Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2011 - 11:47

Portobello Shop planeja expansão no Rio de Janeiro

Bom desempenho do mercado da construção civil e eventos esportivos no Brasil elevam expectativas da companhia.

Como única rede de franquias especializadas em revestimentos cerâmicos no Brasil, a Portobello Shop mantém um ritmo acelerado de crescimento, assim como o setor da construção civil. Em 2010, a empresa registrou aumento de 5% em aberturas de novas lojas. Neste ano, a expectativa é crescer 15%, principalmente, no Rio de Janeiro, praça prioritária para a rede, de acordo com levantamento de mercado realizado. Para apresentar as vantagens de seu negócio, a companhia participa da ABF Franchising Expo, que acontece de 8 a 11 de junho, em São Paulo.

Somente no Rio de Janeiro, são 12 regiões de interesse: Angra dos Reis, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Jacarepaguá, Macaé, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio Bonito, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis e Rio de Janeiro. “Constatamos que essas cidades possuem um mercado consumidor potencial para o nosso negócio. Queremos dispor a esse público uma ampla variedade de revestimentos para clientes, arquitetos, designers de interiores e engenheiros que buscam tendências e qualidade em suas construções ou reformas”, afirma Juarez Leão, diretor de Varejo da Portobello.

Ainda segundo o executivo, as perspectivas estão baseadas nos dados de desempenho dos segmentos da construção e de franquias. Outro fator importante são os eventos esportivos, que irão alavancar as obras e reformas no Brasil. “Iremos expor a solidez do nosso negócio, que além de propiciar lucro aos franqueados, traz o respaldo de um grupo empresarial consolidado no mercado, a Portobello S.A, uma marca forte no ramo cerâmico no Brasil e no exterior”, afirma o executivo.

Com suas mais de 100 franquias instaladas em todas as regiões do País, a Portobello Shop também espera um aumento de 25% nas vendas de produtos neste ano, dado fundamentado em sua atuação no Grupo. As vendas da rede representam 30% do volume total da Portobello S.A, a segunda maior fatia dos seus canais de distribuição. Outro resultado expressivo está no balanço da Portobello S.A, que atingiu R$ 511,4 milhões em receita operacional líquida no ano passado. Só a Portobello Shop é responsável por R$ 155,6 milhões.

“O volume de vendas das franquias chega a ser mais representativo em relação às revendas multimarcas que comercializam nossos produtos. Isso porque, além de vender revestimentos, as unidades Portobello Shop oferecem atendimento e serviços personalizados”, explica Leão. Ele complementa: “hoje, o acabamento é um fator de valorização dos imóveis. É mais um motivo para demonstrarmos aos empreendedores interessados em franquias como se beneficiar desta oportunidade”.

Fontes: Associação Brasileira de Materiais de Construção (Abramat), Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento (Anfacer) e Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Mercado e rentabilidade- O planejamento de expansão da Portobello Shop é baseado em análises de mercado que identificam no território brasileiro as cidades ou regiões que comportam a instalação de uma franquia. A partir desse estudo, também é identificado o modelo adequado, já que a rede dispõe os formatos Tradicional, Compacto e Empório, que têm como principal diferença os tamanhos dispostos para a loja. É uma estratégia que visa atender, da melhor maneira, os variados públicos.

Apesar de ter como foco Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, atualmente, são mais de 30 praças disponíveis para abertura de franquias. Entre elas, ainda estão regiões do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Ceará. O investimento para abertura de uma franquia é partir de R$ 199 mil, de acordo também com o formato. O prazo estimado de retorno de capital é de 36 a 40 meses.

Portobello Shop em números.: São 105 franquias distribuídas pelo Brasil| 60 franqueados| Está presente em 21 Estados e 92 cidades| Tem mais 30 praças disponíveis para abertura de franquias| Expectativa de crescimento em franquias em 2011: 15%|Expectativa de crescimento em vendas em 2011: 25%| Investimento para abrir uma franquia: a partir de R$ 199 mil| Prazo estimado de retorno de capital: 36 a 40 meses.

O negócio- A Portobello Shop iniciou o sistema de franquias em 1998 e hoje possui mais de 100 lojas distribuídas em todas as regiões do Brasil, operadas por mais de 60 franqueados. Por ser a única rede do segmento de revestimentos cerâmicos no Brasil, seu trabalho é fundamentado em prestação de serviços diferenciados, produtos exclusivos e relacionamento personalizado com o consumidor. “São atributos importantes para os investidores interessados no mercado de franquias, já que a tendência é atrairmos cada vez mais consumidores, arquitetos, decoradores e engenheiros para as nossas unidades”, relata Leão.

Para os franqueados, a Portobello Shop dispõe apoio constante, do projeto de loja até o pós-venda. São ações que incluem avaliação do ponto comercial, projeto arquitetônico, orientação na montagem do espaço, software de gestão, treinamentos, logística, marketing, programa de relacionamento, entre outros.

O suporte dado ao cliente é destaque, pois é possível contar com portfólio diversificado de produtos, entre porcelanatos, pastilhas e peças especiais para pisos e paredes, além de serviços, como medição de obra, orçamento, equipe credenciada de assentadores, acompanhamento, assessoria técnica, simulação de ambientes em 3D e logística de entrega programada. “Não dispomos apenas de produtos inovadores, mas também um “sistema” de atendimento que visa atender todas as necessidades”, destaca o executivo.

A satisfação dos seus franqueados em relação à franquia, marca, rentabilidade e suporte operacional da Portobello Shop foi confirmada mais uma vez neste ano. É que a rede recebeu pela quinta vez o Selo de Excelência em Franchising, após análises e pesquisas da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O reconhecimento comprova a qualidade e credibilidade da empresa no mercado de franquias.

Formatos- Portobello Shop Tradicional: são lojas conceito, que ocupam espaços grandes em locais privilegiados das cidades onde estão presentes.

Portobello Shop Compacta: possui a mesma proposta das lojas no formato tradicional, sendo a única diferença entre elas o tamanho e a localização. Não são lojas conceito, portanto, ocupam uma metragem menor.

Empório Portobello: Além do estoque conjugado à área comercial, o Empório Portobello se apresenta de maneira objetiva, com fachada agressiva e comunicação direta, comercial e informativa, tudo para atrair e tornar a marca mais acessível tanto para arquitetos quanto para o grande público. Dessa maneira, o formato dispõe de um mix maior de produtos.

Design e tecnologia- Como um dos fatores para o sucesso da Portobello Shop é a oferta de produtos exclusivos, a rede reveste a parede do seu estande na ABF Franchising Expo com porcelanato que reproduz madeira, uma proposta que reflete a cultura de sustentabilidade, já que o revestimento, além de ter em média 18% de material reciclado, causa menor impacto ao meio ambiente quando comparado com os materiais naturais.

Nas lojas, o consumidor encontra a Coleção 2011 - Habitat Natural Humano, que é composta por linhas inspiradas em materiais naturais, como madeira, pedra e mármore, e elementos desenvolvidos pelo homem, como concreto, cimento, vidro e corean. Os lançamentos contemplam uma cartela em cores concretas, tons naturais e pigmentos em detalhes, uma interpretação contemporânea da arquitetura moderna, que agrega um pantone em tom sobre tom com nudes, cinzas e cores mais intensas, como azul, dourado, marrom, verde e vermelho.

São diversas novidades, como o porcelanato Concretíssyma (foto), que conta com a genialidade de Ruy Ohtake. O renomado arquiteto esteve na fábrica, em Santa Catarina, durante diversos dias, para participar do processo de criação do produto, cuja aparência e textura são idênticas ao concreto, até mesmo nos seus movimentos circulares e leves desníveis.

Outro destaque é que, com a tecnologia de impressão digital, as novas peças possuem uma rica e ampla variação de desenhos, além da perfeição na recriação de materiais naturais. É o caso dos revestimentos que reproduzem madeira, que expressam as mais imponentes linhas já apresentadas pela Portobello. Entre elas, está a EcolLection, que retrata espécies de árvores como Canela, Imbuia e Eucalipto, e a EcoAGE nas cores Pátina Marfim e Canela.

A inovação também contempla o uso de ferramentas tecnológicas para acessar as tendências em revestimentos cerâmicos. Franqueados, profissionais e amantes da arquitetura e decoração, além dos consumidores, agora podem contar com o iPortobello, primeiro aplicativo para iPad desenvolvido para o segmento, que já está disponível gratuitamente para download pela Apple Store. É uma plataforma com catálogo de lançamentos unido as diversas vantagens que o tablet comporta, com conteúdos de texto, imagem, som, vídeo e interatividade.

.[Portobello Shop na ABF Franchising Expo 2011:Estande: Rua Q025, de 08 a 11 de junho (quarta a sábado), das 13 às 21 horas, ábado, das 12h às 18h, na Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho, Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – SP. Mais informações sobre a Portobello Shop podem ser obtidas pelo site www.portobelloshop.com.br ou solicitadas por meio do email [email protected]].

Portobello Shop - Única rede especializada em revestimentos cerâmicos no Brasil, a Portobello Shop, parte integrante do grupo Portobello S.A., nasceu em 1998, para apresentar ao mercado a sua linha exclusiva de produtos de alta qualidade com atendimento personalizado e serviços aos clientes. Atualmente, são mais de 100 lojas distribuídas pelo Brasil, operadas por mais de 60 franqueados. A rede distingue-se de outras revendas de materiais de construção devido à ampla gama de benefícios que oferece aos seus consumidores, como elaboração de projetos, paginações, cortes especiais, medição de ambientes, assistência técnica, assentamento e entrega programada. www.portobelloshop.com.br.

Portobello - Empresa de capital aberto integrante do Novo Mercado da Bovespa, a Portobello é líder no segmento de revestimentos cerâmicos na América Latina, com faturamento anual superior a R$ 500 milhões. Sua produção de 23,5 milhões de metros quadrados atende países dos cinco continentes e também o mercado interno, por meio de revendas multimarcas e da Portobello Shop. São 10 fábricas nas quais trabalham quase dois mil colaboradores, responsáveis pelo design e inovação de itens que lançaram tendência na arquitetura e decoração no Brasil. Sediada em Tijucas, Santa Catarina, a empresa relata seus avanços em responsabilidade socioambiental desde 1997.[www.portobello.com.br ou www.blogportobello.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira