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09/08/2007 - 10:31

Polics tem ferramenta eficiente para Informes Legais

Atualmente, a esmagadora maioria das Instituições Financeiras possui um emaranhado de sistemas, proveniente de desenvolvimento interno e de fornecedores especializados em determinados segmentos, como Renda Fixa, Renda Variável, Operações de Crédito, Câmbio, Fundos, entre outros. Para extrair informações aos órgãos reguladores, como o Banco Central e a Receita Federal, os Contadores sofrem, juntando informações de diversos sistemas, cumprindo uma complexa agenda de obrigações diárias, semanais, mensais, trimestrais, semestrais e anuais e, principalmente, correndo um grande risco operacional por conta de inúmeras interfaces. O arquivamento de informações que estão espalhadas em diversos sistemas também não é trivial, o que causa transtornos à área de TI.

Para atacar esse problema, a Polics desenvolveu uma nova ferramenta, que tem o objetivo de extrair dados dos sistemas-legado, armazená-los em uma base centralizada, e gerar todas as informações legais a partir desta base.

A ferramenta da Polics gerencia a carga de dados do legado, calcula, aglutina e gera as informações legais por meio de uma agenda automática, operacionaliza o envio de arquivos ao Sisbacen e faz o arquivamento dos dados enviados.

“O produto representa ganho de produtividade e redução de riscos operacionais aos nossos clientes”, afirma Eric Barreto, Superintendente de Financial Services da Polics, e complementa: “O desenvolvimento do projeto foi motivado pelas novas exigências do Banco Central, de Basiléia II e Sarbanes-Oxley, em relação à transparência”.

Outro importante diferencial do produto é que ele foi desenvolvido sob o conceito de SOA (Services Oriented Architecture), utilizando a última versão do SAP NetWeaver, plataforma tecnológica da SAP, adaptável a qualquer ambiente, podendo integrar com sistemas de plataforma alta ou baixa.

A ferramenta da Polics utiliza, entre outros componentes do SAP NetWeaver, o Portal, que é a interface web entre usuário e sistema, o PI (Process Integration), utilizado para interfacear com o legado e para a geração de arquivos, e o SAP BI, onde são armazenados os dados e trabalhadas todas as informações.

Por se tratar de um ambiente de BI, a ferramenta também está pronta para extrair informações gerenciais, eliminando a necessidade de conciliações entre informações legais e gerenciais, já que ambas são extraidas da mesma base.

Os usuários podem ficar tranqüilos: A ferramenta é de fácil utilização e altamente parametrizável, oferecendo maior independência em relação às áreas de suporte.

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