Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2011 - 11:29

Processo de coaching pode auxiliar na gestão escolar

Isso significa pensar além da sala de aula. Alunos, funcionários e parceiros de trabalho podem se tornar co-participantes de uma proposta com objetivos comuns.

São Paulo– Resultado, eficiência e organização. Essa é a tríade que deve pautar o planejamento de todo diretor de escola. Entretanto, frente aos novos desafios da sociedade do conhecimento, ser apenas um excelente pedagogo não basta. É preciso misturar algumas doses de empreendedorismo, gestão e noções de administração, ou seja, ser também um líder e desenvolver formas de organização inovadoras, empreendedoras e participativas.

De acordo com a sócia-diretora da Appana Mind, empresa focada no desenvolvimento humano e psicofisiologia aplicada, Káritas de Toledo Ribas, diante deste cenário, se faz necessário um programa de coaching voltado a atender as necessidades do gestor que está a frente de uma instituição de ensino. “O coaching é um processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal que possibilita aumento de desempenho e que pode dar suporte emocional aos diretores de escola, que não possuem tempo para pensar no pedagógico e, além disso, precisam lidar com as inúmeras demandas do cotidiano escolar”, aponta a especialista.

Káritas destaca que durante o processo de coaching o cliente é que busca as respostas para as suas dificuldades, que podem ser profissionais ou pessoais. “O coach funciona como um facilitador do processo. Ele auxilia o coachee (cliente) a encontrar as respostas que farão com que haja uma mudança de dentro para fora. Um programa bem praticado pode melhorar os diversos aspectos da comunicação dentro de uma escola. Assim, os colaboradores passam a ter consciência do que se passa na instituição e quais as reais necessidades. Feito isso, os impactos positivos começam a surgir automaticamente”, destaca.

Para sentir a melhora nos resultados, a coach explica que durante o processo pode ser feito um círculo de motivação a partir do estímulo da capacidade de criação e superação, que permite ao indivíduo sentir-se mais gratificado, uma vez que o investimento em recursos humanos, tecnologias, informações e na valorização de uma cultura aberta às mudanças, torna a escola forte e dificilmente a leva a dificuldades. “Um coach profissional possui experiências, conhecimentos, formação apropriada e sensibilidade para apoiar processos pessoais ou profissionais através de sessões individuais ou grupais. Um de seus principais quesitos é a escuta atenta. Ao fazer isso, percebe na fala do outro a manifestação de suas competências, valores, propósitos e impasses. Faz devolutivas do que percebe tanto nas situações mais espontâneas como nas mais estruturadas, quando aplica ferramentas associadas a autoconhecimento, processos, projetos e planejamento”, explica Karitas.

Se tiver uma postura de líder, atento ao outro na condução ativa da busca de respostas, estimulando a participação, dialogando, fazendo várias leituras da situação e estimulando a imaginação na procura de soluções mais produtivas e inovadoras, então essa prática torna-se relevante.

Algumas das importantes e atuais funções do gestor escolar são prever e se antecipar às mudanças, assim, o gestor deve saber ir além e intuir as mudanças, aprender a pesquisar, avaliar e enfrentar os novos desafios. Sendo assim, o gestor para liderar as mudanças e implantá-las deve ter a consciência da existência de riscos para que assim possa evitar possíveis erros, por meio de um planejamento bem elaborado e participativo.

Káritas de Toledo Ribas- Administradora de Empresas pela UERJ/RJ, Káritas tem formação em Coaching Ontológico, é pós-graduada em Medicina Comportamental (Unifesp), acadêmica em Filosofia, pós-graduanda em Dinâmica dos Grupos – SBDG. Ela tem mais de 20 anos de experiência como consultora e professora, atuando com comportamento humano e é sócio-diretora das empresas Appana Coaching – Desenvolvimento Humano e Psicofisiologia.

Perfil-A Appana Coaching é uma empresa voltada ao atendimento individual, corporativo ou para equipes utilizando técnicas de coaching ontológico para que os clientes atinjam uma alta performance. É uma empresa que busca a excelência no que faz, sem com isso perder seus valores humanos.

Perfil-A Office 3 é uma empresa que atua há quatro anos na área de Comunicação, assessorando empresas a como estabelecer e manter relacionamento com a mídia. A agência é responsável por todo o plano de comunicação dessas empresas, criando e mantendo oportunidades de relacionamento com a imprensa e com o público-alvo de cada uma delas, garantindo visibilidade e enaltecendo a credibilidade já alcançada. Hoje, a empresa atua também como um departamento de comunicação terceirizado que visa atender o cliente nas diversas áreas da comunicação. A Office 3 atende clientes das mais diversas áreas, como direito, decoração, recursos humanos, editoras, saúde, bem-estar e educação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira