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08/06/2011 - 11:03

Água e alimentação são as principais preocupações dos jovens

A Trevisan Escola de Negócios realizou o 1° Concurso Cultural “Posso Mudar Meu Mundo”, voltado para alunos de Ensino Médio da cidade de São Paulo. Os trabalhos vencedores focaram em torno dos temas reuso da água e de alimentação. Agora, os colégios estão colocando em prática os projetos dos alunos. Até 2015, cerca de 55% dos municípios brasileiros poderão ter problemas com falta de água.

A ideia de que podemos mudar o mundo em que vivemos está se fortificando entre os jovens. Exemplo disso foi o resultado do 1° Concurso Cultural “Posso Mudar o Meu Mundo”, realizado pela Trevisan Escola de Negócios no ano passado. Três projetos, dentre os diversos recebidos, foram os vencedores e, além dos alunos ganharem prêmios, os colégios receberam uma quantia em dinheiro (R$ 3 mil para o primeiro colocado; R$ 2 mil para o segundo; e R$ 1 mil ao terceiro) para colocar em prática os projetos idealizados pelos seus estudantes.

O Colégio Mesquita (Freguesia do Ó) já implantou o trabalho “Gestão Sustentável de Recursos Hídricos”, realizado pelos alunos Bruno Sobral Dezotti e Rafael Gilberto Maktura. O objetivo desta iniciativa foi implementar o reuso de água na escola. Além do impacto ambiental positivo, o projeto reduziu o valor da conta de água. Com a economia, o colégio investirá na melhoria da biblioteca e da sala de informática. “O colégio já possuía uma cisterna que poderia armazenar a água da chuva e, após tratada, ser usada nos banheiros (descargas) e para utilização na limpeza geral. Com o projeto, pudemos viabilizar alguns detalhes que faltavam como os encanamentos. E isso fizemos em janeiro”, explica Suzany Carvalho, professora de biologia do Colégio Mesquita e orientadora da dupla. Alda Romboli Greghi, coordenadora pedagógica da mesma escola, ressaltou que os alunos estão levando muito a sério o reuso da água. “Muitos já vieram nos perguntar se as mães podem reutilizar a água da máquina de lavar roupa para limpar o quintal”, revela.

Os outros dois projetos - “Educando com a Horta Escolar”, do Colégio Dominante (Vila Maria), e “Horta com minhocário”, do Colégio Stela Maris (Pinheiros) - estão em processo de implementação.

O Colégio Dominante nomeou o professor de Biologia e de Ecologia Ambiental, Carlos Firmo, para dar continuidade ao projeto dos alunos Cintya Caroline Von Ehnert e Gustavo da Rocha Cimatti. Segundo Fabiana Geraldini, coordenadora do colégio, a instituição utilizou parte do prêmio para capacitar o professor com curso especializado e, assim, oferecer mais opções de uso da horta para os alunos e o próprio colégio. “Chegamos até a chamar uma paisagista para fazer nossa horta, mas verificamos que não seria útil”, diz. Fabiana falou também que além dos alunos, os pais já estão cobrando a horta no colégio. “O interessante é como este projeto tocou não só os estudantes, mas todos os envolvidos”, afirma.

A ideia é que o projeto possa ser ampliado para todos os alunos e suas famílias. A partir do treinamento, os alunos poderão, inclusive, implantar uma horta em suas casas.

Para o Colégio Stela Maris, o concurso da Trevisan foi uma motivação maior para os alunos. Célia Armani, Coordenadora e Professora, afirmou que a escola apoia todos os projetos que os alunos se envolvem – e não são poucos. A horta com minhocário do colégio será feito em uma instituição que a escola mantém – Centro de Convivência Nazaré (Itapecerica da Serra). Até o momento, com o recurso ganho pelo prêmio do projeto, a escola montou uma sala de estudos – o que era pedido pelos alunos há tempos. “A horta com minhocário será realizada com os nossos recursos, e estamos prevendo entregá-lo no segundo semestre”.

Para os três colégios, o mais interessante foi o impacto social, ambiental e educacional que o Concurso Cultural da Trevisan trouxe não apenas para os alunos premiados, mas para professores e pais. “Todos os alunos se mobilizaram com o concurso. Trouxe ensinamentos de empreendedorismo para eles e que não foi apenas um trabalho de escola, mas sim instrumentos que podem mudar o mundo em que vivemos”, argumentou Célia.

O fato de uma faculdade motivar e incentivar projetos dos alunos no Ensino Médio foi decisivo para muitos alunos se sentirem valorizados e incentivados a atitudes que realmente possam mudar o mundo.

Falta de água no Brasil em 2015- De acordo com estudo realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), 55% dos municípios brasileiros poderão ter problemas no abastecimento de água até 2015. Já o Atlas Brasil informou que o país deverá investir, ao menos, R$ 70 bilhões para garantir a oferta de água de boa qualidade até 2025, quando a população deverá alcançar cerca de 196 milhões de habitantes.

Concurso Cultural “Posso Mudar o Meu Mundo”- O propósito do concurso é fazer com que os estudantes, inscritos em duplas, apresentem projetos capazes de ajudar a escola a melhorar o convívio das pessoas no âmbito socioambiental. Este ano, está previsto o lançamento do “Posso Mudar o Meu Mundo II” na segunda quinzena de maio.

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