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08/06/2011 - 10:14

e21 cria relatório socioambiental da Trensurb


Ampliando Caminhos é o mote do Relatório Socioambiental 2010 que a Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.) lança, no dia 9 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente. Pelo terceiro ano consecutivo, o material tem assinatura da e21, empresa do Grupo MTCom.

Considerando a preservação dos recursos naturais e respeitando o princípio da sustentabilidade ambiental, a edição 2010 teve sua versão impressa reduzida a fim de evitar o desperdício de papel. O livreto - em formato 12,5 X 18 cm e em papel reciclado - apresenta apenas um resumo do relatório. O conteúdo integral, com mensagem da diretoria, perfil da Trensurb, planejamento estratégico, expansão da empresa, qualificação dos serviços, compromisso com a sustentabilidade, valorização dos empregados e o balanço social consolidado pode ser conferido na versão digital. Tanto o encarte quanto o DVD trazem a programação visual da campanha 2011 (leia abaixo). De acordo com a atendimento da conta, Karine Moraes, foram produzidas 500 unidades para distribuição para colaboradores, gestores, empresas de transporte e órgãos públicos.

"A utilização da plataforma virtual criada pela e21 demonstra a potencialidade e criatividade da agência”, comenta o Gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres. “Ao que parece, a decisão de editar o relatório em DVD tornou-se uma marca definitiva para o documento”, finaliza.

Conteúdo apresenta ações que concretizam a missão da Trensurb- O Relatório 2010 da Trensurb apresenta ações que concretizam sua missão, ligada à segurança e à pontualidade, além de responsabilidade socioambiental - traduzida especialmente na redução de impactos. Em operação comercial há 25 anos, a empresa está no segundo ano de obras de expansão da Linha 1 até o município de Novo Hamburgo, tendo gerado mais de mil empregos diretos. Segundo o documento, foram reassentadas 139 famílias, além da construção de casas, a iniciativa contemplou saneamento básico, sistema viário, transporte coletivo, iluminação pública e todo o restante da infraestrutura necessária. Ao longo do ano passado, foi realizada a contratação do pacote tecnológico e a licitação para a construção da via elevada do Aeromovel que ligará a linha da Trensurb ao aeroporto Salgado Filho, como parte dos investimentos previstos para a Copa do Mundo de 2014. Ações sociais e investimentos em qualificação são outros aspectos registrados no material. Segundo o documento, a Trensurb transportou 48,7 milhões de usuários e obteve índice de 91,9% na pesquisa de satisfação. Em breve, o conteúdo estará disponível no site www.trensurb.gov.br

Mobilidade e multiplicação de benefícios- O Relatório Socioambiental é a segunda grande iniciativa de comunicação com a nova identidade visual adotada pela Trensurb neste ano. A peça mantém o slogan: Trensurb 2011 - Ampliando Caminhos, evidenciando, claramente, a ideia da empresa em multiplicar os benefícios e estendê-los a um número maior de pessoas. De acordo com o diretor de criação da e21, Pablo Bohrz, a proposta representa um novo posicionamento: de olhar para o futuro, pensar em novos rumos etc. Para isso, foram utilizadas imagens de placas de trânsito, numa referência à mobilidade e movimento constantes. Fotos em preto e branco servem como fundo aos materiais, ambientados com cenas das estações ou, quando mais institucionais, com imagens emotivas. O redator Eduardo Harthmann explica que o conceito é de evolução em relação à temática festiva, ilustrativa e colorida utilizada na campanha dos 25 anos da Trensurb, em 2010.

Trensurb- A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) é uma sociedade de economia mista, vinculada ao Ministério das Cidades e Governo Federal. Tem por acionistas a União (99,21%), o Estado do Rio Grande do Sul (0,61%) e o município de Porto Alegre (0,17%). Foi criada em 1980, iniciando suas operações cinco anos depois. Atualmente, opera uma linha de trens urbanos com extensão de 33,8 km, no eixo Norte da Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA, com 17 estações e uma frota de 25 trens, atendendo a cinco municípios: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo.

Cliente: Trensurb | Produto: Institucional | Título: Relatório Socioambiental 2010| Direção de Planejamento: Luciano Vignoli | Planejamento: Enéias Brum | Atendimento: Karine Morais | Direção de Criação: Pablo Bohrz | Direção de Arte: Lucas Araujo | Redação: Eduardo Harthmann | Arte-finalização: Vanessa Vitaca | Produção Gráfica: Silvia Maier | Fotos: André Ávila e Andressa Pazzini | Coordenação: Gerência de Planejamento (GEPLA) e Gerência de Comunicação Integrada (CECIN)| Responsabilidade Técnica: Gerência de Contabilidade e Patrimônio (GECOP) | Aprovação: Jânio Ayres e Teka Silveira.

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