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09/08/2007 - 10:32

Intel divulga pesquisa sobre consumo de eletrônicos no Brasil

São Paulo – Desde 2004, a Intel encomenda pesquisas para identificar os hábitos de consumo de tecnologia dos brasileiros. As informações são imprescindíveis para mapear os mercados e oportunidades de negócios, assim como para definir os futuros investimentos da empresa. O estudo mais recente, realizado pela empresa Research International compara o comportamento de consumo dos brasileiros entre 2005 e 2006. O estudo foi feito em cada um dos períodos com 700 pessoas, de 18 a 45 anos, das classes A, B e C das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. Confirmando a tendência observada, houve aumento significativo na penetração de conexão de Internet banda larga por cabo nas residências (de 10 para 16%) e redução de dial-up (45 para 39%), assim como o aumento no uso de PCs para atividades que requerem cada vez mais capacidade de processamento e memória, como download de músicas e vídeos.

Os resultados mostram que o notebook está ficando cada vez mais individual. Além disso, a queda nos preços provocou um ciclo mais rápido de renovação de compras de notebooks. Outro dado interessante é que a educação continua como um dos principais motivos citados para a compra do primeiro PC. No entanto, houve um aumento no foco para a educação de adultos (de 30 para 53%).

Em relação ao modelo de uso, a pesquisa demonstra que os usuários estão aproveitando cada vez mais recursos dos computadores. Anteriormente, havia uma grande concentração em navegação na Internet e mensagens instantâneas e os novos dados mostram maior equilíbrio em relação às outras aplicações, como ediçao de fotos e download de música.

As iniciativas do governo brasileiro como a redução dos impostos dos PCs já refletiram na pesquisa. Em comparação aos números de 2005, a compra de PCs novos ao invés de usados aumentou de 75% para 78%.

Outras conclusões:Houve um aumento no número de notebooks com acesso à Internet que passou de 75 para 90%. Esse resultado poderia ser explicado pela diminuição do número de PDAs que passou de 41 para 31%.

Usuários que não possuem computador costumavam acessar a Internet sobretudo no trabalho. Esse número caiu de 48 para 35% e houve um aumento considerável no acesso na casa de outras pessoas (28 para 38%) e em LAN houses e Cyber Cafés (13 para 35%).

Nas famílias com mais de um PC, a compra de notebooks cresceu de 22% para 28%. A existência de um local específico para usar o notebook em casa passou de 47 para 64%. Esse dado pode demonstrar que o notebook está se transformando no principal PC da casa, aquele que fica no escritório, por exemplo.

Houve um aumento no uso dos PCs para as seguintes atividades: baixar músicas e vídeos (0 para 8%); backup (de 0 para 19%); interação em comunidades on-line (0 para 16%) e uploads de fotos digitais em sites (0 para 16%).

A pesquisa foi realizada nos seguintes períodos: Período 1 – Q1´05 – Q4´05 | Período 2 – Q1´06 – Q4´06. A Intel, líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem.

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