Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/06/2011 - 09:43

O aumento do emprego nas empresas privadas brasileiras supera a média Global

Segundo o International Business Report 2011 (IBR) da Grant Thornton, o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking de otimismo sobre emprego de 2011 nas empresas privadas mundiais com um índice de +47%, só atrás da Índia (+64%), Turquia (+60%) e Vietnã (+57%), e bem acima da média global de +19%. A pesquisa engloba mais de 11 mil empresas em 39 países.

“A economia brasileira está aquecida, porém nesse momento é preciso ficar atento ao rumo da política monetária: cambial, controle da inflação e taxa de juros que começam a gerar incertezas no mercado. O otimismo para as expectativas de emprego nas empresas privadas brasileiras é elevado e tem conseqüências diretas nas variáveis macroeconômicas como inflação”, comenta Javier Martínez, responsável pelo IBR na America Latina da Grant Thornton.

O índice de emprego brasileiro de primeiro trimestre de 2011 foi de +32%, em comparação com o último trimestre de 2010 de (+55%), uma queda de 13 pontos porcentuais mais ainda bem acima da média global. “Os dados mais recentes falam de uma queda no otimismo em emprego, uma situação natural quando já há dados de desempenho dos primeiros meses do ano, como a retração da produção industrial na economia brasileira”, conclui Javier.

Em 2010, o índice de otimismo em emprego entre as companhias brasileiras foi de apenas +11%, bem menor que o índice em 2009 (+53%), porém acima da média global (-8%). A pesquisa IBR 2010 foi feita ao final do ano 2009, quando a recessão econômica mundial era ainda pronunciada. Países como Estados Unidos (-33%), Reino Unido (-30) mostraram pessimismo, mais nunca tão pronunciado como Irlanda (-58%) ou Espanha (-38%). Certamente os dados de 2011 são muito mais positivos mundialmente.

Regionalmente, a América Latina é a maior empregadora (42%), seguida dos países do BRIC (Brasil, Rússia, China e Índica) (39%) e Ásia (Ex Japão) com 38%. Na contramão, as regiões que apresentam o menor percentual de empresários contratando são a Zona do Euro (-2%) e o grupo dos países europeus Portugal, Itália, Grécia e Espanha (-21%).

IBR-O International Business Report da Grant Thornton (IBR) é uma pesquisa realizada há 19 anos que tem como objetivo fornecer informações sobre as opiniões e expectativas de mais de 11.000 empresas em 39 economias anualmente. São entrevistados CEOs, diretores, presidentes e outros executivos seniores, levando em conta os cargos mais relevantes para cada país.

Coleta de dados -A pesquisa é realizada principalmente por meio de entrevistas telefônicas com duração de aproximadamente 15 minutos, com exceção do Japão (por correio), das Filipinas e da Armênia (pessoalmente), China continental e Índia (combinação de entrevistas pessoalmente e por telefone), onde as diferenças culturais requerem uma abordagem própria. As entrevistas telefônicas permitem à Grant Thornton International realizar a quantidade exata recomendada de pesquisas e garantir que as pessoas mais apropriadas sejam entrevistadas dentro das organizações que cumprem com os critérios de perfil exigidos. A coleta de dados é administrada pelo sócio principal de pesquisa da Grant Thornton International - Experian Business Strategies. Os questionários são traduzidos para os idiomas locais, e cada país participante tem a opção de realizar perguntas específicas e adicioná-las ao questionário principal. O trabalho de campo para o 4º trimestre foi realizado entre novembro e dezembro de 2010.

Grant Thornton International Ltd -Todas e quaisquer referências à Grant Thornton International são à Grant Thornton International Ltd ou às suas firmas membro. A Grant Thornton International Ltd é uma das principais organizações mundiais de contabilidade e consultoria com propriedade e administração independentes. Suas firmas prestam serviços de auditoria, tributos e assessoria especializada a empresas privadas e entidades de interesse público. Os serviços são prestados de maneira independente pelas firmas membro e correspondentes da Grant Thornton International, uma entidade de cúpula internacional organizada como uma sociedade de responsabilidade limitada por garantia e constituída na Inglaterra e País de Gales. A Grant Thornton International não presta serviços em seu próprio nome ou de qualquer outra forma. A Grant Thornton International e as firmas membro não formam uma sociedade internacional.

A Grant Thornton Brasil é a firma-membro da Grant Thornton International no País e oferece serviços de auditoria, tributos, consultoria e outsourcing. Além de uma equipe de profissionais preparada com uma vasta expertise, a Grant Thornton Brasil trabalha com as mais modernas metodologias de trabalho, utilizando ferramentas desenvolvidas pela organização globalmente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira