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08/06/2011 - 11:14

ABECS: setor fechou o 1T11 com faturamento de R$ 145,2 bilhões


Do total, R$ 83,7 bilhões em cartões de crédito, um aumento de 23% em relação ao mesmo período em 1T10.

São Paulo – A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS) divulgou no dia 07d e junho (terça-feira), os números do setor de meios eletrônicos de pagamento no primeiro trimestre de 2011.

Os dados mostram que o mercado de cartões acompanhou o crescimento da economia brasileira, finalizando o trimestre com crescimento acima do previsto no final de 2010. O setor fechou o primeiro trimestre de 2011 com faturamento de R$ 145,2 bilhões, sendo R$ 83,7 bilhões em cartões de crédito, um aumento de 23% em relação ao mesmo período no ano passado, mantendo o ritmo de crescimento. Um fator que contribuiu para essa evolução no faturamento foi o aumento dos gastos de brasileiros no exterior, que utilizaram em grande parte esse meio de pagamento. O crescimento no primeiro trimestre foi de 32%, frente o mesmo período no ano passado.

Os cartões de débito apresentaram faturamento de R$ 43,3 bilhões, com crescimento acima da média, 25%, e os cartões private label responderam por R$ 18,2 bilhões, 21% de aumento. As transações também cresceram, em uma média de 17% em relação ao mesmo período em 2010, reflexo do aumento do ticket médio.

De acordo com presidente da Abecs, Claudio Yamaguti, o primeiro trimestre de 2011 foi positivo para a economia brasileira e, como conseqüência, o setor de meios eletrônicos de pagamento teve bom desempenho nesse período. “Apesar das medidas do governo, de elevar juros e conter um pouco o crédito, o consumo das famílias ainda se encontra aquecido, visto que, por enquanto, os efeitos dessas medidas ainda não sentidos”, avalia.

Ao avaliar a utilização do parcelamento pelos consumidores, principal vantagem percebida pelos portadores dos cartões de crédito, o crescimento manteve-se estável, alcançando 48% de participação no total faturado com esse tipo de cartão. “O ticket médio dessa modalidade é quatro vezes maior do que nas compras da modalidade à vista, indicando, ainda, preferência do portador pelo parcelado quando a compra é de alto valor, o que não reflete as medidas de controle inflacionário”, destaca Yamaguti.

Dados segmentados -O crescimento no total faturado com cartões de crédito, quando comparado ao primeiro trimestre de 2010, foi similar em todas as regiões do Brasil. Já no consumo com cartões de débito, o faturamento das regiões Centro-Oeste, Norte e Sul apresentou taxas de crescimento bem expressivas, comparativamente ao mesmo período do ano passado.

Ao analisar o setor de cartões de acordo com os de atividade, é possível notar a ampliação de aceitação dos cartões em ramos não tradicionais. O faturamento de cartões de crédito apresentou crescimento maior nas categorias Outros Serviços e Profissionais Liberais (51%), Setor Primário, Indústria e Serviços Básicos (37%) que contempla segmentos de Educação e Saúde e Demais Comércios Atacadistas e Varejistas (33%) que incluem segmentos como Comércio Atacadista e Materiais de Construção. Da mesma forma, para os cartões de débito, o aumento mais acentuado foi nas categorias Demais Comércios Atacadistas e Varejistas (49%), Setor Primário, Indústria e Serviços Básicos (39%) e Turismo e Entretenimento (30%).

.Gráficos referentes aos números do primeiro trimestre de 2011:

Perfil das ABECS - Criada em 1971, a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) é a entidade de classe que representa oficialmente o setor de meios eletrônicos de pagamento no Brasil. Atualmente, a Abecs possui 43 associados, que representam 95% do mercado de cartões de crédito no Brasil, entre elas instituições financeiras, bandeiras, credenciadoras, processadoras, administradoras de cartões de lojas e de rede, cartões de benefícios e empresas integrantes da cadeia de valor do setor. [www.abecs.org.br].

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