Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/06/2011 - 11:14

Pequenas mudanças, grandes benefícios para o meio ambiente

Construtora mostra ao público que pequenas mudanças na hora de construir ou reformar a casa, e na hora de montar o jardim, podem fazer grande diferença para o meio ambiente, e também o bolso do usuário.

Você está construindo ou reformando? Então evite construir cômodos com iluminação indireta. O ideal é que todos os espaços tenham iluminação e ventilação direta, e com janelas bem amplas. Outra dica é a escolha das cores claras nas fachadas e esquadrias, pois elas absorvem menos calor. “A mudança é simples, mas faz toda a diferença na qualidade do ambiente e na redução do gasto com água e energia”, salienta o engenheiro e diretor da CMO Construtora, Moacyr Moreira, que está aplicando esta e outra medida de sustentabilidade em seus lançamentos imobiliários.

A casa está pronta, e agora é a hora de montar o jardim. Já pensou em fazer o hidro-zoneamento? Hidro-zoneamento é a escolha de vegetação com consumo similar de água para compor um jardim. Em outras palavras, é ato de distribuir as espécies que precisam de muita água próximas uma das outras, e fazer o mesmo com as que precisam de poucas águas. O resultado é a otimização da irrigação. “Há dois ganhos nesta medida: evita-se o desperdício de ter de jogar mais água em uma espécie que não necessita, e de prejudicar seu crescimento saudável”, complementa o engenheiro.

Falando ainda sobre paisagismo, uma opção interessante é a escolha das espécies nativas ou de baixo consumo de água. Nos dois casos, a manutenção fica mais fácil e sem desperdícios. O uso de plantas frutíferas e de ervas medicinais é outra tendência ecológica.“Estas medidas não implicam em maiores custos para o consumidor que está reformando a casa. Pelo contrário, irão gerar economia no gasto com água e energia, o que é também uma contribuição ambiental”, orienta Moacyr Moreira.

Todas estas dicas fazem parte do Programa CMO de Olho no Verde, adotado pela CMO Construtora (Moreira Ortence), para normatizar e padronizar seus lançamentos imobiliários em consonância com as demandas ecológicas da atualidade. Elaborado com a assessoria do Centro de Tecnologia de Edificações, um escritório nacional especializado em assessoria em sustentabilidade, o programa possui mais de 50 itens de sustentabilidade. A normatização inclui ações já no momento do planejamento dos empreendimentos com a escolha dos terrenos, a formação da mão de obra, a escolha dos materiais utilizados e das tecnologias sustentáveis aplicadas, além da orientação dos futuros moradores.

O diretor da CMO Construtora explica que parte das mudanças promovidas são estruturais, dependem de projeto e construção, mas boa depende da adesão da sociedade. “Pesquisas apontam que o maior prejuízo ambiental não acontece durante as obras, mas sim após a ocupação dos imóveis”, diz. Para contribuir com a mudança de cultura, recentemente a empresa distribuiu uma cartilha ao público, com dicas de hábitos ecologicamente corretos e fáceis de serem praticados.

Exemplo aplicado- No empreendimento Varandas de Copacabana, lançado de frente para o Parque Cascavel, em 2010, vários itens do Programa CMO de Olho no Verde foram aplicados no projeto para evitar desperdícios e estimular o reaproveitamento de recursos.

Perfil-A CMO Construtora completa 25 anos em Goiás em 2011, sendo que todos os empreendimentos são baseados no respeito, na qualidade em acabamento e no atendimento à sua clientela. A construtora é reconhecida pela sua solidez e credibilidade, contando com profissionais capacitados que se dedicam à missão de promover a qualidade de vida. Atualmente a CMO possui 1.332 unidades imobiliárias em construção. Contabiliza ter entregue mais de quatro mil unidades, 400.000 m² construídos, ao longo de sua história.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira