Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2011 - 09:20

John Maynard Keynes


Editora Almedina lança o selo pela Actual.

Livro do economista Paul Davidson mostra que a análise econômica revolucionária de Keynes é a descrição mais exata da economia monetária empreendedora orientada para o mercado, e que o que passa por sabedoria econômica convencional não se aplica ao mundo em que vivemos hoje.

John Maynard Keynes é considerado por muitos analistas o maior economista do século XX. Seus ideais serviram de influência para a macroeconomia moderna. Ele defendeu uma política econômica de Estado intervencionista, através da qual os governos usariam medidas fiscais e monetárias para abrandar os efeitos adversos dos ciclos econômicos: recessão, depressão e booms.

Neste mais recente lançamento da editora Almedina – John Maynard Keynes –, o autor Paul Davidson, um dos principais economistas norte-americanos da escola de pensamento pós-keynesiana, mostra que a análise econômica revolucionária de Keynes é a descrição mais exata da economia monetária empreendedora orientada para o mercado, e que o que passa por sabedoria econômica convencional não se aplica ao mundo em que vivemos hoje.

Na obra, Davidson explora os textos influentes de Keynes, seu legado teórico e o impacto que seu pensamento teve na economia pós-guerra. Esclarece as controvérsias que permeiam o trabalho do economista e, de forma apaixonada, defende suas radicais inovações na teoria econômica.

John Maynard Keynes abre com o capítulo “Uma introdução a Keynes e à sua visão revolucionária”. Nele, o autor descreve resumidamente a evolução inicial de Keynes como economista ortodoxo e o modo como realidades econômicas da Primeira Guerra Mundial, e do seu rescaldo, convenceram Keynes de que a economia que ensinava e praticava eram imperfeitas. “A importância da moeda, dos contratos e dos mercados financeiros líquidos”; “Reformar o dinheiro do mundo”; “A grande crise financeira de 2008-2009”; “A diferença conceitual entre a teoria geral de Keynes e a teoria clássica – poupança e liquidez”; são alguns dos capítulos da obra. Em “Inflação”, por exemplo, o autor explica como a análise de Keynes conduz as recomendações de combate à inflação, que diferem drasticamente da fraude inocente perpetrada pelos banqueiros centrais que dizem ser capazes de combatê-la.

John Maynard Keynes faz parte da coleção “Grandes pensadores da economia”, que se destina a elucidar o pensamento dos grandes economistas, históricos e contemporâneos, analisando sua vida e obra e o contexto em que refletiram sobre a ciência econômica.

O autor: Paul Davidson é professor convidado da New School for Social Research, Bernard Schwartz Center for Economic Policy Analysis, nos Estados Unidos. É editor do Journal of Post Keynesian Economics e autor, coautor ou editor de 22 livros e mais de 200 artigos.

.[John Maynard Keynes | Autor: Paul Davidson | Editora: Almedina – Selo Actual | 341 Páginas | Preço: R$ 75,00].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira