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09/06/2011 - 10:32

Umbria apresenta novos modelos de negócios e estratégias de suas três marcas na ABF Franchising Expo 2011

Spoleto expõe números de projeto inédito sustentável; Koni Store lança proposta de loja BOX, e Domino’s Pizza muda a estratégia para crescer no Brasil.

Formado pelas redes de alimentação Spoleto (culinária italiana), Domino’s Pizza e Koni Store (comida rápida japonesa), o Umbria é um grupo 100% brasileiro de gestão de food service. Gestor das lojas próprias, distribuidora, fábrica e franquias das três marcas, registrou crescimento de aproximadamente 20% em 2010, chegando ao faturamento de R$ 426 milhões. Hoje o Umbria conta com 360 restaurantes e o objetivo é em 2011 conquistar 56 novos pontos para as três marcas do grupo, chegando a aproximadamente 420 lojas.

O Umbria está presente na 20ª ABF Franchising Expo 2011 com suas três marcas, apresentando novos modelos de negócios e formatos de lojas, assim como estratégias de crescimento e expansão pelo país. Como fazem parte do DNA da holding a sustentabilidade e as questões socioambientais, o estande segue os padrões sustentáveis exigidos pela feira e é um dos fortes concorrentes na conquista do prêmio de melhor montagem. Além disso, o Umbria está entre os finalistas do Prêmio AFRAS com o projeto Doar é Legal! desenvolvido pelo Spoleto.

Maior empresa do Grupo Umbria, o Spoleto acredita e investe no crescimento da rede em diferentes segmentos pelo país. Em 2010, foi a vez do Spoleto 21 – projeto desenvolvido para ser sustentável nas áreas social, econômica e ambiental -, principal foco de expansão da rede. Durante a feira, a rede apresenta o resultado desse último lançamento, que é responsável pelo aumento de 7% na margem líquida dos 24 restaurantes que já operam com o formato em todo o país, inclusive a primeira flagship 21 no Rio Sul Shopping (Zona Sul do Rio de Janeiro).

O modelo sustentável foi elaborado para reduzir custos e otimizar os processos. A projeção é chegar a 80 unidades até o final de 2011 – 35 novas unidades e adaptação de 20 já abertas. Com base no resultado já apresentado, a economia anual chegará a: 607.680 kg de gás; 74.880 m3 de água; 7.200 litros de produtos de limpeza não lançados na natureza, e 640 funcionários com aumento salarial de 50%.

O Spoleto 21 é uma evolução “sustentável” do modelo de negócio Spoleto e a partir deste ano (2011) todos os restaurantes a serem inaugurados serão “21”. O projeto se propõe à redução de 30 a 40% de água, com novo sistema de lavagem dos utensílios; exclusão do consumo de gás, com implantação de fogão elétrico com tecnologia de indução; diminuição do quadro de funcionários por loja e remuneração salarial 50% maior; economia de 20% no custo das obras com lojas menores a partir de 35m2, e tratamento de lixo.

- O aumento da rentabilidade das lojas comprova que os pilares da sustentabilidade do Spoleto 21 são vencedores. Queremos crescer e transformar toda a rede no prazo de três anos. Os franqueados que já implantaram estão tão satisfeitos, que influenciam positivamente os demais franqueados da rede a fazer a conversão das lojas - declara a diretora da expansão do Grupo Umbria, Renata Rouchou.

Ao completar cinco anos de mercado como um case de sucesso, a mais nova marca da holding Umbria, o KONI STORE, investe em novo modelo de negócios para expandir. A principal rede de culinária japonesa rápida do Brasil lança o projeto BOX, desenvolvido especialmente para as praças de alimentação de shopping center.

A loja Box é menor do que as demais já implantadas e o atendimento segue o padrão ‘express’, no qual o cliente faz o pedido diretamente no caixa, acompanha o preparo do prato e utiliza o espaço em comum do shopping para comer. Com investimento inicial a partir de R$ 400 mil, a marca projeta finalizar o ano de 2011 com pelo menos cinco unidades no Rio de Janeiro, São Paulo e na região Nordeste.

- Ideal para expansão, o novo modelo reúne investimento menor com operação mais enxuta, podendo ser operado por menos pessoas. Desta maneira podemos ocupar pontos comercias com dimensões menores diminuindo assim várias despesas – explica o sócio-fundador do Koni Store Michel Jager.

Um modelo experimental do Box acaba de ser inaugurado no Via Parque Shopping, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a fim de testar bem o modelo a ser franqueado a partir de agora. O resultado vem surpreendendo. “Tivemos no primeiro mês o faturamento que aguardávamos para o final do período de maturação. Além disso, a simplicidade nesta nova operação ficou destacada”, conclui Jager.

Sob o comando do Umbria desde 2004 no Brasil, a Domino’s Pizza deu a largada para um novo projeto de expansão, onde destacam-se: política de preços reduzidos, abertura de unidades em áreas mais populares, cardápio regionalizado e nova identidade visual das lojas. A ordem é ‘democratizar’ a pizza e chegar a 2016 com 150 lojas pelo país.

- Teremos Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil e queremos chegar até lá super bem estruturados para atender essa grande demanda. Afinal, são dois eventos que combinam perfeitamente com pizza - avalia o novo diretor geral Henrique Pamplona, vindo da bandeira Spoleto.

O novo plano de expansão pretende levar franquias a áreas mais populares, atingindo as classes B e C, antes menos contempladas. Áreas como municípios do Grande Rio e da Grande São Paulo, novas capitais e algumas cidades do interior paulista estão na mira. Outra estratégia é vender áreas a novos franqueados, dando preferência a candidatos que queiram ter mais de uma loja. O projeto de expansão incluiu um trabalho de mapeamento sócio-demográfico com a delimitação das áreas de entrega de cada loja a ser inaugurada, preservando a região de cada futuro franqueado.

A redução de 30% em média nos preços das pizzas mais pedidas e outras campanhas agressivas de preços também já começaram. Em abril, o cardápio ganhou quatro novos sabores adaptados ao paladar dos brasileiros nas pizzas e sanduíches, também com preços promocionais.

Para coroar essa nova fase no Brasil, as lojas da Domino’s vão ganhar uma nova identidade visual, desenvolvida pela Packaging Brands. O projeto segue um conceito de modularidade, buscando referência em brinquedos de encaixe e suas cores primárias. Bem como a influência dos pequenos restaurantes americanos e seus clássicos.

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