Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/06/2011 - 10:32

SCGÁS diversifica atendimento com gás natural

Garantia de atendimento, preços competitivos e grande capilaridade da rede de distribuição no Estado garantem novos mercados para a distribuidora catarinense.

Quando iniciou sua atuação, em 1994, a SCGÁS, a exemplo das outras concessionárias estaduais de gás natural, focou suas ações basicamente no abastecimento do setor industrial. Este investimento inicial acabou sendo o responsável pela viabilização da infraestrura de distribuição que a empresa tem hoje e que está apta para o atendimento de novos segmentos de mercado em várias regiões do estado.

Na verdade, até mesmo no segmento industrial a Companhia vem mostrando sua capacidade de diversificação. Um exemplo desta afirmação vem do setor cerâmico catarinense, que respondia por quase 80% do consumo da empresa no ano 2000 e hoje está em 47%. São números que refletem não uma diminuição de consumo na indústria cerâmica, mas um cenário de aumento de demanda, com a incorporação de novos clientes em outros segmentos industriais, como o metal mecânico, por exemplo, que hoje aparece com 74 indústrias atendidas, constituindo-se no segmento com maior número de clientes atendidos.

Mercado urbano- Com metas importantes para o ano 2015 o mercado urbano também entrou na pauta de prioridades da SCGÁS, cujo objetivo é atender mais de 30 mil residências até lá. Para chegar a este volume de atendimento a SCGÁS foca as ações nos cinco maiores municípios catarinenses. Blumenau e Joinville são novos mercados que passarão a ser atendidos a partir de 2012. Em Florianópolis e São José a companhia espera as liberações das prefeituras para voltar a atuar. E em Criciúma a empresa sedimenta cada vez mais sua atuação firmando parcerias com as principais construtoras da cidade, responsáveis pela construção dos novos empreendimentos a gás natural, bem como com os condomínios verticais já habitados e que vêm optando pelo energético distribuído pela SCGÁS.

O GNV é outro segmento importante, que hoje significa 20% do volume de gás comercializado pela SCGÁS. São 130 postos e quase 90 mil veículos atendidos. No segmento automotivo a SCGÁS opera ainda com o modal GNC (Gás Natural Comprimido) que permite o atendimento a novas regiões do Estado, como Oeste, Meio Oeste e Serra, antecipando a chegada do gás natural. O segmento comercial também começa a aparecer com mais volume de consumo na carteira de clientes. Hoje a SCGÁS já atende 13 sub-segmentos comerciais, entre eles clubes, escolas, hotéis, restaurantes, supermercados, padarias e shopping centers. E com o estudo e investimento em projetos com biogás a SCGÁS poderá antecipar ainda o atendimento a alguns novos mercados, principalmente na região do Oeste catarinense.

Para o diretor técnico comercial da SCGÁS, Walter Fernando Piazza Júnior, a diversificação dos mercados de atuação é um desafio importante e positivo para a Companhia, já que o atendimento ao mercado do varejo “impõe um realinhamento das ações internas e o desenvolvimento de novas estratégias por parte da empresa”.

O diretor presidente da SCGÁS, Altamir Paes, vê como otimismo essa diversificação de atuação. “Nossa visão é em 2020 estar presente em todas as regiões do estado de Santa Catarina. Com o atendimento aos mercados industrial, comercial, residencial e automotivo o gás natural passa a fazer parte do dia a dia de praticamente toda a sociedade catarinense, o que aumenta nossa responsabilidade”, declara o diretor.

Paes acrescenta que em países da Europa é possível observar que as regiões que receberam o gás natural antecipadamente acabaram tendo maior desenvolvimento, e cita como exemplo o norte da Itália. “Por isso classificamos como prioridade na SCGÁS a democratização do gás em nosso Estado. Isto mostra que não é a toa que somos a segunda distribuidora nacional em número de municípios atendido”, registra.

Mas o potencial de crescimento da empresa ainda é muito grande, uma vez que sua área de concessão ultrapassa os 90 mil km², para uma população de mais de 6 milhões de habitantes (Censo 2010). A meta hoje é sair dos atuais 904 quilômetros de rede de distribuição para 1.280 quilômetros em 2015, passando a atender 72 municípios, ou seja, 25% das cidades catarinenses.

A SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina) é a empresa responsável pela distribuição do gás natural canalizado em Santa Catarina. Criada em 1994, a SCGÁS participa ativamente do desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, levando o gás natural a diversos segmentos da sociedade. A empresa é a segunda maior distribuidora em número de municípios atendidos (54), a terceira em rede de distribuição implantada (904 km) e em número de indústrias atendidas (194), além de contar com o terceiro maior mercado de GNV.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira