Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2011 - 11:17

Fórum sobre o mercado farmacêutico é um dos destaques da 9ª Econofarma

Representantes de entidades, além de executivos de empresas do setor, discutem o tema “Desafios e oportunidades no futuro do mercado farmacêutico”. Outra atração é a Drogaria Conceito, projeto inédito da PH Eventos que mostra um estabelecimento totalmente adaptado às leis que regem o varejo farmacêutico. Hypermarcas, Laboratório Catarinense, Medley, União Química e Unilever estão entre os 135 expositores da feira, nos dias 16 e 17 de junho, no Anhembi, em São Paulo.

Além de conferir as novidades das indústrias de medicamentos e de higiene e beleza, entre outras, os farmacistas que visitarem a 9ª Econofarma – Feira do Setor Farmacêutico 2011 (www.econofarma.com.br), maior e mais completo evento de negócios do segmento no Brasil, terão a oportunidade de debater com especialistas as questões atuais e as perspectivas do setor no fórum “Desafios e oportunidades no futuro do mercado farmacêutico”. Para mediar o debate, que terá a participação de representantes de várias associações e profissionais das indústrias Medley e Sanofi-Aventis Pharma, a PH Eventos, organizadora da feira, convidou o presidente da Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias (Febrafar), Edison Tamascia. O fórum ocorre no dia 17 de junho, às 11h, no auditório Elis Regina, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo, onde é realizada a Econofarma.

Entre os temas a serem discutidos no fórum estão as principais diferenças dos mercados norte-americano e europeu em comparação com o brasileiro; os aspectos mais relevantes e as perspectivas para os empresários do varejo farmacêutico e o cenário da indústria de medicamentos no Brasil – distribuição de medicamentos, processo de fusões e aquisições, impacto do incentivo do governo às indústrias de capital nacional. E, ainda, o alto crescimento das vendas dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs), que saltou 22,74% de 2009 para 2010, passando de R$ 8,6 bilhões para R$ 10,5 bilhões, segundo levantamento da IMS Health, consultoria especializada no mercado farmacêutico.

O faturamento do segmento de MIPs, em unidades, passou de 623 mil para 740 mil caixas de medicamentos, representando elevação de 18,88% no período. O que chama a atenção é que esse fenômeno é registrado apesar da vigência da RDC 44/09, da Anvisa. A principal norma da resolução é a obrigatoriedade de manter os medicamentos fora do alcance do consumidor, ou seja, eles têm de ser mantidos todos atrás do balcão.

Participam do fórum, na Econofarma, o presidente da Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico (Abafarma), Luiz Fernando Buainain; o presidente do Conselho Diretivo da Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais (Abradilan), Aclair Machado; o diretor presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac), Fernando de Castro Marques; diretor geral da Medley Indústria Farmacêutica, Décio Decaro, e o diretor comercial da Sanofi-Aventis Pharma, Valdomiro Rodrigues.

Mercado de R$ 40 bilhões – O varejo farmacêutico deve crescer 10% e atingir a cifra de R$ 41 bilhões de faturamento em 2011. Entre março de 2010 e abril de 2011, o setor movimentou cerca de R$ 37,7 bilhões. Os dados fazem parte da pesquisa “Panorama do mercado farmacêutico América Latina e Brasil”, da consultoria IMS Health.

Outro estudo, da Nielsen, revela um aumento da quantidade de compradores de produtos de higiene e beleza em estabelecimentos farmacêuticos. O consumo passou de 59,9%, em 2009, para 61,9%, no ano passado. Esses dois pontos percentuais de diferença representam o acréscimo de 740 mil lares, que fazem parte do terceiro maior país consumidor de artigos de higiene e beleza no mundo. De acordo com o Instituto Euromonitor, o Brasil registrou, entre os cinco países líderes nesse segmento, a maior taxa de crescimento de vendas de itens de higiene e beleza. O aumento foi de 30% no ano passado, em comparação com 2009, equivalente a um incremento de US$ 9 bilhões nos negócios do setor.

Dados divulgados no mês de maio pela Fiocruz mostram que, apesar de o governo ter adotado políticas de incentivo para estimular a produção da indústria farmacêutica nacional, com a quebra de patentes e maior agilidade no registro de genéricos, o país continua dependente da importação de remédios, com déficit em torno de US$ 8 bilhões.

Drogaria Conceito – Ainda na 9ª Econofarma será apresentada a Drogaria Conceito, projeto inédito idealizado pela PH Eventos. Trata-se de um protótipo que demonstra a montagem, na prática, de um estabelecimento farmacêutico. O espaço conta com o que há de mais moderno, eficiente e inovador no segmento, além de estar totalmente adaptado às leis que regem o varejo farmacêutico, caso da resolução RDC 44/09.

Na Drogaria Conceito vão ser expostos lançamentos e produtos de várias marcas e modelos de layoutização. Prateleiras, gôndolas e vitrines serão ocupadas por produtos e serviços de empresas como Colgate, EMS, Integral Médica – Nutrice, Medley, Nestlé, NS Inaladores, Reckitt Benckiser, Sanofi-Aventis, Unilever, Epharma e SoftPharma. O espaço abre a oportunidade de relacionamento dos varejistas com as indústrias para negociações e troca de informações sobre gestão de negócios no ambiente das farmácias.

135 expositores – Companhias como Hypermarcas, Laboratório Catarinense, Medley, União Química e Unilever são algumas das grandes indústrias dos segmentos farmacêutico e de higiene e beleza entre os 135 expositores confirmados para apresentar seus últimos lançamentos e inovações na 9ª Econofarma. Nesta edição, a feira deve receber 9 mil visitantes, desde representantes de farmácias e drogarias até fornecedores e prestadores de serviços.

Em 18 e 19 de novembro, a feira muda de sotaque. A 2ª Econofarma Nordeste ocorre pelo segundo ano consecutivo na capital pernambucana.

.[9ª Econofarma – Feira do setor farmacêutico 2011: Quinta-feira (16 de junho), das 14h às 22h| Sexta-feira (17 de junho), das 10h às 22h, no Palácio das Convenções do Parque Anhembi,Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP.Realização: PH Eventos (www.pheventosbrasil.com.br).Patrocínio: Laboratório Catarinense, Germed, Medley, NS Inaladores, Omron, Reckitt Benckiser, Sanofi-Aventis, União Química e Unilever.Parceria: Febrafar.Apoio: revistas ABCFarma e Guia da Farmácia | [www.econofarma.com.br].

A PH Eventos (www.pheventosbr.com.br)- A PH Eventos é a única empresa com foco exclusivo em marketing farmacêutico e especializada em intermediar projetos de integração entre a indústria, os distribuidores e o ponto de venda.

Seus eventos geram oportunidades de negócios, resultados de venda e proporcionam o desenvolvimento de networking empresarial, além de possibilitar a entrada de novos produtos no mercado.

No portfólio de eventos da PH Eventos há as Econofarmas São Paulo e Nordeste e a MixPharma, que neste ano ocorre em Ribeirão Preto (SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira