Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2011 - 09:06

ProAquas reúne especialistas para discutir a sustentabilidade na aquicultura


A Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) sedia, no dia 21 de junho, o I Simpósio de Produção de Organismos Aquáticos e Desenvolvimento Sustentável – ProAquas. O evento tem como objetivo discutir o cultivo de organismos marinhos de importância alimentar, para que a produção seja menos agressiva ao meio ambiente e mais saudável para o consumidor.

O ProAquas, cujo público alvo são os profissionais da área, será coordenado pela professora da Faculdade de Veterinária da UFF, Dra. Eliana Mesquita, que também é pesquisadora de Sanidade de Animais Aquáticos. Na programação, serão abordados temas sobre a produção de moluscos, peixes, algas, camarões, rãs, entre outros, com enfoque na sustentabilidade. “A iniciativa pretende, além de divulgar a aquicultura no Brasil, repensar conceitos atualmente aplicados que, no entanto, muitas vezes colocam em risco a saúde humana e a biodiversidade” explica Dra. Eliana.

Ainda segundo a especialista, dentre os desafios que a atividade deve assumir está a mudança de postura do mercado produtor brasileiro, que deveria se preocupar tanto com os impactos dos resíduos oriundos da produção de crustáceos, rãs e algas, quanto com a qualidade do alimento. “É preciso dar atenção especial aos métodos de cultivo dos organismos marinhos. Os resultados são um alimento seguro para o consumidor”, comenta Dra. Eliana.

Dentre os palestrantes convidados estão especialistas de Universidades e entidades públicas do País, além de profissionais do Chile e Uruguai. “O exemplo do Chile abre o nosso simpósio. Os chilenos alinharam bem a demanda pela produção de moluscos com a preservação ambiental, tornando-se referência em sustentabilidade na América Latina”, conta a professora. O evento conta com o apoio da BioSafe, consultoria em segurança de alimentos, e com o patrocínio do CNPq, CAPES, PROPPi/UFF, CRMVRJ e FAPERJ.

As inscrições para o Simpósio podem ser feitas pela internet no site http://www.uff.br/mzo/proaquas/ ou no local no dia do evento. Sobre Aquicultura no Brasil – Segundo dados da Associação Nacional de Piscicultura em Águas Públicas (Anpap), de 2007 a 2009, a produção da aquicultura brasileira cresceu 44%, com registro do recorde de 415 mil toneladas, total equivalente a um terço da produção de pescado no país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira