes - a alta performance dos surfistas nas ondas durante o Brasil Surf Pro recerá nota de 1 a 10 e estará diretamente relacionada ao plantio de árvores. A estimativa é que sejam plantadas 500 árvores até o final do evento para esta ação, dependendo da performance dos surfistas; Carboneutralização - todas as emissões de CO2 do campeonato e de seus participantes serão calculados e neutralizados com um número correspondente de árvores no corredor ecológico Tinguá-Bocaina no Rio de Janeiro; Expedições educativas - mutirões de limpeza das margens dos rios, lagoas, estuários e manguezais das hidrobacias próximas à área do campeonato. Os locais serão: Praia da Joaquina/Lagoa da Conceição (SC); Margem do Rio Itamambuca (Ubatuba/SP); Orla Bardot (Projeto Coral Vivo)/Búzios (RJ); Estuário do Rio Maracaípe (PE), e Lagoa de Marapendi (RJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira