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09/06/2011 - 09:32

Phisalia diversifica para crescer


Detentora de três marcas próprias de sucesso, a empresa aposta no licenciamento para ampliar market share e atender aos apelos do público infantil.

O mercado de higiene e beleza tem crescido expressivamente no Brasil, inclusive na categoria infantil. Segundo dados recentes do Instituto de Pesquisa Euromonitor, as projeções apontam um incremento de 24% até 2013. No segmento infantil, a concorrência está cada dia mais acirrada. Novos produtos são lançados quase que diariamente, o que exige mais inovação por parte das empresas para atender a este público cada vez mais exigente.

Pequeninos em idade, grandes em representatividade. As crianças sabem, cada vez mais, o que querem e como fazer valer os seus desejos. Para a Phisalia Produtos de Beleza, uma empresa com 36 anos de atuação no setor de higiene pessoal e 100% focada no público infantil, ouvir e interpretar o que os pequenos consumidores querem já é um hábito. A empresa acompanha de perto as tendências e movimentos do mercado infantil, seja por meio de pesquisas disponíveis no mercado ou por meio de dinâmicas e iniciativas próprias, onde busca identificar os anseios e opiniões das mães e das próprias crianças quanto aos produtos destinados à higiene infantil.

O olhar permanentemente atento despertou o interesse da Phisalia em retomar uma estratégia que já foi adotada pela empresa em seus primeiros anos de vida, o das marcas licenciadas. “Tivemos essa experiência no passado e ela cumpriu seu papel naquela época. Nos últimos anos, nosso foco no desenvolvimento das marcas próprias, que ancoram os negócios da empresa em todas as três linhas dedicadas às crianças e que nos trouxe até aqui. Agora, o momento é outro e o mercado de licensing voltou a ser interessante”, explica Francis Canterucci, gerente de marketing da empresa.

Desejo de consumo- Para retomar esse caminho, a Phisalia Produtos de Beleza pesquisou profundamente as opções disponíveis. A escolha, além de interessante sobre o aspecto de negócios, reflete diretamente os valores da empresa. “A seleção de uma personagem leva em conta a mensagem e a influência que esta tem sobre o nosso público-alvo. A evolução dessa personagem no mercado, o crescimento previsto para ela no Brasil e sua força de marca têm muita importância e agrega valor às nossas marcas próprias, já existentes e que continuarão a existir no mercado. Mas como esse personagem se comunicará com nossas crianças”, acrescenta Francis.

O estudo dessas possibilidades resultou na escolha da Ni Hao Kai-Lan, personagem da Nickelodeon, que tem como target crianças de 3 a 6 anos, da Classe A. A bonequinha chinesa, amorosa e cheia de energia, vive muitas aventuras com seus amiguinhos e, ao lado de seu avô, compartilha com as crianças um pouco da cultura chinesa e ensina algumas palavras em mandarim. Brincando, as crianças aprendem. “Esses valores de amizade, família, importância do estudo são vetores que a Phisalia sempre teve, desde sua fundação e que orienta nossas ações em todos os sentidos. Essa identidade e a proximidade dela com as crianças de 3 a 6 anos, que também são nossa faixa etária alvo foram os principais motivadores para essa parceria”, explica Adriana Amiralian, gerente de trade marketing da Phisalia.

As expectativas são otimistas para as duas empresas – Phisalia e Nickelodeon. Enquanto a Phisalia tem um expressivo market share nesse segmento, com distribuição nacional e uma identidade muito forte de qualidade diferenciada junto a esse mercado, a Nickelodeon tem a personagem carismática, em ascensão no mercado nacional. Juntas poderão investir para aproveitar uma demanda crescente no país.

Phisalia Produtos de Beleza- A assinatura Cuida com Carinho reflete a conduta da Phisalia no mercado. Hoje é a única empresa no país dedicada 100% ao público infantil. Atualmente, a empresa conta com quatro marcas próprias: Trá Lá Lá Kids, Joanita, Trá Lá Lá Baby e Lukinha e uma linha licenciada Ni Hao, kai-lan. Juntas, reúnem uma ampla seleção de produtos para a higiene e cuidados de crianças e bebês. Considerando as quatro linhas da empresa – Joanita, Trá Lá Lá Kids, Lukinha e agora Trá Lá Lá Baby, a Phisalia Produtos de Beleza ocupa a 4ª posição no ranking nacional das indústrias na categoria shampoo infantil, com 8,6% de participação de mercado e 1º lugar na categoria pós-shampoo infantil com 14,6% do mercado. Posição conquistada graças a confiança que seus clientes e consumidores depositam na empresa e na qualidade de seus produtos.

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