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07/06/2011 - 09:53

Classe média está cada vez mais conectada e já acessa mesmos serviços em celulares que clientes A e B, aponta estudo da Kantar Worldpanel

Volume de aparelhos no país mantém ritmo de crescimento, em especial a classe C, em que quase metade dos consumidores acumula mais de uma linha.

São Paulo– Uma nova pesquisa da Kantar Worldpanel Brasil indica que a classe média utiliza os mesmos recursos de um aparelho celular, considerados de alto custo, que a classe AB. Esses consumidores acessam mais formas de se conectar com o mundo, sendo que, na camada social C, 8% já usam a internet móvel, antes limitada aos clientes de maior poder aquisitivo. Ainda nesse grupo, 11% têm a intenção de adquirir internet móvel, mas não sabem quando.

“Esses dados revelam que o aumento na renda tem propiciado novas experiências de compra à classe média, inclusive, com acesso a novos perfis de produtos que antes eram exclusivos das classes mais altas”, explica a diretora comercial da Kantar Worldpanel, Christine Pereira.

A classe C também é a que mais acumula linhas de celulares, ou seja, de todo o universo de usuários de 2 linhas, 40% é da classe C. Na classe AB, o percentual é de 31% e de 29% na DE.

De acordo com o estudo, 60% da classe média gasta mais de R$ 150,00 na compra de um aparelho celular e segue os mesmos motivos de escolha que os consumidores AB. O modelo e marca do aparelho é apontado por 25% dos entrevistados nas classes AB e C como decisivo no momento da compra. Na classe DE, o percentual é quase o mesmo: 24%. Promoções são o segundo fator que mais influencia os consumidores, 18% na classe DE e 16% nas classes C e AB. Funções e pacote multimídia correspondem a 14% dos motivos de compra nas classes C e AB e 11% na classe DE.

.Os serviços em celulares mais usados por cada camada social:

Outro dado interessante é a evolução mensal por classe no volume de linhas celulares. A classe C aparece como líder 57,2 milhões, a classe DE com 50,9 milhões e a AB com 39,5 milhões de usuários. No caso do número de smartphones no país, a classe média praticamente empata com a classe AB: 36,1 milhões de aparelhos contra 39,1 milhões, respectivamente. Na camada DE, a quantidade de smartphones é de 24,8 milhões.

Apesar do “boom” relacionado à conexão, envolvendo internet, celulares, computadores e TV paga, os telefones fixos seguiram estáveis nos últimos anos em telefonia fixa. Em volume de linhas, entre 2010 e 2011, o crescimento foi de 28,2% nas TV por assinatura; 22,5% em banda larga; 20% nos combos; 13,5% nos celulares e 0,5% em telefonia fixa.

Alta na renda da classe média - A pesquisa da Kantar Worldpanel apontou que, entre 2006 e 2010, a renda média da classe C subiu de R$ 1.324 para R$ 1.880. “O aumento na renda abriu novas possibilidade de produtos e serviços no setor comercial, fazendo a classe média se destacar em potencial de consumo mais do que as classes no topo da pirâmide social”, declarou Christine Pereira.

Apesar de todo esse potencial de gasto, a classe C ainda gasta três vezes menos que a classe AB com celular, apesar de dispor de quase os mesmos recursos tecnológicos. Na média, a classe mais abastada economicamente gasta R$ 32 por mês com celular, enquanto o setor social C gasta R$ 13 e a classe DE, R$ 10.

Com relação ao local de recarregamento do celular pré-pago, o supermercado é o preferido dos consumidores, com 19,5%. Em segundo lugar ficou farmácia com 19,3%; padarias e bares com 13,6%; bancas de jornal com 12,1% e lotéricas com 5,9%.

Perfil-Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento do consumidor, através de painéis de consumo contínuos. High Definition Inspiration ™ combina análises avançadas e soluções customizadas em pesquisa de mercado oferecendo insights com nitidez e clareza, tanto no quadro geral quanto nos pequenos detalhes que resultam em ações bem-sucedidas por seus clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram, o que usam e as atitudes por trás de seus comportamentos de compra se tornou moeda corrente no mercado para os proprietários de marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.

Com mais de 40 anos de experiência, formada por uma equipe com mais de 3.000 funcionários, e serviços que cobrem mais de 50 países, diretamente ou através de parceiros, Kantar Worldpanel apresenta High Definition Inspiration™ em campos tão diversos como o largo consumo, produtos por impulso, de bebês, de telecomunicações e entretenimento, entre muitos outros. [www.kantarworldpanel.com].

Perfil-Kantar é uma das maiores empresas do mundo de investigação, informação, e consultoria. Através da combinação do talento das suas 13 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights orientado a ações efetivas e inspiração para a comunidade empresarial mundial. Seus 26.500 colaboradores trabalham em 95 países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes insights de negócios a cada ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500.[www.kantar.com].

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