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CANAIS

09/08/2007 - 10:28

ABN centraliza 2,4 mil terminais ATM

Banco elimina cerca de 1500 servidores que suportavam os terminais de auto-atendimento dos PABs (Postos de Atendimento Bancário) instalados em empresas e órgãos de governo

A PanData, líder em soluções de automação bancária, desenvolveu para o banco ABN- Amro-Real uma solução que centraliza o controle das operações de front-end de aproximadamente 2400 terminais ATM localizados em PABs (postos avançados de atendimento bancário) da instituição. Os terminais, que antes eram suportados por cerca de 1500 servidores individuais, são agora controlados de forma centralizada em um único servidor, através da solução da PanData. Com isto, o banco ABN-Amro obtém uma considerável economia em hardware, software (sistemas operacionais) e recursos de manutenção e suporte, já que o monitoramento das operações passa a ser feito remotamente, a partir do servidor.

O sistema oferece ainda maior agilidade na consolidação de dados das transações provenientes dos terminais. Outra vantagem da solução está em dispensar a dispendiosa instalação de software de acesso (SNA) em cada um dos ATMs, bastando apenas a distribuição de um simples sistema cliente do servidor de front-end PanData para os terminais.

Dono de um parque de ATMs com mais de 10 mil unidades espalhadas pelo País, o ABN-Amro Real já é usuário do sistema de auto-atendimento da PanData em todos os equipamentos da sua rede para suporte à totalidade das aplicações típicas de auto-atendimento, como saque, consulta e transferência de valores, num total de mais de 150 operações diferentes.

A nova solução para ATMs de postos avançados otimiza também os processos de ativação de novos PABs pelo ABN-Amro, já que os serviços de integração de equipamentos à rede passa a seguir um padrão definido, com boa parte dos serviços de configuração acontecendo remotamente. Segundo Walter Franco Tarabay, presidente da PanData, a centralização de suporte e gerenciamento deste tipo de serviço costuma ter rápido impacto sobre os custos de propriedade e sobre o desempenho da rede ATM. “Nossa preocupação central está em livrar a instituição bancária de eventos não produtivos para o seu negócio-fim e garantir o máximo desempenho com atualização on-line” afirma o executivo.

Além das soluções de ATM em uso no ABN-Amro, a PanData instalou recentemente um sistema de atendimento móvel em agências de grande movimento do banco. Trata-se de uma solução de caixa volante, baseada em dispositivos móveis, que permite aos atendentes irem até o cliente, em plena fila, para agilizar os serviços de balcão. A solução de atendimento móvel pode funcionar com conexões de rede Wi-Fi ou GPRS e é a primeira do País a suportar todas as operações típicas de um POS bancário.

Perfil da PanData - Fundada em 1988, a PanData é uma empresa de tecnologia de ponta para automação bancária e soluções para a indústria financeira em geral, presente nos maiores bancos do País e em instituições de todos os portes. Seu diversificado know-how inclui o domínio de áreas como automação de agência, mobile bank, segurança biométrica, integração web-top para ambientes de mainframe, sistemas de mensageria e toda sorte de aplicações de hardware e software exigidas para o controle e produtividade do setor. A empresa atua também como fábrica de software e conta com cerca de 150 funcionários, a maior parte deles com formação universitária, além de centenas de colaboradores alocados para projetos especiais. | www.pandata.com.br

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