Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/06/2011 - 10:02

Neoenergia e Instituto Ayrton Senna renovam parceria em programa de educação para crianças e jovens

Programa Educação pela Arte melhora o aproveitamento e reduz a evasão escolar.

O presidente da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Luiz Antonio Ciarlini, representando o Grupo Neoenergia, e a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, assinaram no dia 08 de junho(quarta-feira), no Recife (PE), a renovação da parceria do Grupo com a instituição iniciada há cinco anos. A cerimônia foi realizada, no Arcádia Paço Alfândega, marcando a continuidade do apoio do grupo ao Programa Educação pela Arte. Criado em 1999, o programa promove a melhoria do desempenho escolar de crianças e jovens de baixa renda, por meio de atividades artísticas.

Para o executivo da Celpe, este é um momento marcante. “É uma satisfação para nós, da Neoenergia e da Celpe, renovar a parceria com o Instituto Ayrton Senna. É um trabalho extremamente importante ligado à educação de crianças e jovens de menor poder aquisitivo que gera oportunidades e estímulo para a melhoria do desempenho escolar e a redução da taxa de abandono das salas de aula”, comentou Ciarlini.

Viviane Senna destacou a relevância do investimento de um grupo local nos programas realizados na região. “A maioria das empresas que apóiam o Instituto, aqui no Nordeste, são do Sudeste. Por isso, é muito importante a participação de empreendimentos que atuam na região como, por exemplo, a Neoenergia e a Celpe, mostrando que podemos fazer o programa dar certo por meio de uma oportunidade. A proposta não é transformar ninguém em artista, mas utilizar a arte para desenvolver o potencial das crianças. Parece pouco, mas faz total diferença na vida dessas famílias. E a Celpe faz isso.”

O Programa é desenvolvido com o patrocínio das três distribuidoras do Grupo Neoenergia – Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) – nos estados de concessão das empresas, em parceria com cinco Organizações Não Governamentais (ONGs): Associação Pracatum e Instituto Oyá, na Bahia; Associação Ária Social e Movimento Pró-Criança, em Pernambuco; e Casa da Ribeira Educação & Cultura, no Rio Grande do Norte.

O Programa Educação pela Arte é desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna desde 1999 e, a partir de 2006, passou a contar com o apoio das empresas do Grupo Neoenergia nos estados onde detém concessão de distribuição de energia elétrica. Ao todo, a parceria já beneficiou 16.954 crianças e jovens e capacitou 261 professores, registrando a cada ano melhora significativa no índice de aprovação escolar dos participantes. Na sua renovação, a parceria será ampliada também para o Rio de Janeiro, com a participação da comercializadora do Grupo, NC Energia, que contribuirá com o Programa apoiando a ONG carioca Spectaculu – Escola Fábrica de Espetáculos, que forma cidadãos e profissionais para atuar no mercado de espetáculos artísticos.

Em 2010, o Programa Educação pela Arte possibilitou a capacitação de 65 professores e o atendimento a 1.115 crianças e jovens, com idades de 7 a 18 anos. Entre os beneficiados do Programa, os índices de aprovação e evasão escolar, desde a série inicial até o ensino médio, foram melhores do que os índices médios dos alunos da rede estadual, segundo dados do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A proposta do Programa Educação pela Arte é oferecer itinerários formativos com base no ensino de arte, de modo que a atividade contribua efetivamente para o desenvolvimento do potencial e das competências de crianças e jovens e estimule nos alunos o gosto pelos estudos e o interesse em permanecer na escola. O objetivo é fazer com que eles aprendam com sucesso e façam escolhas bem fundamentadas na vida pessoal e profissional.

Além das atividades artísticas, os alunos se dedicam também a melhorar suas competências cognitivas. Os resultados positivos podem ser comprovados na própria adesão dos alunos às atividades. Em 2010, os educandos permaneceram, em média, cerca de 13 horas semanais nas ONGs, realizando atividades de arte como dança, teatro e música, ou desenvolvendo competências cognitivas como resolução de problemas, cálculo, leitura e escrita.

O impacto das atividades no desempenho escolar dos alunos foi significativo, fazendo com que suplantassem seus colegas da rede estadual. Na série inicial até a 4ª série, o índice de aprovação escolar dos alunos do Programa Educação pela Arte chegou a 95,4% para uma média estadual de 80,4%. Da 5ª à 8ª série, a aprovação dos educandos beneficiados pelo Instituto somou 90,3% para uma média estadual de 70,7%. No ensino médio, a diferença foi de 89,8% para 72,1%.

Os bons resultados também aparecem na permanência dos alunos nas escolas. Enquanto mais de 16% dos alunos da região Nordeste, que cursam o ensino médio, abandonaram suas escolas, nas organizações parceiras esse índice não chegou a 4%. Da série inicial à 4ª série, a diferença entre os índices de abandono escolar dos alunos das ONGs parceiras e dos alunos da região Nordeste foi, respectivamente, de 1,5% para 4%. Da 5ª à 8ª série, de 1,3% para 8,9% e no ensino médio, de 3,9% para 16,4%.

Na Bahia, o Projeto acontece em parceria com as ONGs Escola Pracatum e Instituto Oyá, em aliança com a Coelba, do grupo Neoenergia. Na Pracatum, que trabalha com 250 jovens, de 15 a 18 anos, a música é a mola mestra que impulsiona todo o processo de aprendizado. O Oyá trabalha com 60 jovens, de 6 a 18 anos, com oficinas de dança e de música que visam o desenvolvimento cultural e artístico como forma de expressão e comunicação.

Em Pernambuco, com apoio da Celpe, a Associação Ária Social, parceira do Educação pela Arte, trabalha com 450 crianças e jovens, de 6 a 18 anos, moradores de Jaboatão dos Guararapes e da periferia de Recife, com oficinas centradas na dança e na música. Outra ONG parceira no estado é o Movimento Pró-Criança, no Núcleo Educacional de Coelhos, onde 295 educandos da Região Metropolitana de Recife, de 6 a 18 anos, são formados em oficinas de artes plásticas, incluindo artesanato com cerâmica.

No Rio Grande do Norte, com apoio da Cosern, o Programa acontece em parceria com o Casa da Ribeira Educação & Cultura, que beneficia 60 jovens, de 15 a 18 anos, com atividades de artes cênicas, incluindo oficinas de figurino, interpretação, cenografia, corpo e voz, iluminação e montagem. [www.neoenergia.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira