Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Rota dos Tropeiros no Fórum Mundial de Turismo Em 2007 apresenta casos de sucesso

O s livros da série "Caminhos do Sabor" serão transformados em roteiros gastronômicos, com a primeira viagem prevista para junho.

As riquezas culturais, naturais e gastronômicas das regiões da Rota dos Tropeiros serão divulgadas para os participantes do 3º Encontro do Fórum Mundial de Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável-Destinatios 2006, que vai de 29 de novembro até 2 de dezembro, na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUC-RS). O painel A Importância de interagir comida com cultura, que será apresentado pelo escritor Rusty Marcellini, é um caso de sucesso brasileiro do trabalho Caminhos do Sabor realizado pelo Ministério do Turismo e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

A Rota dos Tropeiros surgiu de grupos de comerciantes que durante quase duzentos anos, do início do século XVIII ao limiar do século XX, enfrentaram muitas dificuldades para percorrer os quatro mil quilômetros que ligam Viamão, no Rio Grande do Sul, a Sorocaba, em São Paulo, passando por Santa Catarina e Paraná. O caminho era percorrido por eles para levar mulas e outros produtos para serem vendidos em grandes feiras.

Em 2005, o escritor, cozinheiro, consultor de gastronomia e roteirista formado em Minneapolis Technical College, nos Estados Unidos, Rusty Marcellini fez o mesmo percurso para resgatar a história desses aventureiros que deixaram suas marcas peculiares na culinária e nos costumes da região da Rota dos Tropeiros. Após passar três meses registrando e fotografando as histórias locais, ele escreveu o livro Caminhos do Sabor - Rota dos Tropeiros, segundo volume da série que percorre os principais roteiros turísticos do Brasil, documentando as riquezas culturais presentes na culinária tradicional de cada região.

O primeiro volume - "Caminhos do Sabor - Estrada Real" apresentou a culinária existente na região de rica herança histórica, cultural e ambiental, que vai de Diamantina, em Minas Gerais, a Paraty, no Rio de Janeiro, passando por São Paulo. O terceiro volume, cujo título é Caminhos do Sabor - Do doce ao sal, tem foco na região norte do país e será lançado durante o Fórum. Em 2007, por meio de um trabalho do MTur, da Abrasel e de agências de viagem, os livros serão transformados em roteiros gastronômicos, com a primeira viagem prevista para junho.

"Os livros despertam no turista a vontade de conhecer e provar as maravilhas da culinária das regiões brasileiras. Neles são contadas as histórias de pessoas que trabalham com gastronomia nas regiões por onde passei. Assim é o trabalho Caminhos do Sabor, que tem como objetivo mostrar que além de ser um forte instrumento que revela as características, traços e cultura do povo, a gastronomia é um diferencial competitivo para o turismo do país", enfatiza Rusty Marcellini.

Durante seu painel no Fórum Mundial de Turismo, o autor vai mostrar os lugares, costumes e comidas típicas das regiões da Rota dos Tropeiros, como o cultivo de maçãs, o Museu do Tropeiro, as estâncias hidrominerais, a colonização européia no Sul do país, a polenta italiana, os fondues, os chocolates e cafés coloniais.

Marcellini vai contar a história do povo de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, onde ele encontrou um restaurante que oferece aos visitantes o "churrasco na vala", uma forma antiga do gaúcho assar a carne. E a de Morretes, no Paraná, que é visitada diariamente pelos turistas que vão até lá somente para apreciar o Barreado, carne cozida em panela de barro.

O painel A Importância de Interagir Comida com Cultura será apresentado por Rusty Marcellini no dia 1º de dezembro, das 14h às 17h (na sala 3 do prédio 41), na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. Mais informações: www.forummundialdeturismo.com.br. | Por: AE

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira