Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2011 - 10:45

Indra recebe o prêmio de melhor empresa cidadã da América Latina por suas tecnologias acessíveis

A Fundação para as Américas, entidade filiada à Organização dos Estados Americanos (OEA) concedeu a Indra o prêmio na categoria Comunidades Vulneráveis, após selecionar sua iniciativa entre os projetos de ação social realizados em todo o continente americano. O prêmio reconhece a Indra por contribuir para o desenvolvimento sustentável através de soluções e serviços inovadores que facilitem o acesso à tecnologia às pessoas com deficiência, assim como sua integração social e no trabalho.

A Indra, uma das principais multinacionais de Tecnologia de Informação da Europa e América Latina, foi distinguida pela Fundação para as Américas, entidade filiada à Organização dos Estados Americanos (OEA), com o prêmio de Melhor Cidadã Empresarial 2010, na categoria Comunidade Vulneráveis.

O prêmio reconhece a companhia por contribuir com o desenvolvimento sustentável e em beneficio das comunidades em que atua através das suas tecnologias acessíveis e, concretamente, das soluções Headmouse e VirtualKeyboard, mouse e teclado virtual para pessoas com deficiência motora. A iniciativa, selecionada entre projetos de ação social em curso em todo o continente americano, é parte da estratégia de Responsabilidade Corporativa da Indra e tem como objetivo desenvolver soluções e serviços inovadores que facilitem às pessoas com deficiência o acesso à tecnologia, assim como sua integração social e laboral.

Hans Nieto, diretor da área de Responsabilidade Corporativa da Indra, recebeu o prêmio, que foi entregue durante a VII Conferência CSR Américas (Conferência Interamericana de Responsabilidade Social Empresarial), organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e realizada em Assunção, no Paraguai.

As soluções HeadMouse e Teclado Virtual, de acesso livre e gratuito através da web www.tecnologiasaccesibles.com, foi desenvolvido na Cátedra Indra-Fundação Adecco da Universidade de Lleida, para a pesquisa de Tecnologias Acessíveis.

O Headmouse é um mouse virtual que permite controlar o cursor do computador com a ajuda de uma webcam e os movimentos do rosto e da cabeça. Por sua vez, o VirtualKeyboard é um teclado virtual na tela que permite escrever textos mediante qualquer dispositivo capaz de controlar o cursor, como um mouse, joystick, touchpad o próprio HeadMouse. O VirtualKeyboard é um complemento ideal do Headmouse já que ambos permitem que as pessoas com mobilidade reduzida possam usar estes dispositivos para utilizar um computador.

O prêmio de Melhor Cidadã Empresarial reconhece as empresas implementam programas sociais inovadores que beneficiem a comunidade onde operam e que podem servir como modelo para outras empresas em matéria de práticas socialmente responsáveis.

Mais de 3000.000 downloads em todo o mundo- No total foram mais de 300.000 downloads gratuitos do Headmouse e mais de 7.500 do Teclado Virtual em todo o mundo desde o lançamento das soluções. Tendo em conta que a única forma de potenciar seu uso é divulgando entre as pessoas com deficiência e no movimento associacionista, depois de apresentar as soluções na Espanha, a Indra passou a lançá-las nos principais países da América Latina em que tem presença, através de ações com a mídia.

Primeiro no México depois no Chile, Colômbia, Brasil, Argentina e Peru as apresentações foram um êxito, constatado pelo número downloads posteriores e nas experiências relatadas pelos próprios usuários.

Compromisso com as Tecnologias Acessíveis- As Tecnologias Acessíveis, criadas como parte da estratégia de Responsabilidade Corporativa da Indra, tem como objetivo desenvolver soluções e serviços inovadores que facilitem o acesso á tecnologia e integração de pessoas com deficiência, área que o mercado não atende de forma natural.

A Indra pretende fornecer á curto e médio prazos novas soluções para a sociedade e mercado, tornando-se uma referência internacional, tanto na busca da excelência no desenvolvimento de tecnologias acessíveis, como no modelo de colaboração e transferência tecnológica universidade-empresa.

O objetivo da companhia é desenvolver soluções de TI conversíveis e aplicáveis ??a serviços que permitam um maior grau de autonomia às pessoas com alguma deficiência, em termos de vida independente, acesso à educação e emprego acessível, entre outros.

O compromisso da Indra com as Tecnologias Acessíveis se traduz em mais de 30 projetos de P&D neste campo. A companhia criou cinco Cátedras de Tecnologias Acessíveis em colaboração com a Fundação Adecco e as Universidades de Castilla-La Mancha, Extremadura, Lleida, Politécnica de Madrid e da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina. Com o mesmo objetivo da companhia colabora com outras instituições, como a Fundação Rafael del Pino e a Fundação do Hospital Nacional de Paraplégicos de Toledo.

Fundação para as Américas- A Fundação para as Américas é uma organização sem fins lucrativos ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA). A Fundação foi criada em 1997 e tem como objetivo primordial promover a cooperação e o desenvolvimento das comunidades através do fortalecimento institucional. A Fundação implementa seus programas através de organizações locais com a ajuda de 200 parceiros públicos e privados em mais de 20 países da América Latina e do Caribe.

Indra na América Latina- A Indra é uma das principais multinacionais de Tecnologias da Informação da América Latina, onde conta com mais de 8.000 profissionais, oito laboratórios de software e 17 Centros de Excelência, que atuam como avançados laboratórios de P&D. Em 2010 as vendas da companhia aumentaram em 41% na região, que representam 15% das vendas totais. A Indra possui na América Latina uma sólida oferta de serviços e soluções para os setores de Serviços Financeiros, Utilities e Energia, Segurança e Defesa, Transporte e Tráfego, Administração Pública e Saúde; Indústria e Consumo e Telecomunicações.

A Indra é uma das principais multinacionais de Tecnologia da Informação da Europa e da América Latina. É a segunda companhia europeia de seu setor por investimentos em P&D, com cerca de 500 milhões de euros investidos nos últimos três anos. As vendas em 2010 atingiram 2.557 milhões de euros e sua atividade internacional correspondeu a 40%. Conta com mais de 31.000 profissionais e com clientes em mais de 110 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira